Audiência ao Presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos
Nota de Imprensa
12 de Abril 2021 Artur Lima diz não poder aceitar “falta de solidariedade” da República sobre apoios às famílias O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, disse hoje não poder aceitar a “falta de solidariedade” do Governo da República para com a Região no que diz respeito aos apoios aos pais que ficam em casa a cuidar dos filhos quando as escolas estão encerradas. “As escolas estão encerradas na ilha de São Miguel e quem vai suportar o custo da mãe ou do pai que fica em casa a tomar conta do seu filho é o Governo dos Açores. O Governo da República não quer pagar aos pais dos Açores”, sinalizou Artur Lima. O governante, que falava após se ter reunido em Angra do Heroísmo com o presidente do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, lembrou que a Segurança Social é uma instituição de âmbito nacional e, como tal, o Governo da República deveria apoiar também as famílias açorianas. “Hoje é o Governo dos Açores que suporta na totalidade o custo dos pais que ficam em casa a tomar conta dos filhos. O Governo da República não é solidário com as famílias açorianas”, acrescentou. De todo o modo, o Vice-Presidente sublinhou que as famílias da Região podem ficar “absolutamente descansadas” em situações semelhantes, porque o Executivo Açoriano, mesmo sem a “solidariedade nacional”, avançará com os apoios necessários.  “Se fechar uma escola em Trás-os-Montes ou no Algarve, naturalmente que o Governo da república irá pagar os 66% ao pai ou mãe que fica em casa. As escolas fecham nos Açores e o Governo da República não paga nada. Isso é uma discriminação negativa que não aceitamos”, declarou ainda. Após a reunião com o líder do CDS, Artur Lima advogou que o atual Governo dos Açores “imprimiu uma dinâmica social diferente na Região”.  “Queremos atuar na infância, na juventude e na terceira idade. Uma política social de apoio à natalidade, de apoio aos jovens para adquirirem habitação e o programa do idoso em casa. É a primeira vez que se implementa em Portugal um programa desse género. Orgulhamo-nos também de que até ao final da legislatura haja creches gratuitas para todos”, detalhou. Abordou-se também a posição geoestratégica dos Açores que é muito relevante para o panorama internacional de Portugal. A dimensão atlântica que Portugal tem devido à existência dos Açores.
camera detail audio detail
more
Artigo sem Imagem
Agenda
12 de Abril 2021 Agenda do Governo Regional dos Açores para 13 e 14 de abril TERÇA-FEIRA, DIA 13: Não estão agendados eventos públicos do Governo Regional dos Açores para este dia. Para a eventualidade de agendamentos de última hora, recomenda-se a consulta regular deste site, no qual serão de imediato introduzidos quaisquer agendamentos que possam ocorrer. QUARTA-FEIRA, DIA 14: 15H00 - O Presidente do Governo, José Manuel Bolieiro, preside à reunião do Conselho Permanente de Concertação Social. Local: SRJQPE, rua Dr. José Bruno Tavares Carreiro, em Ponta Delgada.
more
Artigo sem Imagem
Nota de Imprensa
12 de Abril 2021 Comunicado da Autoridade de Saúde Regional Tendo em conta a situação epidemiológica em São Miguel, a Autoridade de Saúde Regional determina, para os concelhos que se encontram em nível de Alto Risco - Nordeste e Vila Franca do Campo -, a partir das 00h00 de amanhã, dia 13 de abril, o encerramento de todos os estabelecimentos de restauração, bebidas e similares, sendo permitido apenas o funcionamento em serviço de entrega ao domicílio e take away até às 22h, com exceção do fornecimento de refeições a hóspedes de estabelecimentos hoteleiros ou similares por parte dos respetivos serviços de restauração.
