- Sobre a DRS
- Normas, Orientações e Comunicados e Atas
- Farmácia
- PPCIRA
- PRS 2030
- Estudos, Publicações e Estatística
- Situação das Listas de Espera para Cirurgia - SIGICA
- Formação
Nota à imprensa
Nota à imprensa
Mónica Seidi reuniu-se com Comissão Nacional do Internato Médico
Caro visitante,
Seja bem-vindo a mais um espaço dedicado à saúde da região.
A saúde é uma área primordial nos dias que correm. O bem-estar físico aliado a um bem-estar mental contribui de sobremaneira para o enriquecimento da população a vários níveis. Uma população saudável contribui para um elevado nível de autoestima da região o que se traduz numa maior produtividade, assim como num ambiente familiar mais enaltecido.
No entanto a saúde da Região Autónoma dos Açores não visa apenas o acesso aos cuidados primários, através dos cuidados de saúde nem o acesso aos cuidados diferenciados onde os hospitais são o ponto de referência para tal. Esta passa também por uma área de educação para saúde que tem como missão promover e difundir medidas que tendam à melhor utilização dos serviços pela população, assim como fomentar a participação da comunidade nos diversos objetivos da politica da saúde dessa mesma região.
Assim, cabe à Direção Regional de Saúde (DRS), como sistema operativo da Secretaria Regional da Saúde (SReS), no que concerne à coordenação, inspeção, estudo e apoio técnico-normativo do setor da saúde, promover esse serviço.
Numa era dedicada ao “digital”, cabe à DRS usar todos os meios tecnológicos ao seu alcance, para divulgação dos seus serviços, facilitando-os à população em geral. Sendo assim justifica-se a utilização deste portal como meio eficaz na obtenção desses objetivos.
A informação inserida nesta área passa por diversos tipos de material de apoio ao utilizador, sejam estas de tipo institucional, genérica, funcional, todas elas ligadas à saúde da região. Desde formulários para preenchimento on-line até todo o tipo de notícias e eventos, esta área tenderá a ser dinâmica, no sentido de que o utilizador encontre nestas páginas um motivo de interesse para voltar, bem como a utilidade possível para a sua utilização pontual.
Para que esta área da saúde esteja cada vez mais completa, a sua participação é muito preciosa, pelo que se quiser enviar algum contributo para este canal, ou mesmo fazer algum comentário ou sugestão, por favor faça-o por e-mail para [email protected].
Obrigado
30 de Julho 2024
Nota à imprensa
Como anteriormente comunicado, e atendendo à contaminação microbiológica detetada, os tanques da Poça da Dona Beija, do Parque Terra Nostra e da Caldeira Velha foram encerrados, por indicação das delegações de saúde concelhias da Povoação e Ribeira Grande, no passado dia 26. Além do encerramento e exclusão de público da área dos tanques em causa, foi ainda dada indicação para se proceder à desinfeção de choque, drenagem, limpeza e desinfeção dos tanques e acessórios, o que aconteceu, prontamente, por parte das entidades proprietárias ou gestoras desses espaços. No dia de ontem, com a colaboração das autoridades de saúde concelhias e da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel (USISM), foi realizada a colheita das amostras das águas termais interditadas no concelho de Povoação, sendo que na Caldeira Velha é expectável que tal ocorra amanhã. Este atraso deveu-se à necessidade de uma reparação que antecede o enchimento do tanque para posterior colheita. Todas as amostras foram devidamente acondicionadas, seguindo de imediato para o INSA (Lisboa). Aguardam-se agora os resultados das mesmas, a fim de se reverem as medidas de controlo e avaliação de risco, previsivelmente no prazo de uma semana, sendo que o encerramento dos tanques só será levantado quando estiver garantida a segurança dos utilizadores. A Direção Regional da Saúde enaltece todo o empenho e a colaboração das entidades gestoras dos espaços em causa, assim como das autoridades de saúde concelhias e técnicos de saúde ambiental envolvidos. A Direção Regional da Saúde informa ainda que continuará a acompanhar a situação, em articulação com as entidades nacionais e regionais competentes, aplicando as medidas que se verifiquem necessárias na defesa da saúde pública, e assegurando a vigilância adequada, para que a frequência destes espaços seja retomada com a máxima segurança possível.
26 de Julho 2024
Nota à imprensa
A Direção Regional de Saúde informa que foi realizada uma investigação ambiental, com colheita de águas termais, na Caldeira Velha, na Poça da Dona Beija e no Parque Terra Nostra, na ilha de São Miguel. A análise laboratorial das amostras colhidas foi realizada pelo INSA, sendo os resultados compatíveis com contaminação microbiológica. Como tal, mandam as boas práticas de Saúde Pública que, quando o resultado de uma análise microbiológica da água é impróprio para o fim a que se destina, devem ser tomadas medidas que garantam a segurança da população. Assim, usando o “Princípio da Precaução” determinou-se a aplicação das seguintes medidas aos locais identificados anteriormente: 1) Determinar o encerramento dos referidos espaços; 2) Excluir público da área dos tanques; 3) Proceder a uma desinfeção de choque; 4) Efetuar a drenagem, limpeza e desinfeção dos tanques e acessórios; 5) Rever as medidas de controlo e avaliação de risco; 6) Após enchimento dos tanques, efetuar novas análises; 7) Manter o encerramento até que a avaliação de risco tenha dado resultados satisfatórios. Estas indicações foram dadas às entidades gestoras dos espaços em causa, que estão a colaborar de forma ativa e empenhada. A Direção Regional da Saúde continuará a acompanhar a situação, aplicando as medidas que se verifiquem necessárias na defesa da Saúde Pública, e assegurando a vigilância adequada para que a frequência destes espaços continue a ser feita com a máxima segurança possível.