Últimas Notas
Ópera “Boas Festas, Senhor Natal!” - Cartaz
Nota de Imprensa
30 de Novembro 2021
Ópera “Boas Festas, Senhor Natal!” a 17 e 18 de dezembro no Teatro Angrense
A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura (DRC), promove, no âmbito da Temporada Cultural 2021, em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, nos dias 17 e 18 de dezembro, pelas 21h30 e pelas 14h30, respetivamente, no Teatro Angrense, a realização da ópera “Boas Festas, Senhor Natal!”. A produção conta com música original de Antero Ávila e libreto inédito de Álamo Oliveira, e pretende ser um apelo à responsabilização individual e coletiva na construção de um mundo de justiça, paz e felicidade para todos, abordando a problemática dos refugiados. Integram o elenco da ópera Helena Castro Ferreira (soprano), Glória Pimentel (soprano), Maria Ávila (mezzo soprano), Liliana Silva (contralto), Marios Maniatopoulos (tenor), Mário Silva (tenor), Afonso Silveira (tenor), Hélder Ferreira (tenor), José Corvelo (barítono), Fábio Silveira (barítono), Miguel Maduro Dias (baixo-barítono), Luís Carlos Pacheco (baixo), Paulo Barcelos (baixo), Ricardo Henriques (baixo) e Frederico Madeira (no papel de “Senhor Natal”). A direção do coro infantil estará a cargo de Cristina Pureza, o coro Tibério Franco será dirigido por Ricardo Henriques e o Coro Tomás de Borba da AMIT por Alla Lanova. A ópera contará com atores do Grupo de Teatro Alpendre, sob a direção de Markus Trovão e com orquestra sob direção de Antero Ávila, fazendo parte desta Mikhayl Roussal (flauta), Tiago Marques (oboé), Taras Poustovgar (clarinete), Edgar Marques (trompa), Paulo Borges (trompete), Miguel Moutinho (trombone), Bruno Oliveira (tímpanos), nos primeiros violinos:  Elena Kharambura (concertino), Rebeca Roxo, Sofia Francisco e Veronika Taraban; nos segundos violinos: Jacinto Neves, Daniela Dahmen Quintas e Francisco Festa; nas violas: Ostap Kharambura e José João Silva; nos violoncelos: Orest Gritsiouk e Denis Poustovgar; e Paulo Cunha (contrabaixo). A aquisição de ingressos é disponibilizada a partir de 6 de dezembro na bilheteira no Edifício dos Paços do Concelho, de segunda a sexta-feira, entre as 8h30 e as 16h00; no Centro Cultural e Congressos de Angra do Heroísmo, de quinta a segunda-feira, 1h30 antes de cada evento; no Teatro Angrense 1h30 antes da ópera; ou em ticketline.sapo.pt, sendo estes espetáculos com lotação Limitada e com uso obrigatório de máscara. A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt.
more
Artigo sem Imagem
Nota de Imprensa
30 de Novembro 2021
Governo dos Açores lança campanha de Natal para Cartão Interjovem com viagens a 21 euros 
O Governo dos Açores acaba de lançar uma campanha especial de época natalícia destinada aos jovens Açorianos detentores do Cartão Interjovem, que contemplará um desconto adicional nas viagens interilhas, a decorrer durante o mês de dezembro, permitindo aos jovens viajar pelo valor máximo de 21 euros, nas deslocações de ida e volta.  A iniciativa da Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, através da Direção Regional da Juventude, pretende ir ao encontro de um expectável aumento da mobilidade dos jovens que regressam a casa no período de interrupção letiva.  Nesse contexto, esta campanha especial irá possibilitar a redução, ainda mais, dos custos com a deslocação dos jovens para a sua ilha de origem, contribuindo para uma poupança significativa, muito importante para os jovens estudantes deslocados, atendendo às despesas inerentes ao percurso académico.  Para o Governo dos Açores, o Cartão Interjovem representa mais um instrumento de mobilidade, que vai permitir a permuta entre Açorianos e constituir um incentivo para que os jovens da Região possam vivenciar experiências culturais natalícias de outras ilhas, contribuindo ainda para uma identidade Açoriana global, abrangente e, consequentemente, para a coesão regional.   Com um preço máximo de 21 euros, os detentores do cartão Interjovem poderão viajar em igualdade de circunstâncias como qualquer outro passageiro residente nos Açores, no âmbito da Tarifa Açores. 