more
Artigo sem Imagem
Nota de Imprensa
12 de Abril 2021 Governo dos Açores assinala Dias Europeus do Artesanato com atividades nas nove ilhas A Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), participa, de entre hoje e 16 de abril, sexta-feira, na 15.ª edição dos Dias Europeus do Artesanato, promovidos pelo Institut National des Métiers d'Art. Esta iniciativa tornou-se, em 2012, no primeiro evento internacional dedicado ao Artesanato. Todos os anos, no início da primavera, ateliers de artesanato por toda a Europa abrem as suas portas ao público e são realizadas demonstrações com a participação de artesãos, escolas de formação e museus. Com esta atividade pretende-se promover o Artesanato e as pessoas que trabalham para a preservação das técnicas tradicionais, e de forma a renovar o património etnográfico de cada país. Nesta edição, o CRAA irá associar o Raízes - Projeto Pedagógico do Artesanato dos Açores aos Dias Europeus do Artesanato, promovendo oficinas em escolas de todas as ilhas do arquipélago, trabalhando com artesãos locais de forma a divulgar e valorizar a sua arte e as suas técnicas junto das camadas mais jovens.  Também no âmbito dos Dias Europeus do Artesanato, serão lançados digitalmente alguns capítulos da próxima publicação do CRAA intitulada Rendas dos Açores – Álbum de Motivos têxteis, uma recolha, em jeito de coleção, com cerca de 300 exemplares de amostras de renda reunidos ao longo de 20 anos pela rendeira Maria de Jesus Machado Matos, e que dá voz ao trabalho de todas as rendeiras da ilha do Pico. A Loja Azores in a Box, em Ponta Delgada, irá expor alguns exemplares das rendas da coleção de Maria de Jesus e promover as rendas como produto artesanal em destaque no mês de abril.
more
Artigo sem Imagem
Nota de Imprensa
12 de Abril 2021 Comunicado da Autoridade de Saúde Regional Nas últimas 24 horas foram diagnosticados 27 novos casos de covid-19 nos Açores, sendo um na ilha Terceira e 26 em São Miguel, decorrentes de 972 análises realizadas em laboratórios de referência da Região. Na ilha Terceira, o caso positivo agora diagnosticado, é referente a um viajante, residente, com análise positiva ao 6.º dia. O caso diz respeito à freguesia de Santa Cruz, da Praia da Vitória. Em São Miguel todos os casos foram registados em contexto de transmissão comunitária, sendo três no concelho da Lagoa (um em Água de Pau e dois no Rosário), quatro no concelho da Ribeira Grande (três na Ribeirinha e um no Pico da Pedra), cinco no concelho do Nordeste (um na Algarvia e quatro em Santana) e 14 no concelho de Vila Franca do Campo (três em Ponta Garça, um na Ribeira Seca, sete em São Miguel e três em São Pedro). Um dos casos reportados, no dia de ontem, com história de ligação aérea com o exterior da Região, cujo teste de despiste ao SARS-CoV-2, realizado após o sexto dia, produziu resultado positivo, saiu da Região à revelia das autoridades. Estão agora internados 12 doentes, todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, sendo que cinco estão em Unidade de Cuidados Intensivos. Não há recuperações registadas nas últimas 24 horas. A Região regista presentemente 330 casos positivos ativos, sendo 328 em São Miguel (80 no concelho de Ponta Delgada, 146 em Vila Franca do Campo, 51 no concelho do Nordeste, 32 na Ribeira Grande, 15 no concelho da Lagoa, e quatro no concelho da Povoação) e dois na ilha Terceira, um em Angra do Heroísmo e um na Praia da Vitória. O número de vigilâncias ativas é presentemente de 1.177. Em São Miguel estão em nível de Médio Risco os concelhos da Lagoa, Povoação, Ponta Delgada e Ribeira Grande e em Alto Risco estão os concelhos de Nordeste e Vila Franca do Campo. Todos os concelhos das restantes ilhas do arquipélago apresentam níveis de Muito Baixo Risco. Mais informações podem ser obtidas online em: https://covid19.azores.gov.pt/ e na página de Facebook da Direção Regional da Saúde: https://www.facebook.com/DirecaoSaudeAcores . Desde o início da pandemia foram diagnosticados 4.498 casos positivos de covid-19 nos Açores, tendo recuperado da doença 4.028 pessoas. Faleceram 30, saíram do arquipélago 68 e 42 apresentaram prova de cura anterior. Foram extintas 199 cadeias de transmissão local. Até à data de hoje realizaram-se nos Açores 412.704 análises para despiste da covid-19.  Desde 31 de dezembro de 2020 e até 08 de abril, 56.725 pessoas com 15 ou mais anos foram vacinadas no arquipélago, 39.003 com a primeira dose e 17.722 com a segunda, no âmbito da 1.ª fase do Plano Regional de Vacinação. Mais informação em: https://vacinacao-covid19.azores.gov.pt.
attachment detail
more

HomeMapPortlet