- Projetos relevantes na RAA
- Instrumentos de gestão
Ação de divulgação e interação científica em São Miguel e Santa Maria
Faria e Castro reitera compromisso do Governo dos Açores na implementação da EAE
Governo dos Açores quer motivar jovens para conhecimento científico no setor espacial
Açores integram projeto europeu SATSDIFACTION
Faria e Castro defende fomento da literacia na área da exploração espacial
Governo dos Açores dá parecer favorável ao projeto de Decreto-Lei que altera o regime de acesso e exercício de atividades espaciais
Pedro de Faria e Castro recebeu Presidente do Comité Executivo da RAEGE
Governo dos Açores promove final do concurso Cansat Junior em Santa Maria
Governo dos Açores saúda jovens açorianos que venceram concurso internacional na área do espaço
Aprovado regime de acesso e exercício de atividades espaciais
Exposição “Space For Our Planet” em Ponta Delgada até 2 de novembro
Simpósio Europeu das regiões NEREUS abordou dados espaciais para o turismo e a agricultura
Semana Mundial do Espaço 2023
9 de Julho 2025
Iniciativa Astronauta por um Dia aterra pela primeira vez nos Açores em setembro
O Governo Regional dos Açores associa-se à iniciativa Astronauta por um Dia, da Agência Espacial Portuguesa, que descola este ano do Aeroporto da ilha de Santa Maria. A edição de 2025 da iniciativa Astronauta por um Dia acontecerá entre os dias 18 e 21 de setembro, na ilha de Santa Maria. O aeroporto local será o palco do voo de gravidade zero que levará 30 estudantes portugueses a viver a experiência única de flutuar como astronautas. A iniciativa, que já levou 91 jovens a desafiar a gravidade, ganha este ano um novo parceiro com o envolvimento do Governo Regional dos Açores, que acolhe e apoia a realização da fase final do programa. Ao longo dos três dias que compõem a fase final do voo, os 30 finalistas estarão envolvidos em atividades de dinâmica de grupo e formações, a decorrer na ilha de Santa Maria e na sede da Agência Espacial Portuguesa, em Vila do Porto. Estas sessões visam alargar o conhecimento acerca setor espacial nacional e incentivar o trabalho em equipa. “Ao receber a iniciativa Astronauta por Um Dia, da Agência Espacial Portuguesa, os Açores renovam a sua ambição em afirmar-se cada vez mais como um importante ponto estratégico também ao nível da promoção do Espaço junto dos nossos jovens, eles que são o futuro dos ecossistemas espaciais regional, nacional e europeu”, realça José Manuel Bolieiro, Presidente do Governo dos Açores. O Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, que tem sob a sua tutela a coordenação dos assuntos relacionados com projetos relativos ao Espaço, esteve presente na edição do ano passado da iniciativa Astronauta por Um Dia, tida em Beja, onde sensibilizou a organização para a realização do evento nos Açores. “O Governo dos Açores manifestou à organização a disponibilidade da Região para acolher o evento. A este momento junta-se, ainda este ano também, a organização nos Açores da quarta edição do Simpósio Europeu das Regiões NEREUS”, ligadas às tecnologias do espaço, prossegue o governante, abordando várias iniciativas sobre esta área da governação. Já para o Presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde, “trazer o Astronauta por um Dia para Santa Maria é mais do que uma escolha logística — é um compromisso com a coesão territorial e com o envolvimento ativo das regiões autónomas na afirmação de Portugal como nação espacial”. A edição de 2025 do Astronauta por um Dia recebeu mais de 500 candidaturas provenientes de todas as regiões do país, registando pela primeira vez uma maioria feminina. Após um processo de seleção exigente, com provas de perceção espacial e memória, avaliações de aptidão física e entrevistas, foram escolhidos os 30 finalistas, que incluem alunos dos Açores e da Madeira. O Astronauta por um Dia tem também o apoio das Forças Armadas, por via da Força Aérea Portuguesa, Ciência Viva, da Faculdade de Ciências da Educação e Psicologia da Universidade do Porto e da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.
3 de Junho 2025
Santa Maria acolheu terceira edição do CanSat Júnior Açores
A ilha de Santa Maria acolheu, nos dias 30 e 31 de maio, a terceira edição do CanSat Júnior Açores, um evento educativo que contou com a participação de 15 equipas num total de 78 alunos e 15 professores, representando as nove ilhas do arquipélago, num ambiente marcado pela ciência, inovação e espírito de equipa. Com o objetivo de motivar os jovens para as áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), o CanSat Júnior desafiou alunos do ensino básico a construírem microssatélites funcionais – os chamados CanSats – simulando uma missão espacial em miniatura, desde o lançamento até à recolha e análise de dados. Esta edição foi um verdadeiro exemplo de inclusão e diversidade regional, com equipas de todas as ilhas do arquipélago a participarem ativamente nesta iniciativa que promove o interesse pelas tecnologias espaciais e pelas ciências aplicadas. No final da competição, foram distinguidas as três melhores equipas: 1.º lugar: R0cket Fus10n, da Escola Básica e Secundária da Madalena do Pico 2.º lugar: ESAQ-AIR, da Escola Secundária Antero de Quental (São Miguel) 3.º lugar: WhalAIR-SAT, da Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico A terceira edição do CanSat Júnior reafirma-se, assim, como uma iniciativa de referência na promoção das competências científicas e tecnológicas dos jovens açorianos, estimulando a curiosidade, o trabalho em equipa e a capacidade de resolução de problemas – competências essenciais para os desafios do futuro. O Cansat Junior Açores é organizado pelo Governo dos Açores em parceria com a delegação portuguesa do European Space Education Resource Office (ESERO Portugal), a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, e a Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, contando com o apoio do Município de Vila do Porto, LeoLabs, EDA, ANACOM, Mirpuri Foundation, OASA, RAEGE-Az, Atlantic Spaceport Consortium, Museu de Santa Maria, Junta de Freguesia de Santo Espírito e NAV Portugal.