more
Artigo sem Imagem
Nota de Imprensa
30 de Novembro 2021
Comunicado da Autoridade de Saúde Regional
Últimas 24 horas:    Diagnosticados 38 novos casos positivos de covid-19, sendo 23 em São Miguel, 11 no Faial, dois na Terceira, um na Graciosa e um no Corvo, resultantes de 882 testes realizados.    Em São Miguel foram registados 10 casos no concelho da Lagoa, oito no concelho de Ponta Delgada e cinco no concelho da Ribeira Grande. No Faial há registo de 11 novos casos correspondente ao concelho da Horta. Na Terceira ambos os casos foram registados no concelho de Angra do Heroísmo. Há também um novo caso no concelho de Santa Cruz da Graciosa e outro novo caso no Corvo. Internamentos:  À data de hoje estão dois doentes internados, ambos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, nenhum em Unidade de Cuidados Intensivos.   Recuperações:    Nas últimas 24 horas foram registadas 41 recuperações.  Situação atual:   O arquipélago regista presentemente 239 casos positivos ativos, sendo 172 em São Miguel, 29 na Terceira, 16 em São Jorge, 14 no Faial, sete na Graciosa, e um no Corvo. Desde 31 de dezembro de 2020 e até 11 de novembro, foram vacinadas nos Açores 175.414 pessoas com a primeira dose (74.1 por cento) e 196.258 com a vacinação completa (82,9 por cento), no âmbito do Plano Regional de Vacinação. Até esta data 12.734 utentes receberam o reforço da vacina (3ª dose). 
attachment detail
more
Dia Nacional da Cultura Científica foi assinalado nos Centros de Ciência dos Açores
Nota de Imprensa
30 de Novembro 2021
Dia Nacional da Cultura Científica foi assinalado nos Centros de Ciência dos Açores
A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital assinalou a 24 de novembro o Dia Nacional da Cultura Científica, tendo o Diretor Regional da Ciência e Transição Digital, Sérgio Ávila, acompanhado um grupo de jovens numa atividade de divulgação científica no Expolab, um dos seis centros da Rede de Centros de Ciência dos Açores. A atividade “Joaninhas dos Açores”, monitorizada pelo investigador Renato Calado, é uma de várias com que os Centros de Ciência assinalaram o Dia Nacional da Cultura Científica, celebrado em Portugal desde 1996. A atividade envolveu crianças e jovens numa saída de campo nos jardins do Expolab para identificação e recolha de joaninhas, seguida de atividades laboratoriais. Os Centros de Ciência tiveram uma mão cheia de boas propostas para celebrar a Ciência no âmbito do Dia Nacional da Cultura Científica. Durante a visita ao Expolab, Sérgio Ávila destacou a dedicação das equipas que trabalham nestes Centros, “patente no empenho com que envolvem a sociedade, mas sobretudo os mais jovens, em atividades que despertam novas gerações para a Ciência”. O Diretor Regional da Ciência e Transição Digital fez votos de que “saiam novos investigadores Açorianos de entre as fileiras de jovens” que no Dia Nacional da Cultura Científica visitaram os centros e beneficiaram do “entusiasmo e bom trabalho dos monitores e investigadores”.
