Últimas Notas
Artigo sem Imagem
Agenda
20 de Outubro 2020
Agenda do Governo Regional dos Açores para 21 e 22 de outubro
QUARTA E QUINTA-FEIRA, DIAS 21 e 22: Não estão agendados eventos públicos do Governo Regional dos Açores para estes dias. Para a eventualidade de agendamentos de última hora, recomenda-se a consulta regular deste site, no qual serão de imediato introduzidos quaisquer agendamentos que possam ocorrer.
more
Artigo sem Imagem
Nota de Imprensa
20 de Outubro 2020
Carne Ramo Grande dos Açores reconhecida como Denominação de Origem (DO) a nível nacional
A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas informa que foi conferido à Carne Ramo Grande produzida nos Açores o reconhecimento nacional de produto com Denominação de Origem (DO), enquanto a Comissão Europeia analisa o pedido de registo como Denominação de Origem Protegida (DOP). De acordo com a legislação em vigor, a partir do momento em que é submetido à Comissão Europeia um pedido de registo de um determinado produto num dos regimes de qualidade existentes, como o DOP ou a IGP, esse produto fica, desde logo, protegido em termos nacionais como DO ou IG. Esta certificação insere-se na estratégia regional de valorização e aumento de notoriedade das produções agrícolas dos Açores, visando gerar mais e melhores oportunidades de negócio para o setor da carne na Região, para a sua valorização, para o crescimento da economia local e para aumentar o rendimento dos produtores. A Denominação de Origem Protegida (DOP) está associada à política de qualidade alimentar da União Europeia e visa proteger os nomes dos produtos, de modo a salvaguardar as suas caraterísticas únicas, vinculadas à sua origem geográfica, permitindo aos consumidores aumentar a confiança nos produtos. O pedido de registo da 'Carne Ramo Grande DOP' foi apresentado este ano pela Associação de Criadores de Bovinos da Raça Ramo Grande, na sua qualidade de Agrupamento Gestor, ao Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas. Atualmente estão inscritos no Livro de Adultos da raça Ramo Grande 1.407 bovinos, distribuídos pelas ilhas Terceira, São Jorge, Faial, Pico, São Miguel e Graciosa, existindo, no total, 261 criadores desta raça nos Açores.
more
Artigo sem Imagem
Nota de Imprensa
20 de Outubro 2020
Comunicado da Autoridade de Saúde Regional
A Autoridade de Saúde Regional informa que, decorrentes das 956 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região nas últimas 24 horas, foi diagnosticado um caso positivo de COVID-19 na ilha de São Miguel e registadas duas recuperações, das quais uma na ilha de São Miguel e outra na ilha do Faial. O caso diagnosticado corresponde a um indivíduo do sexo masculino de 28 anos de idade, não residente na Região, proveniente de ligação aérea com território continental português, que realizou teste de despiste ao SARS-CoV-2 à chegada com resultado negativo e teste após o sexto dia com resultado positivo. Foi registada na ilha de São Miguel a recuperação de um indivíduo do sexo feminino, de 25 anos, que apresentou documentação comprovativa de ter sido diagnosticado e dado como recuperado em território continental português. Na ilha do Faial, verifica-se a recuperação de um indivíduo do sexo masculino, de 20 anos, elevando para 225 o número de casos recuperados na Região. Mais se informa que se mantém em curso a investigação epidemiológica e a testagem de contactos próximos de um caso positivo reportado no domingo, na ilha de São Miguel, sendo que todas as análises realizadas nas últimas 24 horas produziram resultado negativo. Assim, até ao momento, foram detetados na Região 355 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, verificando-se atualmente 65 casos positivos ativos, dos quais 42 na ilha de São Miguel, 11 na ilha Terceira, um na ilha Graciosa, quatro na ilha do Pico, quatro na ilha do Faial, dois na ilha de Santa Maria e um na ilha das Flores. As medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social. A Autoridade de Saúde Regional reitera a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores - 808 24 60 24. Para mais informação, deve ser consultado o site criado pelo Governo dos Açores sobre o controlo da pandemia na Região, em https://destinoseguro.azores.gov.pt/, ou a página de Facebook da Direção Regional da Saúde, em https://www.facebook.com/DirecaoSaudeAcores/. O Governo dos Açores disponibiliza ainda a Linha Açores de Esclarecimento Não Médico COVID-19, com o número 800 29 29 29, que pode ser utilizada entre as 08h30 e as 18h30, nos dias úteis, e a Linha RIAC 800 500 501, que funciona de segunda-feira a sábado, das 09h00 às 22h30, e aos domingos, das 10h00 às 22h30. Está disponível também o endereço de correio eletrónico esclarecimentocovid19@azores.gov.pt para esclarecimentos sobre as medidas adotadas na Região para fazer face à pandemia do novo coronavírus.
