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Arquivo Histórico e Biblioteca

A Secretaria-Geral da Presidência é a responsável pela preservação e disponibilização do Arquivo Histórico da Presidência do Governo.

É neste sentido, que em 2006, e através da publicação do Decreto Regulamentar Regional n.º 5/2006/A, de 16 de fevereiro, foi criado o Centro de Informação e Documentação, agora designado por Centro de Informação,  serviço de apoio informativo e documental da Presidência do Governo Regional dos Açores, tendo como missão recolher, preservar, gerir e facultar toda a informação recebida e produzida pelos serviços da Presidência, assim como disponibilizar toda a informação de caráter técnico, científico e cultural necessária ao bom desempenho das suas funções.

As competências do Centro de Informação estão consignadas no artigo n.º 17 do Decreto Regulamentar Regional n.º 18/2015/A, de 30 de setembro, e consistem, entre outras, nas seguintes atribuições:

  • Garantir, preservar e conservar o património arquivístico da PGR;
  • Coordenar e dirigir a equipa de avaliação e seleção da documentação e informação da PGR;
  • Promover, implementar e avaliar as soluções tecnológicas aplicacionais necessárias ao regular funcionamento dos serviços da PGR, bem como à simplificação dos seus processos, em colaboração com o Centro de Ciências da Informação e Documentação do Governo Regional e do departamento do Governo Regional com competência na matéria;
  • Elaborar e atualizar a tabela de avaliação e seleção documental, em colaboração com o Centro de Ciências da Informação e Documentação do Governo Regional;
  • Estudar e propor a implementação de técnicas de simplificação, modernização e racionalização dos circuitos e procedimentos administrativos na PGR, em colaboração com o departamento do Governo Regional com competência na matéria;
  • Dar formação e prestar apoio técnico aos serviços que integram a PGR, no âmbito do sistema de gestão eletrónica de documentos da PGR;
  • Recolher, analisar, tratar e difundir a documentação e a informação técnica necessária à atividade da PGR;
  • Elaborar o regulamento do arquivo dos serviços da PGR;
  • Promover a gestão e organização do arquivo histórico da PGR e propor normas para a regulamentação da respetiva consulta e utilização;
  • Organizar e assegurar o funcionamento da biblioteca especializada, utilizando tecnologias da informação e comunicação;

  • Manter atualizado o inventário bibliográfico da PGR, com a utilização de meios informáticos;

  • Prestar apoio, no âmbito das suas competências, a todos os serviços que integram a PGR;

 

Pesquisa no Arquivo da Presidência 

Pesquisa no Acervo Bibliográfico da Presidência 

 

Localização/Contatos

Rua da Praça, 55
9600-529 Ribeira Grande

tel.:296204700
Correio eletrónico: [email protected]

 Acesso

O Arquivo da PGRA não se encontra aberto ao público.
O acesso à documentação é feito mediante pedido escrito e dirigido à Sra. Secretária-Geral, sendo que a consulta é realizada presencialmente nas instalações do Arquivo, após aprovação superior.

Horário

O Arquivo funciona de segunda a sexta feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.