more
‘Workshops’ de flamenco e sevilhanas - Cartaz
Nota de Imprensa
30 de Novembro 2021
Museu de Angra promove na quarta-feira ‘workshops’ de flamenco e sevilhanas
A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, por via da Direção Regional da Cultura (DRC), através do Museu de Angra do Heroísmo (MAH), promove, esta quarta-feira, dia 1 de dezembro, a realização de ‘workshops’ de flamenco e sevilhanas, no Serviço Educativo da instituição. A iniciativa integra o programa de dinamização da exposição que presentemente ocupa a Sala do Capítulo, intitulada “Moda Feminina no Século XX – Fora da Caixa”, evocando a influência que os trajes regionais andaluzes mantêm recorrentemente na moda feminina. As formações terão como monitor o bailarino João Lara, professor e coreógrafo de flamenco, graduado pelo Conservatório Profissional de Dança António Ruiz Soler de Sevilha, diplomado em baile flamenco, pela Universidade Loyola, encontrando-se, atualmente a frequentar o Mestrado de ensino em dança na Escola Superior de Dança de Lisboa. O primeiro ‘workshop’, dedicado ao flamenco, vai decorrer entre as 9h00 e as 12h30; o segundo, uma aula de sevilhanas, realiza-se à tarde, das 13h15 às 16h45, numa organização da Health 2 Go, com um custo de 22,50 euros por sessão ou de 40 euros por ambas as sessões, pagos à empresa. As inscrições podem ser feitas através do endereço eletrónico: museu.angra.agenda@azores.gov.pt ou do número de telefone 295240800, sendo assegurado serviço de almoço, mediante reserva, aquando da inscrição com um custo de 10,50 euros. A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt.
more
Reunião com o Conselho de Ilha de Santa Maria
Nota de Imprensa
30 de Novembro 2021
Criação de verdadeiro mercado regional vai potenciar “produção de cada ilha”, diz José Manuel Bolieiro
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, declarou, na segunda-feira à noite, que a criação de um verdadeiro mercado regional, um objetivo do XIII Executivo, vai potenciar a “produção de cada ilha”. “Temos assistido nos últimos anos a uma irregularidade de transporte que penaliza muito os produtores de Santa Maria e não só, quanto à estabilização das necessidades de transporte de mercadoria, com especial incidência para o gado vivo e bens perecíveis e frescos, com necessidade rápida de colocação dos produtos nos mercados de consumo. Estamos a trabalhar nisso com muito empenho”, sublinhou o governante. “Estamos a trabalhar no sentido de garantir a oferta de serviços que permitam a regularidade desse transporte”, acrescentou José Manuel Bolieiro, falando no final da reunião com o Conselho de Ilha de Santa Maria, a propósito da visita estatutária do Governo Regional. Para o Presidente do Governo, uma solução por via aérea, nomeadamente com um avião cargueiro, deve também ser estudada, se tal se verificar ser uma forma “competitiva e rentável” de escoar mercadorias. “Não se pode fazer tudo num só dia. Os problemas são muitos, os que estamos a resolver fruto do resgate do passado. Mas estamos a tentar abrir novos horizontes com capacitação, estratégia política, e um modelo de governação compatível com a valorização e o desenvolvimento harmónico”, prosseguiu. José Manuel Bolieiro deixou na reunião de segunda-feira uma “palavra de apreço, congratulação, satisfação e orgulho” aos marienses, destacando a postura dos locais no combate à covid-19, sendo Santa Maria, lembrou, a segunda ilha Açoriana com maior taxa de vacinados. A Tarifa Açores, uma nova “realidade pujante” implementada pelo XIII Governo Regional, foi também lembrada pelo governante, havendo dados que comprovam que “o potencial de Santa Maria beneficiou” da implementação da medida, nomeadamente em termos turísticos. A reunião com o Conselho de Ilha de Santa Maria marcou o arranque da visita estatutária à ilha do grupo oriental, prosseguindo os trabalhos até quarta-feira. Hoje, para além de diversas reuniões e visitas, decorrerá o Fórum Autonómico, com o consultor Miguel Rebelo de Sousa como orador convidado.
