- Sobre a DRS
- Normas, Orientações e Comunicados e Atas
- Farmácia
- PPCIRA
- PRS 2030
- Estudos, Publicações e Estatística
- Situação das Listas de Espera para Cirurgia - SIGICA
- Formação
Nota à imprensa
Cursos como o MRMI permitem capacitar profissionais para respostas mais eficazes, realça Mónica Seidi
Nota à imprensa
Caro visitante,
Seja bem-vindo a mais um espaço dedicado à saúde da região.
A saúde é uma área primordial nos dias que correm. O bem-estar físico aliado a um bem-estar mental contribui de sobremaneira para o enriquecimento da população a vários níveis. Uma população saudável contribui para um elevado nível de autoestima da região o que se traduz numa maior produtividade, assim como num ambiente familiar mais enaltecido.
No entanto a saúde da Região Autónoma dos Açores não visa apenas o acesso aos cuidados primários, através dos cuidados de saúde nem o acesso aos cuidados diferenciados onde os hospitais são o ponto de referência para tal. Esta passa também por uma área de educação para saúde que tem como missão promover e difundir medidas que tendam à melhor utilização dos serviços pela população, assim como fomentar a participação da comunidade nos diversos objetivos da política da saúde dessa mesma região.
Assim, cabe à Direção Regional de Saúde (DRS), como sistema operativo da Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social (SRSS), no que concerne à coordenação, inspeção, estudo e apoio técnico-normativo do setor da saúde, promover esse serviço.
Numa era dedicada ao “digital”, cabe à DRS usar todos os meios tecnológicos ao seu alcance, para divulgação dos seus serviços, facilitando-os à população em geral. Sendo assim justifica-se a utilização deste portal como meio eficaz na obtenção desses objetivos.
A informação inserida nesta área passa por diversos tipos de material de apoio ao utilizador, sejam estas de tipo institucional, genérica, funcional, todas elas ligadas à saúde da região. Desde formulários para preenchimento on-line até todo o tipo de notícias e eventos, esta área tenderá a ser dinâmica, no sentido de que o utilizador encontre nestas páginas um motivo de interesse para voltar, bem como a utilidade possível para a sua utilização pontual.
Para que esta área da saúde esteja cada vez mais completa, a sua participação é muito preciosa, pelo que se quiser enviar algum contributo para este canal, ou mesmo fazer algum comentário ou sugestão, por favor faça-o por e-mail para [email protected].
Obrigado
12 de Novembro 2025
Nota à imprensa
Na sequência das declarações do deputado António Lima sobre o serviço de hemodiálise do Hospital Divino Espírito Santo (HDES), a Direção Regional da Saúde esclarece o seguinte: À Direção Regional da Saúde não foi submetido qualquer pedido para o licenciamento de unidades privadas de saúde na área da Hemodiálise/Diálise. A empresa referida apenas possui licenciamentos para a distribuição por grosso de medicamentos, medicamentos veterinários e dispositivos médicos. Recorde-se que compete à Direção Regional da Saúde, e não aos municípios, o licenciamento de qualquer pedido de atividade no âmbito de cuidados em saúde, do foro público ou privado, por via dos técnicos da Direção Regional da Saúde. Em relação ao serviço de Hemodiálise, como é do conhecimento público, está a ser analisado o programa funcional do novo HDES, pelo que o futuro funcionamento daquele serviço será, naturalmente, ponderado pela Comissão de Análise. Assinale-se que, até à data, não há nenhuma decisão tomada a este respeito e que a mesma será da responsabilidade do Governo Regional dos Açores. Reitera-se que qualquer decisão que venha a ser tomada sobre o serviço de Hemodiálise terá como único desígnio o bem-estar dos utentes do Serviço Regional de Saúde e não preconceitos ideológicos.
26 de Outubro 2025
Cursos como o MRMI permitem capacitar profissionais para respostas mais eficazes, realça Mónica Seidi
A Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, valorizou a realização do curso Medical Response to Major Incidents (MRMI), vincando que iniciativas como esta “permitem simulações muito aproximadas da realidade e capacitam profissionais, de saúde ou não”, para “uma resposta cada vez mais eficaz”. “O MRMI não é direcionado apenas para profissionais de saúde. Destina-se aos profissionais das diferentes áreas de intervenção, nomeadamente bombeiros, técnicos de emergência, médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais agentes de proteção civil, forças militares e de segurança, Polícia Judiciária, assessores de comunicação, jornalistas, bem como todos os profissionais com responsabilidade de gestão, de comando e controlo nos Sistemas Integrados de Emergência Médica”, realçou a governante. O curso representa uma formação internacional pós-graduada com o principal objetivo de promover resposta à catástrofe de uma forma integrada por todas as células da Proteção Civil. “É essencial continuarmos a formar todas as entidades diretamente envolvidas em situações como esta, todos os profissionais da Direção Regional da Saúde, Proteção Civil e Bombeiros para que de facto possamos continuar a dar uma resposta cada vez mais eficaz a situações que podem levar a vítimas mortais”, prosseguiu Mónica Seidi. A edição deste ano do MRMI contou com 130 inscritos e teve como entidades parceiras do Governo dos Açores a Escola Profissional da Praia da Vitória, a Câmara Municipal da Praia da Vitória e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória.