Últimas Notas
Reunião com o Conselho de Administração da ANA Aeroportos.
Nota de Imprensa
11 de Maio 2021
Presidente do Governo valoriza “interesse comum” com a ANA no desenvolvimento dos Açores 
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, valorizou hoje o papel da ANA – Aeroportos de Portugal como parceira no desenvolvimento da Região, nomeadamente no que refere às infraestruturas geridas pela empresa. “A postura deste XIII Governo não é a disputa de protagonismo ou a exigência reivindicativa de investimentos e de escrutínio. É sobretudo a da formação, em parceria, de um interesse comum no desenvolvimento dos Açores”, que no caso da ANA diz respeito às quatro infraestruturas aeroportuárias por si geridas na Região, nas ilhas de São Miguel, Santa Maria, Faial e Flores. O Presidente do Governo, José Manuel Bolieiro, reuniu-se hoje, em Ponta Delgada, com o Presidente do Conselho de Administração da ANA, José Luis Arnaut, e o Presidente da Comissão Executiva da Empresa, Thierry Ligonniére. “Ficou aqui passado em revista o conjunto de investimentos e de planeamento plurianual que a ANA quer colocar ao serviço dos Açores e da responsabilidade que tem na concessão destas infraestruturas aeroportuárias”, declarou José Manuel Bolieiro, falando no final da reunião. O governante sublinhou que no atual momento, que se se procura “ultrapassar o medo” da pandemia para “ganhar a confiança” no seu controlo, é essencial esta “sinergia” com a ANA até pela promoção de fluxos turísticos para os Açores. No que refere ao Aeroporto da Horta, na ilha do Faial, José Manuel Bolieiro apelou à cooperação entre diferentes entidades, e também ao recurso a fundos comunitários, para serem procuradas melhorias na infraestrutura. “A soma dos contributos financeiros de cada um pode potenciar uma melhoria e um aperfeiçoamento do investimento na qualificação da infraestrutura que provavelmente se ficasse à responsabilidade de um, e todas as outras instituições de [costas] voltadas, não seria possível alcançar”, assinalou.
camera detail audio detail
more
Artigo sem Imagem
Nota de Imprensa
11 de Maio 2021
Concurso para terminar remodelação de Centro de Saúde das Lajes do Pico deve ser lançado em julho, adianta Clélio Meneses
O Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, anunciou hoje, nas Lajes do Pico, que a obra de remodelação do Centro de Saúde vai continuar, devendo o respetivo projeto estar concluído e lançado a concurso em julho deste ano. Clélio Meneses, que visitou o imóvel durante o dia de hoje, anunciou que estão em curso negociações com o empreiteiro para encerrar o processo relativo aos trabalhos já realizados na vigência do anterior governo, abrindo-se uma nova etapa que levará à conclusão da empreitada no prazo máximo de dois anos. Clélio Meneses expressou, no final da visita, em que esteve acompanhado pela administração da Unidade de Saúde de Ilha e pelo Presidente da Câmara das Lajes, o desejo de que o novo projeto seja motivador para os profissionais de saúde, e para o povo do concelho, que desde 2016 ouve falar da construção do Centro de Saúde, algo que nunca se concretizou, de facto. Questionado pelos jornalistas sobre a possibilidade da construção de um imóvel de raiz, o governante referiu que “a construção de um novo Centro de Saúde levaria quatro anos, comportaria elevados custos e não seria a decisão mais responsável”. “Responsável é avançar de imediato para a conclusão da remodelação deste espaço, sem prejuízo de avaliarmos a médio e longo prazo, a construção de um novo centro de saúde nas Lajes”, prosseguiu. Clélio Meneses referiu, por outro lado, que está a ser avaliada com a Unidade de Saúde de ilha do Pico, a questão do serviço de atendimento permanente nas Lajes e em São Roque. Por outro lado, o centro de Saúde de São Roque vai dispor de um novo equipamento de Raio-X, sendo que o contrato de aquisição foi assinado esta tarde entre o Secretário Regional da Saúde e Desporto e o Conselho de Administração da Unidade de Saúde de Ilha do Pico, durante uma visita àquele Centro de Saúde. O investimento total ascende a 158 mil euros e vai permitir dotar a Unidade de um equipamento que vai substituir outro em uso desde a construção do atual centro de Saúde de São Roque, há 25 anos. Para Clélio Meneses, este é um passo importante para a prestação de cuidados de saúde no Pico, e corresponde a uma reivindicação de longa data, que o atual Governo Regional dos Açores decidiu satisfazer, para melhorar a prestação de cuidados de saúde no concelho e na ilha. O Secretário Regional da Saúde visitou durante o dia de hoje os três centros de Saúde da ilha do Pico, acompanhado pelo Diretor Regional da Saúde, Berto Cabral, e reuniu-se com a nova administração da Unidade de Saúde de Ilha, presidida por Ana Jorge, com quem discutiu a estratégia da Saúde no Pico.
