Programas

Programa CONTIGO

O Programa CONTIGO é um programa de intervenção junto de pessoas envolvidas em relacionamentos íntimos violentos, que visa desenvolver dispositivos flexíveis e integrados, vocacionados para a prevenção e combate à violência conjugal/género, através de um trabalho cooperado/em rede, de âmbito sistémico. 

Teve início em 2009, como projeto piloto na Ilha de São Miguel, sendo promovido pela DRSS e contando com diversas entidades parceiras: ISSA, Direção Geral de Reinserção Social e Serviços Prisionais (DGRSP), Ministério Público - Comarca de Ponta Delgada, PSP, Centro Terapia Familiar e Intervenção Sistémica e IPSS’s diversas. A partir de 2011 iniciou-se o processo de implementação em toda a Região, tendo como público-alvo vítimas e agressores de violência doméstica.
 

 

Programa IMPACTO 

O Programa IMPACTO teve início em 2010, partindo da necessidade de se realizar uma intervenção especializada sobre crianças e jovens vítimas de contextos de violência doméstica, tendo como principais objetivos a redução do impacto da violência conjugal sobre os mesmos e a quebra de ciclos de violência que se perpetuam, por vezes, ao longo de gerações.

É promovido pela DRSS, envolvendo o ISSA, o Centro Terapia Familiar e Intervenção Sistémica e diferentes IPSS’s como entidades parceiras, sendo que conta com a supervisão da Universidade de Corunha, pelo Professor Valentin Escudero.
 

 

Programa CONECTA

O programa CONECTA visa promover um exercício positivo da parentalidade, apoiando a família na aquisição de competências e/ou habilidades necessárias para exercer adequadamente a sua função protetora, educativa e socializadora. Este programa visa também, com os adolescentes, uma adequada convivência familiar, através de intervenções escolares/formativas que visam transmitir/incutir as boas condutas comportamentais das crianças e jovens adolescentes.

Este programa, promovido pela DRSS desde 2011, tem como público-alvo as famílias com adolescentes em conflito, tendo a supervisão da Universidade de Corunha, pelo Professor Valentin Escudero e estando a ser implementado através das seguintes entidades parceiras: ISSA, Centro Terapia Familiar e Intervenção Sistémica e IPSS’s diversas.
 

 

Estratégia Regional de Prevenção e Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Jovens - ERASCJ


A Estratégia Regional de Prevenção e Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Jovens (ERASCJ) visa contribuir para a implementação de uma estratégia global e integrada de prevenção e combate ao abuso sexual de crianças e jovens, assente em mecanismos flexíveis e integrados, prioritariamente orientados para a prevenção universal.

Esta Estratégia, coordenada pela Direção Regional da Solidariedade Social, em parceria com o Instituto de Segurança Social dos Açores, a Direção Regional da Saúde e a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, tem como públicos-alvo a comunidade em geral, as crianças e jovens vítimas de abusos sexuais e respetivos contextos familiares e comunitários, os agressores sexuais de crianças e jovens e respetivos contextos familiares e comunitários, bem como as estruturas organizacionais com intervenção regular sobre as problemáticas dos maus-tratos perpetrados contra crianças e jovens. 

Booklet da ERASCJ