Telefone:
Fax:

Desenvolvimento do “Cluster do Mar dos Açores”

 

Investimento: C10-i04-RAA – Desenvolvimento do “Cluster do Mar dos Açores”

Apoio financeiro: € 48,1O M 

Descrição:

Este investimento tem como objetivo melhorar as infraestruturas físicas fixas e móveis da investigação das ciências do mar na Região Autónoma dos Açores.

Sendo o arquipélago dos Açores bastante disperso (justificando uma ZEE muito extensa) e estando muito afastado das regiões continentais e das suas instalações de investigação, é necessário dispor de capacidade local em infraestruturas científicas e tecnológicas fixas e móveis de qualidade.

Uma das medidas deste investimento compreende a construção de um navio moderno com altos padrões tecnológicos em termos de capacidades e de equipamentos e com elevado desempenho energético, para dar resposta às necessidades atuais nas áreas da investigação e monitorização marinha ou da promoção do uso sustentável dos oceanos.

A segunda medida consiste na aquisição de dois módulos, a incorporar no navio de investigação associado, a saber, um módulo de equipamento de arrasto e um módulo de veículo aquática com funcionamento remoto (ROV).

A última medida consistirá em criar um centro experimental de investigação e desenvolvimento ligado ao mar, partilhado com as instituições do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores (SCTA) e as empresas, indutor de I&D em áreas tradicionais e emergentes, como as áreas das pescas e produtos derivados, da biotecnologia marinha, dos biomateriais, ou das tecnologias e engenharias marinhas, que incluirá uma "incubadora azul", centro de aquicultura dos Açores.

A execução do investimento estará concluída até junho de 2026.

Informações adicionais sobre o PRR favor clicar em Recuperar Portugal