31 de Maio 2023 - Publicado há 329 dias e 3 minutos
Governo dos Açores quer motivar jovens para conhecimento científico no setor espacial
location Vila do Porto

Subsecretário Regional da Presidência

O Subsecretário Regional da Presidência, Pedro de Faria e Castro, considerou, em Vila do Porto, que a aposta do Governo no CanSat Júnior Açores serve para "motivar as crianças e os jovens" e "despertar interesse pelas áreas tecnológicas e pelo conhecimento científico no setor espacial”.

“O Espaço é uma área de futuro" afirmou o Subsecretário Regional, que presidia, em representação do Presidente do Governo, à sessão de encerramento do concurso CanSat Junior Açores, que decorreu na ilha de Santa Maria.

"Com estas iniciativas de campo, envolvendo as escolas da Região, queremos contribuir para uma maior motivação e despertar algum eventual interesse profissional que um dia venham a ter", disse ainda Pedro de Faria e Castro.

O governante sublinhou ainda o “grande sucesso” desta iniciativa, felicitando todos os participantes em geral e em particular as equipas que ficaram nos três lugares cimeiros da classificação, nomeadamente as equipas “Cagarros” da Escola Básica e Secundária de Santa Maria (1ª classificada), “SpaceNerds” da Escola Secundária Domingos Rebelo em São Miguel (2ª classificada) e “Azores at Space” da Escola Secundária de Lagoa em São Miguel (3ª classificada).

A final da edição CanSat Júnior Açores envolveu cerca de uma centena de participantes, entre alunos do 3º ciclo do ensino básico e professores de sete ilhas do arquipélago, contabilizando-se 13 equipas de 12 escolas.

O CanSat Júnior é um dos projetos que o Gabinete do Subsecretário Regional da Presidência e a EMA -Espaço pretende alavancar na Região Autónoma dos Açores, como estratégia de dinamização do eixo prioritário Divulgação, Educação e Cultura Científica para o Espaço, da Estratégia dos Açores para o Espaço. Trata-se de um concurso que foi criado em Portugal pela Ciência Viva e pelo ESERO Portugal, e consiste numa versão simplificada do CanSat criado pela Agência Espacial Europeia – ESA.

© Governo dos Açores | Fotos: SSRP

Partilhar