Governo dos Açores aposta na oferta de formação para os trabalhadores e dirigentes da Administração Pública Regional
Total de 18 propostas vencedoras do Orçamento Participativo dos Açores
Menor presença pública e melhor serviço público confirmam mudança de perfil da economia açoriana, realça Duarte Freitas
De acordo com a estrutura orgânica do XIV Governo Regional dos Açores, a Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública (SRFPAP), tem na sob a sua tutela a Direção Regional da Organização, Planeamento e Emprego Público (DROPEP), a Direção Regional do Empreendedorismo e Competitividade (DREC), a Direção Regional do Orçamento e Tesouro (DROT), a Direção Regional do Planeamento e Fundos Estruturais (DRPFE), a Inspeção Regional (IRA), a RIAC – Agência para a Modernização e Qualidade do Serviço do Cidadão, I.P. e o Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA).
Dentro das suas competências, a SRFPAP tem, na figura do seu Secretário Regional as seguintes matérias: desenvolvimento e coesão regional, orçamento e contabilidade pública, finanças e património, contribuições e impostos, tesouro, crédito e seguros, planeamento, gestão global de fundos europeus, setor público empresarial regional, fomento do empreendedorismo, da competitividade e da inovação empresarial, fomento das exportações, capital de risco, promoção do investimento privado, administração pública regional, modernização administrativa, assuntos eleitorais, estatística, polícia administrativa para a Região Autónoma dos Açores e a inspeção administrativa.
Poderá encontrar qualquer uma das matérias, aqui, no sítio da SRFPAP.
16 de Dezembro 2024
Governo dos Açores aposta na oferta de formação para os trabalhadores e dirigentes da Administração Pública Regional
Encontra-se disponível para inscrição ‘online’, no portal https://formacao.servicos.azores.gov.pt/, um conjunto diversificado de ações de formação, cuja realização iniciará em janeiro de 2025. No total, serão promovidas 105 ações de formação, com capacidade para abranger até 1.800 trabalhadores. Estas ações incluem temas como Formação Executiva para Dirigentes, Transição Digital, Inteligência Artificial, Competências Digitais, Ferramentas de Produtividade, Cidadania Digital, Desenho de Serviços Públicos, Contratação Pública, Direito Administrativo, entre outros. A Formação Executiva para Dirigentes marca a retoma de uma oferta formativa específica para esta carreira, ausente desde 2007. Este programa abordará temas como Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, Gestão Pública, Transição Digital e Inovação, com o objetivo de desenvolver competências de liderança, adaptação às mudanças, fortalecimento das relações institucionais, promoção de ambientes de trabalho saudáveis, cumprimento normativo e melhoria da eficiência organizacional. Com este investimento na qualificação dos recursos humanos, o Governo Regional dos Açores visa contribuir para a capacitação, valorização e motivação dos trabalhadores da Administração Pública Regional, promovendo, simultaneamente, o aumento da eficácia e eficiência dos serviços públicos, apoiando a transição digital no setor público e reduzindo as ineficiências administrativas, melhorando a qualidade dos serviços prestados a cidadãos e empresas. Mais informações sobre a oferta formativa estão disponíveis no portal SIFAPRA (Sistema Integrado de Formação da Administração Pública Regional dos Açores). Esta oferta formativa é financiada pelo Projeto APR + Qualificada do Investimento C19-i06-RAA “Modernização e Digitalização da Administração Pública Regional - RAA” do Plano de Recuperação e Resiliência Açores (PRR Açores) – todas as informações estão em recuperarportugal.gov.pt.
6 de Dezembro 2024
Total de 18 propostas vencedoras do Orçamento Participativo dos Açores
Mais de 17.000 açorianos participaram ativamente na votação dos projetos concorrentes à sexta edição do Orçamento Participativo dos Açores, um número de votantes significativamente superior ao das anteriores edições. Das 49 ideias submetidas a votação a esta iniciativa do Governo Regional dos Açores, implementada através da Estrutura de Missão de Modernização e Reforma da Administração Pública (EMRAP) da Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, 18 foram anunciadas como vencedoras, divididas pelas áreas da Educação, Juventude, Ambiente, Cultura e Mar e Pescas. As propostas dividem-se geograficamente da seguinte forma: quatro são em São Miguel, três nas ilhas Terceira e Corvo, duas na ilha de São Jorge, uma nas ilhas de Santa Maria, Graciosa, Pico, Faial e Flores e uma de âmbito regional – todas serão agora executadas pelo Governo Regional dos Açores. A lista das propostas vencedoras e a execução dos projetos desta edição e das edições anteriores pode ser acompanhada na plataforma do Orçamento Participativo dos Açores: https://op.azores.gov.pt/