attachment detail
more
Oficina “Grandes acontecimentos do século XX e XXI” - Cartaz
Nota de Imprensa
20 de Outubro 2020
Museu da Horta dinamiza oficinas destinadas aos alunos do Faial
A Direção Regional da Cultura, através do Museu da Horta, está a promover até 30 de novembro, mediante inscrição prévia, a realização de diversas oficinas destinadas aos alunos do ensino básico, secundário e profissional da ilha do Faial. Destinada a turmas do 1.º e do 2.º ciclo, a oficina “As moedas também contam histórias” tem por base a coleção de moedas de José Benarús, existente na Casa Manuel de Arriaga, e procura explorar a história do dinheiro e aquilo que as moedas encerram. No final desta atividade cada aluno terá a oportunidade de criar a sua moeda. Na oficina “Grandes acontecimentos do século XX e XXI”, destinada a turmas do 2.º e do 3.º ciclo, os alunos, com auxílio dos recursos multimédia da Casa Manuel de Arriaga relacionados com a história nacional e internacional, terão a oportunidade de debater os grandes acontecimentos de um passado próximo que moldaram o mundo que hoje conhecemos. Por sua vez, na oficina “Pensar o Futuro”, destinada a turmas do 3.º ciclo, secundário e profissional, os participantes, tendo por base o painel sobre o Futuro da Democracia, patente na sala de exposição permanente da Casa Manuel de Arriaga, são desafiados a debater os diversos temas ali expostos, bem como outros, igualmente pertinentes, que se encontram na ordem do dia e que são alvo de uma reflexão coletiva. Os interessados podem efetuar as marcações através do email museu.horta.info@azores.gov.pt ou do telefone 292 202 576. Todos os participantes nestas iniciativas devem respeitar as recomendações da Autoridade Regional de Saúde, nomeadamente quanto ao cumprimento do distanciamento obrigatório e à utilização de máscara. A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.
camera detail
more
Artigo sem Imagem
Agenda
19 de Outubro 2020
Agenda do Governo Regional dos Açores para 20 e 21 de outubro
TERÇA E QUARTA-FEIRA, DIAS 20 e 21: Não estão agendados eventos públicos do Governo Regional dos Açores para estes dias. Para a eventualidade de agendamentos de última hora, recomenda-se a consulta regular deste site, no qual serão de imediato introduzidos quaisquer agendamentos que possam ocorrer.
more
Oficina de Vídeo e Multimédia - Cartaz
Nota de Imprensa
19 de Outubro 2020
Biblioteca Regional João José da Graça, na Horta, promove “Oficina de Vídeo e Multimédia”
A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na Horta, promove, de 26 a 30 de outubro, uma “Oficina de Vídeo e Multimédia”, com Bruno Rodrigues. Esta atividade, que decorre a partir das 17h30,  destina-se a jovens a partir dos 10 anos e tem um limite máximo de 10 participantes. Bruno Rodrigues, licenciado em Informática – Redes e Multimédia pela Universidade dos Açores, é formador certificado e lecionou várias formações e workshops em informática na ótica do utilizador. Os interessados devem inscrever-se enviando a ficha de inscrição para o email bpar.horta.info@azores.gov.pt. Todos os que participarem nesta iniciativa devem respeitar as recomendações da Autoridade Regional de Saúde, nomeadamente quanto ao cumprimento do distanciamento obrigatório e à utilização de máscara. A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.
