Telefone:
Fax:

Inspeção técnica de veículos

 

Descrição

As inspeções técnicas efetuadas com a periodicidade determinada na lei (ver periodicidade) visam confirmar a manutenção das boas condições de funcionamento e de segurança dos veículos, de acordo com as suas características originais homologadas, ou as resultantes de transformação autorizada nos termos do artigo 115.º do Código da Estrada.

A correção das deficiências encontradas no veículo, permite evitar avarias mais graves e reduzir as probabilidades de falhas mecânicas eventualmente causadoras de acidentes.

Através da inspeção técnica do veículo está grandemente facilitada a manutenção e conservação do veículo, o que contribui decisivamente para a sua segurança ativa e passiva.

O principal interessado na inspeção do seu veículo é sem dúvida o condutor. É que ao levar o carro à inspeção, o condutor está a contribuir para a sua própria segurança e, para a segurança de todos aqueles que consigo viajam.

Mesmo após o seu veículo ter sido aprovado na inspeção técnica, deverá ter sempre o cuidado de verificar regularmente os principais componentes de segurança, e levar o seu automóvel a uma oficina especializada sempre que necessário.

 

Documentos a entregar

  • Quando da realização da inspeção periódica, deverá exibir os seguintes documentos
  • Livrete e Título de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula
  • Ficha da última inspeção
  • Certificado de seguro
  • Eventuais licenças a que o veículo esteja sujeito

 

Outros serviços relacionados