12 de Novembro 2025 - Publicado há 2 dias, 1 horas e 59 minutos
Nota à imprensa
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social

Na sequência das declarações do deputado António Lima sobre o serviço de hemodiálise do Hospital Divino Espírito Santo (HDES), a Direção Regional da Saúde esclarece o seguinte:

À Direção Regional da Saúde não foi submetido qualquer pedido para o licenciamento de unidades privadas de saúde na área da Hemodiálise/Diálise. A empresa referida apenas possui licenciamentos para a distribuição por grosso de medicamentos, medicamentos veterinários e dispositivos médicos.

Recorde-se que compete à Direção Regional da Saúde, e não aos municípios, o licenciamento de qualquer pedido de atividade no âmbito de cuidados em saúde, do foro público ou privado, por via dos técnicos da Direção Regional da Saúde.

Em relação ao serviço de Hemodiálise, como é do conhecimento público, está a ser analisado o programa funcional do novo HDES, pelo que o futuro funcionamento daquele serviço será, naturalmente, ponderado pela Comissão de Análise.

Assinale-se que, até à data, não há nenhuma decisão tomada a este respeito e que a mesma será da responsabilidade do Governo Regional dos Açores.

Reitera-se que qualquer decisão que venha a ser tomada sobre o serviço de Hemodiálise terá como único desígnio o bem-estar dos utentes do Serviço Regional de Saúde e não preconceitos ideológicos.

© Governo dos Açores

Partilhar