- Sobre a DRPIIS
- Instrumentos de Gestão
- Igualdade de Oportunidades
A Teleassistência é um serviço telefónico de apoio que visa garantir o auxílio imediato a idosos ou pessoas dependentes em situações de risco ou emergência.
O Serviço de Teleassistência funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano, através de um terminal, fixo ou móvel, onde o utente pode, através de um botão de emergência aliado a um telefone de alta voz, falar, ser localizado e identificado por um operador da Cruz Vermelha Portuguesa, que fará a avaliação imediata da situação, ativando as respostas mais adequadas.
Pode beneficiar deste serviço quem:
a) tenha residência permanente na Região Autónoma dos Açores;
b) tenha idade igual ou superior a 65 anos, no caso dos idosos, ou quem tenha um grau de dependência ou incapacidade devidamente comprovado;
c) não possua equipamento de teleassistência fornecido por outra entidade.
A candidatura pode ser feita em todos os serviços locais do Instituto de Segurança Social dos Açores.
Deve ter consigo os seguintes documentos:
- Bilhete de identidade ou cartão do cidadão;
- Número de identificação fiscal;
- Cartão de pensionista;
- Número de identificação da Segurança Social;
- Declaração de IRS acompanhada da nota de liquidação ou, em caso de dispensa de entrega de declaração de IRS, declaração da Autoridade Tributária e Aduaneira que ateste esta situação, devendo neste caso, juntar cópia da declaração anual do valor das pensões emitida pelos serviços da Segurança Social;
- Documentos comprovativos das despesas mensais com saúde e habitação;
- Outros comprovativos de receitas e/ou despesas relevantes para avaliar o equilíbrio financeiro do agregado familiar;
- Comprovativo da incapacidade – atestado multiusos ou complemento de dependência.
As candidaturas podem ser submetidas durante todo o ano, estando a atribuição do equipamento limitada à disponibilidade existente.
O serviço tem duas modalidades:
- Regime apoiado: destina-se a quem tenha um rendimento mensal individual não superior a 443,20€. É fornecida, de forma gratuita, uma Bolsa de Equipamentos de Teleassistência que inclui o equipamento e a sua instalação, sendo que o pagamento das mensalidades é assegurado na totalidade por um período de 12 meses, renovável mediante avaliação.
- Regime não apoiado: destina-se a candidatos que queiram beneficiar do serviço, mas que possuem recursos económicos que lhes permitem assegurar as despesas que este representa, num modelo com condições e preços mais vantajosos que os habitualmente disponibilizados.
Simulador Teleassistência 2024