Telefone:
Fax:

Transporte colectivo regular de passageiros

Transporte coletivo regular de passageiros

A Subdireção Regional dos Transportes Terrestres, no âmbito das suas atribuições e competências e no desenvolvimento da missão que lhe está confiada, necessita de um conjunto de informação de natureza estatística que lhe permita analisar e fundamentar as decisões de natureza estratégica. Neste contexto insere-se o elemento estatístico referente à utilização dos transportes coletivos regulares de passageiros.

É de registar a dificuldade na obtenção de informação sobre a utilização dos transportes coletivos na R.A.A.. As séries estatísticas disponibilizadas pelo Serviço Regional de Estatísticas dos Açores (SREA) obedecem a uma nomenclatura e conceitos próprios, não sendo possível obter de forma imediata estatísticas com outros níveis de desagregação. Desta forma apresentam-se relatórios estatísticos relativamente ao transporte coletivo regular de passageiros, carreiras noturnas na ilha de São Miguel e passes sociais

Resumo estatístico do transporte coletivo regular de passageiros, referente ao ano de 2023.

 

Carreiras noturnas

O serviço é prestado de Segunda a Domingo, com 4 carreiras regulares diárias para cada circuito, com início em P. Delgada às 21,15h, 22,15h e término às 23,15horas, entre Ponta Delgada/Capelas, Ponta Delgada/Lagoa/Vila Franca, Ponta Delgada/Ribeira Grande e Ponta Delgada/Arrifes/Covoada/Relva, realizado pelas empresas Varela & C.ª Lda, Auto Viação Micaelense e Caetano Raposo e Pereiras, a quem foram concessionados os referidos circuitos.
O presente documento atualiza o estudo apresentado em março de 2022, com a atualização das séries estatísticas referente às Carreiras Noturnas na Ilha de São Miguel para o ano de 2023.

Resumo estatístico das carreiras noturnas na ilha de São Miguel, referente ao ano de 2023.

 

Fins de Semana

O Transporte Coletivo Regular de Passageiros em Período de Fim de Semana, realiza-se nas ilhas de S. Miguel, Terceira, Pico, Faial e Graciosa.
O serviço é prestado ao Sábado e Domingo em carreiras regulares, pelas empresas a quem foram concessionados os referidos serviços de transporte, constituindo por isso, as fontes estatísticas mais completas das Carreiras em período de fim de semana.

 

Resumo estatístico das carreiras de fim de semana, referente ao ano de 2023.

 

Passes Sociais

O Passe Social foi implementado a 1 de fevereiro de 2011 na ilha de S. Miguel e alargado posteriormente à ilha Terceira no mês de junho e no final do 1º trimestre de 2018 às restantes ilhas. 
Os novos tarifários no âmbito da implementação do Passe Social no transporte público de passageiros representam descontos substanciais na ordem dos 30 a 70 por cento em todos os percursos e com viagens ilimitadas por mês para o utente, permitindo assim uma poupança nas suas economias familiares.


Foi criado também um passe especial destinado a utentes com mais de 65 anos, pensionistas e desempregados, com uma redução de mais de 25 por cento sobre o preço do passe 30 dias, e em março de 2022 o passe Antigo Combatente, com isenção total do pagamento e tendo como beneficiários os antigos combatentes e as viúvas e viúvos de antigos combatentes. Em 2023 é disponibilizado o Passe Social Gratuito de 30 e de 10 viagens mensais.

Resumo estatístico dos passes sociais, referente ao ano de 2023.

 

Para informações mais detalhadas consulte os Nossos Serviços.