24 de Novembro 2022 - Publicado há 516 dias, 2 horas e 3 minutos
Ação de divulgação e interação científica em São Miguel e Santa Maria
location Ponta Delgada

Subsecretário Regional da Presidência

Terá lugar na sexta-feira, dia 25 de novembro, pelas 10h00, no Salão Nobre do Teatro Micaelense, uma ação de divulgação e interação científica intitulada “Espelho meu, espelho meu, há planeta mais belo do que o meu?”, dinamizada pelo astrofísico e astrónomo Cláudio Melo e aberta a alunos das escolas da ilha de São Miguel.

Esta será uma iniciativa do gabinete do Subsecretário Regional da Presidência, através da EMA - Espaço, e da Agência Espacial Portuguesa, inserida na implementação da Estratégia dos Açores para o Espaço - eixo prioritário Divulgação, Educação e Cultura Científica para o Espaço.

Será sobretudo uma interação entre o convidado e a audiência sobre sustentabilidade, astrofísica e exploração espacial, onde se fará uma reflexão sobre as implicações práticas de nos tornarmos uma espécie interplanetária como sugere Elon Musk. Olhar-se-á para os planetas extra-solares mais próximos, o que sabemos sobre as atmosferas desses mundos, e viajando pelos planetas do nosso Sistema Solar em busca dos elementos necessários à vida como a conhecemos.

Espera-se com esta atividade, despertar nos participantes uma consciência das nossas origens cósmicas, criando ao mesmo tempo a necessidade de cuidar do nosso planeta e do acesso ao Espaço.

Ainda hoje, pelas 21h00, haverá nova sessão desta iniciativa científica no OASA - Observatório Astronómico de Santana, aberta ao público em geral.

Já no sábado, dia 26 de novembro, as atenções centram-se no Auditório do Hotel de Santa Maria onde, pelas 21h00, a população poderá assistir à última iteração desta iniciativa que visa contribuir para criar uma comunidade cada vez mais consciente dos benefícios e importância da exploração espacial, dos desafios que implica e do nosso papel enquanto comunidade neste âmbito.

Para o futuro, o objetivo será criar um ciclo de ações deste género, a dinamizar em todas as ilhas do arquipélago, no âmbito de um roteiro cultural e educacional para o Espaço, dando oportunidade a todos os cidadãos de pensar e refletir sobre a importância destas temáticas estratégicas para a Região Autónoma dos Açores.

© Governo dos Açores

Partilhar