Telefone:
Fax:

Programa de Observação para as Pescas dos Açores - POPA

O Programa de Observação das Pescas dos Açores surgiu em 1998 como resposta à necessidade de assegurar que as capturas de atum nos Açores não provocavam mortalidade ou molestação intencional de cetáceos. No ano seguinte, o Programa foi reconhecido por portaria regional do governo como uma ferramenta essencial para monitorizar todos os tipos de pesca que ocorrem nos Açores. Desde então, o Instituto do Mar baseado na Universidade dos Açores, gere o Programa, embarcando observadores nas principais frotas de pesca da região com o apoio de um conselho científico e de supervisão (incluindo governo, indústria, armadores e a ONG certificadora).

Os dados recolhidos são inseridos numa base de dados que inclui informação sobre a localização, número e duração dos eventos de pesca, tecnologia de pesca, capturas mas também avistamentos de cetáceos, tartarugas e aves marinhas. Os observadores recolhem igualmente informação sobre lixo marinho (desde 2015) e dados ambientais (ex: temperatura da superfície).

Os dados do POPA são frequentemente solicitados pela comunidade científica, integrando publicações, relatórios produzidos para organizações intergovernamentais (ICCAT, ICES, etc.) ou para dar respostas a compromissos para com a UE. As informações produzidas pelo POPA também estão disponíveis nas principais bases de dados on-line georreferenciadas (Ex: OBIS Seamap) e, no caso da pescaria de atum, são tratados e resumidos anualmente para compor uma publicação interna que tem como grupo alvo os pescadores.

 

Para mais informações consulte a página do POPA.