30 de Janeiro 2023 - Publicado há 423 dias, 19 horas e 47 minutos
Pedro de Faria e Castro recebeu Presidente do Comité Executivo da RAEGE
location Ponta Delgada

Subsecretário Regional da Presidência

O Subsecretário Regional da Presidência, Pedro de Faria e Castro, recebeu em audiência o Subdiretor do Instituto Geográfico Nacional de Espanha, José António López, que se deslocou a Ponta Delgada na qualidade de Presidente do Comité Executivo da RAEGE.

No encontro, foram abordadas matérias relativas ao projeto que mantém em funcionamento uma estação geodésica fundamental em Santa Maria e prevê o desenvolvimento de outra estação na ilha das Flores. Em Espanha, na mesma rede, está em operação uma estação em Yebes e outra, em desenvolvimento, nas Canárias.

Esta parceria funda-se num memorando de entendimento entre o Governo dos Açores e o Instituto Geográfico Nacional de Espanha assinado em 2010, que prevê as referidas estações e cujo comprometimento foi, nesta reunião, afirmado por ambas as partes.

Recorde-se que o Governo dos Açores apresentou em dezembro passado a versão final da Estratégia dos Açores para o Espaço, sendo o desenvolvimento científico um dos seus eixos estratégicos, onde se enquadra esta parceria.

© Governo dos Açores | Fotos: SSRP

Partilhar