camera detail audio detail
more
Governo Regional dos Açores apoia instituições e projetos na área das comunidades
Nota de Imprensa
30 de Novembro 2021
Governo Regional dos Açores apoia instituições e projetos na área das comunidades
A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, acaba de atribuir um novo conjunto de apoios financeiros, no montante global de 66 mil euros, para comparticipar a atividade desenvolvida por 16 instituições representativas da diáspora Açoriana. Os novos apoios atribuídos por portarias do Vice-Presidente do Governo, Artur Lima, inserem-se no âmbito dos protocolos estabelecidos com diferentes instituições sedeadas nos Estados Unidos da América, Canadá, Brasil, Bermuda, Uruguai e Portugal. Entre as entidades apoiadas encontram-se as Casas dos Açores de Lisboa, Bermuda, Hilmar (Califórnia), Ontário, Maranhão e Rio Grande do Sul, bem como as organizações sociais Catholic Social Services, MAPS – Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers, Ser-Jobs For Progress e Immigrants Assistance Center e Centro Comunitário Amigos da Terceira (EUA), Centro Comunitário Working Women, Missão Santa Cruz e Centro de Ação Sócio Comunitária de Montreal (Canadá). No caso das Casas dos Açores, os apoios concedidos destinam-se à dinamização de atividades que potenciem e divulguem a Região e a sua cultura junto das comunidades de emigrantes e descendentes Açorianos. Já no que diz respeito às organizações sociais, os apoios pretendem comparticipar a execução de programas que promovam a inserção social e a qualidade de vida das comunidades Açorianas em diferentes províncias e estados da América do Norte. Ainda no âmbito dos protocolos, foram também apoiados a Associação de Imigrantes Brasileiros nos Açores (ASIBA), com vista ao desenvolvimento de atividades socioculturais que promovam a valorização pessoal e a integração dos imigrantes brasileiros, e o projeto “Bellis Azorica”, do Centro de Estudos e Cultura Portugueses, da Universidade de Massachusetts – Dartmouth, que prevê a publicação de uma coleção de livros de autores Açorianos, traduzidos para a língua inglesa e editados nos EUA e nos Açores. Em geral, a Vice-Presidência do Governo dos Açores já concedeu este ano mais de 216 mil euros em apoios às Casas dos Açores, a instituições sociais sediadas na diáspora Açoriana e a projetos que abordam e desenvolvem as temáticas da área das comunidades.
more
Artigo sem Imagem
Nota de Imprensa
30 de Novembro 2021
Secretaria Regional das Obras Públicas e Comunicações promove formação sobre Métodos de Análise Química
No âmbito do Plano de Divulgação do Conhecimento Científico e Tecnológico (PDCCT) definido para 2021, a Secretaria Regional das Obras Públicas e Comunicações, através do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) promove, nos próximos dias 2 e 3 de dezembro, quinta-feira e sexta-feira, o curso de formação “Controlo da Qualidade Interno e Externo em Métodos de Análise Química”. Este curso visa dotar os participantes com as ferramentas necessárias para compreender a relevância do Controlo Químico e a sua importância em termos de saúde ambiental, bem como de instrumentos de trabalho necessários para a realização e interpretação dos dados de Controlo da Qualidade Interno e Externo, segundo os referenciais da ISO aplicáveis. Esta ação de formação pretende atualizar os conhecimentos relativos ao tema “Controlo da Qualidade Interno e Externo em Métodos de Análise Química”, bem como agilizar a interpretação dos dados provenientes da Validação das metodologias Analíticas vs Controlo de Qualidade Interno e Externo da Qualidade, bem como outras matérias que estejam diretamente ligadas com o desenvolvimento de técnicas laboratoriais. Esta ação terá a duração total de 14 horas, lecionada por Maria Cristina Antão, e as inscrições da mesma deverão ser validadas através do preenchimento da ficha de inscrição ‘online’ (em http://www.azores.gov.pt/gra/srtt-lrec/).
more