Telefone:
Fax:

Nota de Boas Vindas

Caro visitante,

Seja bem-vindo a mais um espaço dedicado à saúde da região.

A saúde é uma área primordial nos dias que correm. O bem-estar físico aliado a um bem-estar mental contribui de sobremaneira para o enriquecimento da população a vários níveis. Uma população saudável contribui para um elevado nível de autoestima da região o que se traduz numa maior produtividade, assim como num ambiente familiar mais enaltecido.

No entanto a saúde da Região Autónoma dos Açores não visa apenas o acesso aos cuidados primários, através dos cuidados de saúde nem o acesso aos cuidados diferenciados onde os hospitais são o ponto de referência para tal. Esta passa também por uma área de educação para saúde que tem como missão promover e difundir medidas que tendam à melhor utilização dos serviços pela população, assim como fomentar a participação da comunidade nos diversos objetivos da politica da saúde dessa mesma região.

Assim, cabe à Direção Regional de Saúde (DRS), como sistema operativo da Secretaria Regional da Saúde (SReS), no que concerne à coordenação, inspeção, estudo e apoio técnico-normativo do setor da saúde, promover esse serviço.

Numa era dedicada ao “digital”, cabe à DRS usar todos os meios tecnológicos ao seu alcance, para divulgação dos seus serviços, facilitando-os à população em geral. Sendo assim justifica-se a utilização deste portal como meio eficaz na obtenção desses objetivos.

A informação inserida nesta área passa por diversos tipos de material de apoio ao utilizador, sejam estas de tipo institucional, genérica, funcional, todas elas ligadas à saúde da região. Desde formulários para preenchimento on-line até todo o tipo de notícias e eventos, esta área tenderá a ser dinâmica, no sentido de que o utilizador encontre nestas páginas um motivo de interesse para voltar, bem como a utilidade possível para a sua utilização pontual.

Para que esta área da saúde esteja cada vez mais completa, a sua participação é muito preciosa, pelo que se quiser enviar algum contributo para este canal, ou mesmo fazer algum comentário ou sugestão, por favor faça-o por e-mail para [email protected].

Obrigado

Nota à imprensa
Nota de Imprensa
26 de Julho 2024
Nota à imprensa
A Direção Regional de Saúde informa que foi realizada uma investigação ambiental, com colheita de águas termais, na Caldeira Velha, na Poça da Dona Beija e no Parque Terra Nostra, na ilha de São Miguel.  A análise laboratorial das amostras colhidas foi realizada pelo INSA, sendo os resultados compatíveis com contaminação microbiológica. Como tal, mandam as boas práticas de Saúde Pública que, quando o resultado de uma análise microbiológica da água é impróprio para o fim a que se destina, devem ser tomadas medidas que garantam a segurança da população.   Assim, usando o “Princípio da Precaução” determinou-se a aplicação das seguintes medidas aos locais identificados anteriormente:   1) Determinar o encerramento dos referidos espaços;  2) Excluir público da área dos tanques;  3) Proceder a uma desinfeção de choque;  4) Efetuar a drenagem, limpeza e desinfeção dos tanques e acessórios; 5) Rever as medidas de controlo e avaliação de risco;  6) Após enchimento dos tanques, efetuar novas análises; 7) Manter o encerramento até que a avaliação de risco tenha dado resultados satisfatórios.   Estas indicações foram dadas às entidades gestoras dos espaços em causa, que estão a colaborar de forma ativa e empenhada.    A Direção Regional da Saúde continuará a acompanhar a situação, aplicando as medidas que se verifiquem necessárias na defesa da Saúde Pública, e assegurando a vigilância adequada para que a frequência destes espaços continue a ser feita com a máxima segurança possível.
highlight more
Mónica Seidi reuniu-se com Comissão Nacional do Internato Médico
Nota de Imprensa
29 de Junho 2024
Mónica Seidi reuniu-se com Comissão Nacional do Internato Médico
A Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, e o Diretor Regional da Saúde, Pedro Paes, reuniram-se esta semana, em Ponta Delgada, com a Comissão Nacional do Internato Médico. “Temos realidades diferentes na Região. Mesmo nas ilhas com hospital, basta olhar para o Hospital de Ponta Delgada, que é um hospital fim de linha, com serviços específicos, enquanto nas ilhas sem hospital temos unidades de saúde que, por exemplo, têm internamento. Esta realidade não ocorre em Portugal continental", realça a governante. Na reunião foram abordados vários temas, como a desertificação dos concursos, e a necessidade de potenciar as singularidades do Serviço Regional de Saúde como forma de atrair internos, e que os mesmos possam desde logo "olhar para Região Autónoma dos Açores como lugar de futuro". A Secretária Regional da Saúde e Segurança Social agradeceu a disponibilidade das duas dezenas de médicos de vários pontos do país, que se deslocaram a Ponta Delgada para debater ideias e procurar soluções para os problemas que afligem não só os médicos internos da região, mas todos em geral. "Especificamente nos Açores, precisamos de uma base mais sólida para que não desapareçam especialidades. Temos de atuar no imediato, mesmo sabendo que estas medidas só terão impacto visível daqui a seis ou sete anos. Não fazer nada é que não é opção”, defende Mónica Seidi. E concretizou: "esta reunião foi, sem dúvida, uma profícua, uma vez que todas as entidades aqui representadas perceberam que há problemas que são comuns, e que a troca de ideias e de experiências é realmente benéfica para todos, num sentido muito prático e eficaz”.
highlight more