camera detail audio detail
more
Sessão de abertura do “I Curso de Segurança Marítima no Golfo da Guiné”
Nota de Imprensa
11 de Maio 2021
“A construção da defesa é um ato perene em todas as sociedades”, afirma Subsecretário Regional da Presidência
O Subsecretário Regional da Presidência participou hoje na sessão de abertura do “I Curso de Segurança Marítima no Golfo da Guiné”, promovido pelo Instituto de Defesa Nacional, em parceria com o Atlantic Centre, que será lançado no próximo dia 14 de maio no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia. “A situação geoestratégica dos Açores permite a Portugal e aos seus estados amigos assegurarem, a partir destas ilhas, um mundo mais seguro. A construção da defesa é um ato perene em todas as sociedades, facto que a globalização económica não veio desmentir”, destacou Pedro de Faria e Castro, falando na sessão de abertura do curso. “Aliar as políticas de defesa e a investigação científica à preservação do oceano é emergente. E os Açores, mais uma vez, são identificados como um local privilegiado para acolher os laboratórios necessários a essa ação”, declarou também o titular da pasta das relações externas do Governo dos Açores.    O evento, que decorre até a próxima sexta-feira na Base Aérea n.º 4, nas Lajes, conta com participantes de diversos países, tendo ainda ocorrido uma reunião entre o Subsecretário Regional da Presidência e o Brigadeiro-General Nuno Lemos Pires, também Coordenador Nacional do Atlantic Centre.  As futuras instalações do Atlantic Centre serão sediadas na Base Aérea, cujo evento de apresentação está previsto para esta sexta-feira, 14 de maio, numa iniciativa multinacional liderada por Portugal, que visa reforçar o desenvolvimento e a segurança de todos os Estados costeiros do Atlântico, nomeadamente através de ações de capacitação na área da defesa.
more
Artigo sem Imagem
Agenda
11 de Maio 2021
​​​​​​​Agenda do Governo Regional dos Açores para 12 e 13 de maio
QUARTA-FEIRA, DIA 12: 10H00 – O Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, reúne-se com a Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários das Lajes do Pico. Local: Estrada Regional nas Lajes do Pico. 10H30 - A Secretária Regional das Obras Públicas e Comunicações, Ana Carvalho, preside ao Auto de Consignação da Empreitada para a melhoria das condições de circulação pedonal na Estrada Regional nº 6-2ª. Local: Caminho do Meio, junto à Igreja, em São Carlos, em Angra do Heroísmo. 11H00 - O Secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Duarte Freitas, reúne-se com o Reitor da Universidade dos Açores, João Luís Gaspar. Local: Campus de Ponta Delgada da Universidade dos Açores. 11H30 – O Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, reúne-se com a Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de São Roque do Pico. Local: Rua Tibério Ávila Brasil, em São Roque do Pico. 15H00 – O Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, preside à cerimónia de entrega de Equipamento de Salvamento e Desencarceramento às Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do Pico. Local: Rua do Colégio, nº 54, na Madalena do Pico. 15H30 - A Secretária Regional das Obras Públicas e Comunicações, Ana Carvalho, preside ao Auto de Consignação da Empreitada de alargamento e melhoramento da drenagem na Estrada Regional nº 1-1ª. Local: Largo junto à Igreja, nas Quatro Ribeiras, Praia da Vitória. 16H00 – O Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, reúne-se com a Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Madalena do Pico. Local: Rua do Colégio, 54, na Madalena do Pico. QUINTA-FEIRA, DIA 13: ATIVIDADE DO PRESIDENTE DO GOVERNO: 15H45 – O Presidente do Governo, José Manuel Bolieiro, recebe em audiência a Direção da União das Misericórdias dos Açores. Local: Palácio dos Capitães Generais, em Angra do Heroísmo.   ATIVIDADE DO OUTRO MEMBRO DO GOVERNO: 11H00 - O Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, promove uma conferência de imprensa para atualização das medidas de combate à pandemia nos Açores. Local: Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo.
