Sobre o Portal do Governo dos Açores

A coordenação do Portal do Governo é realizada pelo Gabinete do Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares (SRAPAP).
Estamos disponíveis através do email portal@azores.gov.pt. Contacte-nos sempre que tiver alguma dúvida, comentário ou sugestão acerca deste Portal. 

A infraestrutura técnica está a cargo da Direção Regional das Obras Públicas e Comunicações. 

O renovado Portal do Governo dos Açores foi desenvolvido na sequência de Concurso Público. Este Portal assume plenamente a sua missão de serviço digital prestado aos açorianos residentes e da diáspora.  Trata-se de um projeto transformador da forma como o Governo dos Açores entrega informação e serviços online, tirando partido do desenvolvimento tecnológico para tornar a administração pública açoriana mais eficiente e eficaz no seu diálogo com o cidadão. O Portal do Governo dos Açores adota o desenho centrado no utilizador, designadamente através da estratégia de concentração das valências de conteúdos (informação) e serviços públicos num Portal do Governo único.

O Portal do Governo dos Açores pretende potenciar o relacionamento dos cidadãos com o Governo, atuando como simplificador dos processos administrativos, contribuindo para a dinamização de uma administração inteligente, sustentável e inovadora, com o objetivo de reduzir a burocracia e a morosidade processual, atuando como agilizador e amplificador da informação oficial e como canal ao dispor da participação cidadã. O Portal do Governo dos Açores é um projeto para todos, procurando a máxima expressão de inclusão através de mecanismos de usabilidade e acessibilidade. 

A modernização dos serviços públicos, o fomento dos serviços eletrónicos, a par com a descobrabilidade dos conteúdos e a disponibilização de ferramentas de participação cidadã, são os ativos mais importantes desta plataforma, alinhando plenamente o Portal do Governo dos Açores com a rota da Agenda Digital Europeia – Iniciativa Europa 2020 e com a Agenda Digital e Tecnológica dos Açores.