camera detail
more
Quem Sabe o Hino - Cartaz
Nota de Imprensa
19 de Outubro 2020
Museu da Horta promove oficina "Quem sabe o Hino"
A Direção Regional da Cultura, através do Museu da Horta, disponibiliza, de 20 de outubro a 30 de novembro, mediante marcação prévia, uma oficina denominada “Quem sabe o Hino”. Nesta oficina, que é destinada a turmas do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, será abordado o Hino Nacional e, com ele, um pouco da História de Portugal. O Hino Nacional é um símbolo maior de Portugal, mas, apesar de ser conhecido pela maioria da população, ainda há quem desconheça a sua história, os seus autores e o protocolo associado. Os interessados podem efetuar as inscrições através do email museu.horta.info@azores.gov.pt ou do telefone 292 202 576. Todos os que participarem neste evento devem respeitar as recomendações da Autoridade Regional de Saúde, nomeadamente quanto ao cumprimento do distanciamento obrigatório e à utilização de máscara. A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.
camera detail
more
1.º Concurso Infantil “Mala de Ciência” - Cartaz
Nota de Imprensa
19 de Outubro 2020
Governo dos Açores promove concurso “Mala de Ciência”, para alunos do 1.º e do 2.º ciclo, no âmbito da Noite dos Investigadores
O Governo dos Açores lançou hoje, no âmbito das comemorações da MacaroNight II - Noite dos Investigadores da Macaronésia, o 1.º Concurso Infantil “Mala de Ciência”. Este concurso, dirigido aos alunos do 1.º e do 2.º ciclo da Região, tem como objetivo a construção de um protótipo sobre um facto, uma descoberta ou um instrumento científico que tenha aplicação nos Açores, bem como a gravação de um vídeo sobre o tema escolhido com duração máxima de cinco minutos. Com esta iniciativa, pretende-se despertar o gosto e a curiosidade dos mais novos pela ciência e, em simultâneo, fazer com que apliquem os seus conhecimentos sobre ciência na Região. O concurso “Mala da Ciência”, promovido através da Direção Regional da Ciência e Tecnologia e do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, decorre até 20 de novembro. Os alunos interessados podem formar equipas de quatro a seis elementos, coordenadas por um docente, para o desenvolvimento do projeto, no âmbito do qual todo o material necessário para a construção do protótipo deverá ser acondicionado dentro de uma mala, que será construída e personalizada pelos concorrentes. Os vencedores serão anunciados a 27 de novembro, na MacaroNight II, sendo a ocasião celebrada em simultâneo com as outras regiões da Macaronésia. Os prémios consistem na atribuição de valores monetários para a escola/equipa, sendo o primeiro prémio de 1.000 euros, o segundo prémio de 750 euros e o terceiro prémio de 500 euros. A apresentação de candidaturas deve ser efetuada através do email info.frct@azores.gov.pt. Para mais informações sobre o concurso, os interessados podem consultar a página do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia na Internet, em http://frct.azores.gov.pt/noticia/concurso-mala-de-ciencia/. A comemoração da Noite Europeia dos Investigadores nos Açores, que este ano se realiza a 27 de novembro, tem sido levada a cabo pelos Centros de Ciência da Região desde 2010. com o apoio do Governo dos Açores. Desde 2018 que esta iniciativa tem a colaboração do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, com financiamento do programa Horizonte 2020, através das ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA) para a Noite dos Investigadores, com o projeto MacaroNight – Noite dos Investigadores da Macaronésia, envolvendo regiões portuguesas e espanholas. A MacaroNight tem sido palco da promoção e divulgação da cultura científica na Região junto das gerações mais novas, sendo que o número de participantes tem vindo a aumentar a cada edição tem vindo a aumentar.
camera detail
more