Centro de Informação - Biblioteca, Arquivo e Documentação

O Centro de Informação - Biblioteca, Arquivo e Documentação, da Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública é um centro especializado na aquisição, pesquisa, tratamento, organização, gestão e difusão de documentação e informação técnica, especialmente da área jurídica.

Acompanhando as tecnologias da Sociedade da Informação e do Conhecimento disponibilizamos neste espaço, um vasto leque de informação e documentação, como forma de assegurar uma melhor qualidade do serviço à administração pública e ao cidadão.


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Legislação Nacional

Mapa Oficial n.º 2-A/2024, de 23 de março
Mapa oficial com o resultado da eleição e a relação dos deputados eleitos para a Assembleia da República realizada em 10 de março de 2024.

Regulamento n.º 258/2024, de 6 de março
Aprova o Regulamento de Normalização dos Procedimentos para o Registo Informático das Declarações Únicas de Rendimentos, Património, Interesses, Incompatibilidades e Impedimentos dos Titulares de Cargos Políticos, Altos Cargos Públicos e Equiparados.

Lei Orgânica n.º 1/2024, de 5 de março
Décima alteração à Lei n.º 37/81, de 3 de outubro, que aprova a Lei da Nacionalidade.

Declaração de Retificação n.º 15/2024/1, de 5 de março
Retifica o Decreto-Lei n.º 12/2024, de 10 de janeiro, que procede à revisão do Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública.

Mapa n.º 1/2024, de 1 de março
Torna-se público o mapa com o número de eleitores inscritos no recenseamento eleitoral. Retificado pela Declaração de Retificação n.º 162-B/2024/2, de 5 de março.

Lei n.º 26/2024, de 20 de fevereiro
Repõe o regime de garantias quanto ao reassumir das funções profissionais por quem seja chamado ao exercício de funções governativas e da contagem do tempo de exercício de cargos políticos para efeitos de aposentação ou reforma, procedendo à quinta alteração à Lei n.º 52/2019, de 31 de julho, que aprova o regime do exercício de funções por titulares de cargos políticos e altos cargos públicos.

Decreto-Lei n.º 20-A/2024, de 12 de fevereiro
Procede à prorrogação do prazo de emissão do cartão de cidadão.

Mapa Oficial n.º 1-B/2024, de 12 de fevereiro
Mapa oficial com o resultado da eleição e a relação dos deputados eleitos para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores realizada em 4 de fevereiro de 2024. Retificado pela Declaração de Retificação n.º 14/2024, de 29 de fevereiro.

Lei n.º 19-A/2024, de 7 de fevereiro
Alteração às Leis n.ºs 7/2007, de 5 de fevereiro, que cria o cartão de cidadão e rege a sua emissão e utilização, 37/2014, de 26 de junho, que estabelece um sistema alternativo e voluntário de autenticação dos cidadãos nos portais e sítios na Internet da Administração Pública denominado Chave Móvel Digital, e 13/99, de 22 de março, que estabelece o novo regime jurídico do recenseamento eleitoral, e ao Decreto-Lei n.º 135/99, de 22 de abril, que define os princípios gerais de ação a que devem obedecer os serviços e organismos da Administração Pública na sua atuação face ao cidadão.

Mapa Oficial n.º 1-A/2024, de 16 de janeiro
Mapa com o número de deputados a eleger para a Assembleia da República em 10 de março de 2024 e a sua distribuição pelos círculos eleitorais.

Legislação Regional

Decreto do Representante da República para a Região Autónoma dos Açores n.º 2/2024, de 4 de março
Nomeia o Vice-Presidente e os Secretários Regionais do Governo Regional da Região Autónoma dos Açores.

Decreto do Representante da República para a Região Autónoma dos Açores n.º 1/2024, de 4 de março
Nomeia o Presidente do Governo Regional para a Região Autónoma dos Açores.

Decreto Regulamentar Regional n.º 2/2024/A, de 3 de janeiro
Segunda alteração ao Decreto Regulamentar Regional n.º 9/2023/A, de 23 de março, que estabelece o modelo de governação e as competências da Autoridade de Gestão do Programa da Região Autónoma dos Açores 2021-2027.


Resolução do Tribunal de Contas n.º 2/2023, de 19 de dezembro

Programa anual da Secção Regional dos Açores para 2024.

Mapa Oficial n.º 3-A/2023, de 13 de dezembro
Número de deputados a eleger para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e a sua distribuição pelos círculos eleitorais.

Decreto Legislativo Regional n.º 40/2023/A, de 27 de novembro
Define os termos da participação dos municípios da Região Autónoma dos Açores na receita do imposto sobre o valor acrescentado (IVA).

Decreto Regulamentar Regional n.º 32/2023/A, de 23 de novembro
Procede à primeira alteração ao Decreto Regulamentar Regional n.º 23/2021/A, de 3 de setembro, que estabelece o modelo de governação das reformas e dos investimentos do Plano de Recuperação e Resiliência destinados à Região Autónoma dos Açores (PRR-Açores).

Parecer n.º 7/2023, de 28 de novembro
Relatório e Parecer sobre a Conta da Região Autónoma dos Açores de 2022

Parecer do Tribunal de Contas n.º 1/2023, de 3 de novembro
Relatório e Parecer sobre a Conta da Região Autónoma dos Açores de 2022.

Decreto Regulamentar Regional n.º 33/2023/A, de 23 de novembro
Procede à segunda alteração ao Decreto Regulamentar Regional n.º 1/2022/A, de 21 de janeiro, que estabelece o regime de atribuição de incentivos à fixação, aplicável ao pessoal médico, na Região Autónoma dos Açores.

Resolução n.º 168/2023, de 31 de outubro
Altera a Resolução do Conselho do Governo n.º 43/2022, de 29 de março, que criou o SIMA - Sistema de Incentivos à Modernização Administrativa, determina o valor da sua dotação financeira e aprova a Orientação Técnica (OT) do SIMA que consta do anexo à presente resolução, da qual faz parte integrante.