Telefone:
Fax:

Breve descrição dos principais procedimentos de inspeção

 

Descrição

Travões

Para testar os travões é utilizado o frenómetro. Este aparelho mede a força, eficiência e equilíbrio de travagem. São testados os diversos tipos de travões: travão de serviço, travão de estacionamento e quando aplicável, travão de emergência.

 

Direção

Para testar o sistema de direção é utilizado o ripómetro. Este aparelho verifica o desvio do veículo em metros por quilómetro (ripagem) dos veículos automóveis.

 

Visibilidade

Verifica-se o estado dos espelhos retrovisores, sistema de limpeza do para-brisas e eventuais reduções do campo visual.

 

Luzes

Através do regloscópio é feita a verificação da orientação das luzes dos médios, máximos e de nevoeiro, bem como a medição da sua intensidade luminosa. Confere-se ainda o estado e funcionamento de todas as luzes e as ligações para reboques, quando existentes.

 

Deteção de folgas

O detetor de folgas permite verificar a existência de folgas excessivas e de outras anomalias na suspensão, direção, eixos e suas ligações ao quadro do veículo. É igualmente averiguado o estado das jantes e dos pneus.

 

Quadro e cabine

Realiza-se um exame ao exterior e ao interior do veículo, com vista à deteção de pontos de corrosão, deformações, anomalias dos bancos e outros defeitos, que comprometem a segurança do veículo e dos seus ocupantes.

 

Equipamentos diversos

Verifica-se a existência e funcionamento dos cintos de segurança, triângulo de pré-sinalização, avisador sonoro, velocímetro e de outros equipamentos obrigatórios só em alguns veículos – tacógrafo, limitador de velocidade, calços de roda, extintor e outros.

 

Emissões de gases de escape

O controlo das emissões de gases de escape é feito através de dois aparelhos distintos: o analisador de gases para os veículos a gasolina e, o opacímetro para os veículos com motor a diesel.
O analisador de gases de escape é um aparelho destinado a medir o teor de CO nos gases de escape bem como, a determinar o valor de lambda (relação ar/combustível) nos motores a gasolina.
O opacímetro é um aparelho destinado a determinar a opacidade dos fumos de escape dos veículos com motor diesel.

 

Outras verificações

Os veículos de serviço público estão sujeitos, também, a outras verificações, de forma a assegurar que cumprem as medidas de segurança específicas existentes.

 

Identificação do Veículo

Consiste em comprovar se a marca, o modelo, a matrícula, o número do quadro e as medidas dos pneumáticos coincidem com as indicadas no livrete.

 

Comprovação

A ficha de inspeção deve acompanhar sempre o veículo e inclui uma vinheta que deve ser destacada e aposta, de forma visível do exterior, no canto inferior direito do pára-brisas.
Na vinheta encontra-se a data limite para a próxima inspeção ou para a reinspecção, no caso de o veículo ter reprovado.

 

Reclamações

Não se conformando com o resultado da inspeção, pode o apresentante do veículo, apresentar reclamação convenientemente fundamentada, utilizando para o efeito o livro de reclamações. A reclamação deve ser apresentada antes da saída do veículo do centro. Todos os Centros de inspeção são obrigados a ter em funcionamento um sistema de tratamento de reclamações, de acordo com o Decreto Lei nº 156/2005, de 15 de Setembro na redação do Decreto-Lei n.º 371/2007, de 6 de Novembro, nomeadamente ter disponível um livro de reclamações, que deverá ser facultado imediata e gratuitamente ao utilizador, sempre que solicitado.

Em alternativa, pode o apresentante do veículo dirigir diretamente a sua reclamação ao Serviço Coordenador dos Transportes Terrestres sito à Rua João melo Abreu, nº 3, 9504-530 Ponta Delgada.

 

Outros serviços relacionados