more
Oficina “À Descoberta do Smartphone” - cartaz
Nota de Imprensa
11 de Maio 2021
Governo dos Açores dinamiza oficina “À Descoberta do Smartphone”
A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, por via da Direção Regional da Cultura (DRC), através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça (BPARJJG), promove, entre 17 a 21 de maio, às 15h00, a realização da oficina “À Descoberta do Smartphone”, orientado por Bruno Rodrigues. A formação, que decorrerá no Auditório da BPARJJG, é dirigida ao público sénior e oferece cinco aulas com um programa variado que inclui desde questões técnicas simples a funcionalidades mais complexas dos telemóveis inteligentes. Cada aula terá uma duração de duas horas, sendo necessária a inscrição prévia, feita de forma presencial, ou através do seguinte email: bpar.horta.info@azores.gov.pt Bruno Rodrigues, residente na ilha do Faial, é licenciado em Informática – Redes e Multimédia pela Universidade dos Açores e formador certificado, tendo lecionado várias formações e workshops em informática na ótica do utilizador. Atualmente, desempenha funções na Biblioteca da Horta, sendo responsável pela rede informática deste serviço desde 2017. A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt.
more
Concerto musical “4teto Viagem” - cartaz
Nota de Imprensa
11 de Maio 2021
Governo dos Açores promove concerto musical 4teto Viagem
A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, por via da Direção Regional da Cultura (DRC), através do Museu Francisco de Lacerda (MFL), promove no dia 20 de maio, pelas 21h00, a realização do concerto musical 4teto Viagem, no âmbito da comemoração da Noite Europeia dos Museus, efeméride assinalada a 18 de maio. Sara Miguel (voz), Marcos Fernandez (guitarra), Roberto Rosa (trompete e fliscorne) e Rui Silva (percussões) atuarão no Auditório do MFL para levar o público numa viagem através da música que passará por vários estilos provenientes de paragens tão distintas como Cabo Verde, Estados Unidos, Brasil ou México, e igualmente pela música Açoriana. O concerto 4teto Viagem procura aproximar novos públicos e familiarizá-los com o espaço do novo Museu de São Jorge, localizado na Rua das Alcaçarias, sobre o Porto da Calheta, permitindo o acesso à produção cultural e contribuindo para fortalecer a sua função social, com especial enfoque junto das famílias mais desfavorecidas. Este é um evento gratuito, sujeito a marcação prévia até dia 17 de maio, através do seguinte contacto telefónico: 295 416 323. A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt
camera detail
more
Declarações
Nota de Imprensa
11 de Maio 2021
Artur Lima anuncia que saídas de utentes das ERPI e Lares Residenciais voltam a ser permitidas 
De acordo com circulares informativas da Direção Regional de Saúde, que implementam novas medidas orientadoras da atuação nas Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) e nos Lares Residenciais, deixa de ser necessária, a partir de hoje, a realização de isolamento profilático de 14 dias, quando os utentes se ausentarem por razões médicas e regressarem ao lar, ou nos casos de novas admissões nestas respostas sociais, nos casos de pessoas que já se encontram vacinadas contra a covid-19.  Segundo Artur Lima, Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, “estas alterações decorrem de um trabalho próximo da Vice-Presidência do Governo com a Secretaria Regional da Saúde e com a Autoridade de Saúde Regional, através da Comissão Especial de Acompanhamento de Luta Contra a Pandemia por covid-19”.  “Através de uma cuidada avaliação da situação epidemiológica na Região Autónoma dos Açores, decidiu-se dispensar os utentes de ERPI e de Lares Residenciais da medida de isolamento até agora vigente, possibilitando ainda a realização de atividades lúdicas e recreativas e de passeios”, referiu, em conferência de imprensa tida hoje em Angra do Heroísmo. Para o governante, estas alterações “permitem que os utentes possam retomar, progressivamente, as suas rotinas, sem descuidar a vertente de estimulação cognitiva e motora e o contacto com a sua comunidade, questões determinantes para o seu bem-estar e saúde”.  Nestas alterações são ainda abrangidas outras valências, como a resposta residencial (crianças e jovens em perigo, sem abrigo e vítimas de violência doméstica) que veem agora também melhor ajustadas as orientações de atuação em contexto de situação pandémica.  