QUAR

O QUAR (Quadro de Avaliação e Responsabilização) é um instrumento de apoio à gestão, concebido para analisar e avaliar o desempenho dos organismos e serviços equiparados.
É um quadro referencial sobre a razão de ser e de existência dos organismos (missão), dos seus propósitos de acção (objectivos estratégicos), da aferição da sua concretização e da explicitação sumária dos desvios apurados no fim do ciclo de gestão.

O QUAR de cada serviço evidencia os seguintes aspectos:
1. A missão do serviço;
2. A visão
3. Os objectivos estratégicos plurianuais determinados superiormente;
4. Os objectivos anualmente fixados e, em regra, hierarquizados;
5. Os indicadores de desempenho e respectivas fontes de verificação;
6. Os meios disponíveis, sinteticamente referidos;
7. O grau de realização de resultados obtidos na prossecução de objectivos;
8. A identificação dos desvios e, sinteticamente, as respectivas causas.
9. A avaliação final do desempenho do serviço.