- Sobre a DRPIIS
- Instrumentos de Gestão
- Igualdade de Oportunidades
O Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal é uma estrutura que visa criar condições de capacitação dos cuidadores informais e de promoção e manutenção do seu bem-estar. É constituído por uma equipa de âmbito regional composta por profissionais da área da saúde, ação social e cuidados continuados integrados.
Em termos operacionais, o mesmo assume representação concelhia através de 19 Gabinetes Locais de Apoio ao Cuidador Informal, a funcionarem nas Unidades/Centros de Saúde de todos os concelhos da Região.
As equipas dos Gabinetes Locais são indicadas pela estrutura regional, tendo composição variável, em razão da dimensão da população para que se direciona e dos recursos disponíveis em cada comunidade.
As equipas integram necessariamente dois elementos da respetiva unidade de saúde, sendo um deles profissional de saúde, e dois profissionais da área social do Instituto da Segurança Social dos Açores e/ou de instituições particulares de solidariedade social parceiras.
O Regime Jurídico de Apoio ao Cuidador Informal estabelece um conjunto de apoios ao Cuidador Informal, que vão desde o acesso à informação e formação, ao apoio psicológico, ao apoio na adaptação das habitações ou ao apoio financeiro, entre outros. Garante, ainda, através de uma estreita articulação entre os serviços públicos, nomeadamente das áreas da solidariedade social e da saúde, um plano de cuidados adequado às necessidades quer da pessoa cuidada, quer do cuidador informal.
Destina-se a todas as pessoas que prestam cuidados a pessoa com dependência, no domicílio, sem auferir retribuição pecuniária.
https://apoiocuidador.azores.gov.pt