As novas orientações mantêm a indicação para a realização de teste de despiste da infeção para novas admissões em ERPI e Lar Residencial, bem como de controlo de sinais e sintomas da doença, designadamente, distanciamento físico, uso de máscara, cumprimento de etiqueta respiratória, correta e frequente higienização das mãos e equipamentos, e outras aplicáveis às respetivas áreas de atividade e que vão sendo disponibilizadas no sítio https://destinoseguro.azores.gov.pt/.  “Respondendo também às necessidades das pessoas com deficiência e às pessoas idosas dependentes, bem como, às necessidades das suas famílias e cuidadores a quem importa apoiar, em especial, a retoma da sua vida profissional, amanhã, em reunião de Conselho de Governo, serão avaliadas e decididas as condições de retoma do funcionamento dos Centros de Atividades Ocupacionais e dos Centros de Dia, e respostas similares, de acordo com a classificação do nível de risco do concelho onde se situem”, afirmou ainda.  Para o estabelecimento destas medidas, lembrou Artur Lima, foram ouvidos os representantes das entidades que desenvolvem estas respostas na Região, nomeadamente o Presidente da União Regional das Misericórdias dos Açores (URMA), Bento Barcelos, e o Presidente da União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social (URIPSSA), João Canedo. No final da conferência de imprensa, o Vice-Presidente apelou ao “envolvimento das pessoas” para que estas medidas sejam implementadas.  “Isto não se consegue sem o esforço coletivo e sem a colaboração de cada um (…). Peço encarecidamente a todos os Açorianos, a vossa colaboração genuína e determinada porque só assim é que é possível manter a saúde de todos e devolver a vida em comunidade a quem tem estado, até agora, por força da pandemia, privado dela. É uma ajuda que peço em nome do Governo dos Açores”, concluiu.  
audio detail
more
Artigo sem Imagem
Nota de Imprensa
11 de Maio 2021
Comunicado da Autoridade de Saúde Regional
Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 33 novos casos positivos de covid-19, sendo 32 em São Miguel e um na Terceira, resultantes de 1.697 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região. No concelho da Ribeira Grande, foram registados 29 novos casos (27 em Rabo de Peixe, um na Ribeirinha e um em Santa Bárbara), dois foram diagnosticados no concelho de Ponta Delgada (Santo António e São José) e no concelho da Lagoa há um novo caso (Nossa Senhora do Rosário). Todos os casos foram diagnosticados em contexto de transmissão comunitária. Na Terceira há um novo caso no concelho da Praia da Vitória (Santa Cruz), referente a um viajante não residente com teste positivo ao 12.º dia. No mesmo período registaram-se 16 recuperações nos Açores, todas em São Miguel, sendo sete no concelho da Ribeira Grande (três na Maia, dois em Rabo de Peixe, um em Santa Bárbara e um nas Calhetas); cinco no concelho de Ponta Delgada (dois no Livramento, dois nos Fenais da Luz e um em São Pedro); três no concelho de Lagoa (todos na Ribeira Chã) e um no concelho de Vila Franca do Campo (Ribeira das Tainhas). No decurso da investigação epidemiológica, foi verificado que um caso positivo, inicialmente alocado ao concelho de Ponta Delgada, freguesia de Santa Bárbara se encontra a residir no mesmo concelho, mas na freguesia de São José. Estão internados 12 doentes, todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em São Miguel, com um em cuidados intensivos. Estão presentemente 774 pessoas em vigilância ativa. À data de hoje, a Região conta com 214 casos positivos ativos, sendo 199 em São Miguel, 9 nas Flores, 4 na Terceira e 2 em Santa Maria. Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 5.085 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 4.720 pessoas. Faleceram 31, saíram do arquipélago 79 e 43 apresentaram prova de cura anterior. Há uma cadeia ativa, nas Flores e foram já extintas 201 cadeias. Desde 31 de dezembro de 2020 e até 6 de maio, foram administradas nos Açores 87.077 doses de vacina contra a covid-19, correspondentes a 59.347 pessoas com 15 ou mais anos, com a primeira dose e 27.730 pessoas com ambas as doses, no âmbito do Plano Regional de Vacinação.
attachment detail
more