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Governo dos Açores investiu cerca de 400 mil euros em obras de manutenção e conservação nas estradas paralelas à Via Vitorino Nemésio
Diversificação da Rede Regional de Percursos Pedestres qualifica o destino e descentraliza fluxos turísticos, diz Berta Cabral
Empreitada da Estrada Regional do Raminho já foi adjudicada e representa investimento superior a 2,3 milhões de euros
A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas (SRTMI) é o departamento do XIV Governo dos Açores responsável pela definição, execução e avaliação das ações necessárias ao cumprimento da política regional em matéria de turismo, mobilidade, infraestruturas e energia.
Um organismo que, ao reforçar o Turismo e a Mobilidade na mesma tutela, demonstra a relevância que estes dois sectores têm, não só para a consolidação de um ecossistema determinante para a economia, coesão e para o desenvolvimento regional, mas também para a contínua dinamização da promoção e projeção do arquipélago no Mundo.
Com as Infraestruturas, a SRTMI atua na construção e requalificação de equipamentos públicos que beneficiam os açorianos de cada uma das nove ilhas, promovendo progresso com melhores condições de utilização de espaços impulsionadores ao seu bem-estar e qualidade de vida.
A Energia, considerada um dos elementos centrais de atuação na política regional, traz uma linha orientadora de medidas e estratégias que visa a promoção assertiva da sustentabilidade energética na região.
Ainda na dependência da SRTMI, o Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) representa um organismo ativo na construção e no acompanhamento de diferenciadas infraestruturas no arquipélago, assim como na avaliação de condições estruturais que garantam a devida segurança dos açorianos.
22 de Fevereiro 2025
Governo dos Açores investiu cerca de 400 mil euros em obras de manutenção e conservação nas estradas paralelas à Via Vitorino Nemésio
O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, investiu, ao longo dos últimos anos, cerca de 400 mil euros em várias obras de manutenção e conservação em todas as estradas paralelas à Via Vitorino Nemésio, na ilha Terceira. As obras em questão ocorreram sobretudo em caminhos que nunca sofreram qualquer tipo de intervenção ao longo das últimas duas décadas. Os caminhos paralelos à Via Vitorino Nemésio encontram-se numa zona muita exposta orograficamente à Serra do Cume que, em alturas de grande pluviosidade, causa enormes constrangimentos à circulação de pessoas e bens nesta estrada regional e também no acesso dos agricultores às suas explorações, situação que acaba por provocar grandes danos e estragos nas infraestruturas e nos próprios terrenos. As intervenções que se sucederam ao longo dos últimos quatro anos visaram garantir uma melhor circulação, tendo-se, inclusivamente, criado poços de infiltração e pequenas bacias de retenção, que constituem as melhores medidas de gestão das águas pluviais. A criação dessas estruturas melhora a infraestrutura viária, garantindo que permanece transitável durante e após chuvas intensas, reduzindo o risco de acidentes e danos nas propriedades e proporcionando maior segurança e mobilidade para os residentes. Apresentando-se como fundamentais para a gestão sustentável das águas pluviais em áreas urbanas, as obras que decorreram nos caminhos paralelos à Via Vitorino Nemésio contribuem para a resiliência das localidades face às mudanças climáticas e a eventos climáticos extremos. Paralelamente, a mesma via tem sido alvo de várias intervenções ao nível da segurança, substituição de rails de proteção, substituição e limpeza da sinalização vertical. Entretanto, está adjudicada, desde final 2024, a pintura de sinalização horizontal daquela mesma via, que só não se iniciou em virtude devido à forte pluviosidade do inverno em curso. Saliente-se que, ainda no decorrer de 2025, será garantida a continuidade de melhoria da sinalização na restante extensão em falta. Há a referir, entretanto, os trabalhos mais recentes, que consistiram na limpeza de bermas, execução de novos poços sumidouros, limpeza dos poços existentes, encaminhamento das águas pluviais e regularização do piso em todo o percurso, no sentido Praia da Vitória- Angra do Heroísmo e vice-versa, um percurso com cerca 20 Km, num valor de cerca de 180 mil euros. Em colaboração com o IROA, foi ainda efetuada uma betonagem com cerca de 400 metros numa zona do percurso com grande declive. Apesar do pavimento em bagacina desta zona ser reposto anualmente, os detritos acabavam sempre por ser levados pelas escorrências devido ao declive e à pluviosidade, o que dificultava o acesso às propriedades ali existentes. A solução encontrada foi a colocação de betão nas zonas afetadas, criando, desta forma, maior segurança na circulação de pessoas e bens, independentemente das condições climatéricas.
21 de Fevereiro 2025
Diversificação da Rede Regional de Percursos Pedestres qualifica o destino e descentraliza fluxos turísticos, diz Berta Cabral
Estão em fase de implementação 14 novos percursos pedestres que irão, num futuro próximo, integrar a Rede Regional de Percursos Pedestres, aos quais se juntam três novas propostas de trilhos aprovadas na última reunião da Comissão de Acompanhamento de Percursos Pedestres (CAPP). A Secretária Regional com a tutela do Turismo, Berta Cabral, defende que “estas intervenções se inserem na política de qualificação do destino, definida no Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA 2030), permitindo a ampliação e diversificação da Rede Regional de Percursos Pedestres dos Açores”. Atualmente, a Rede Regional de Percursos Pedestres conta com 96 percursos pedestres homologados, totalizando 838 km sinalizados com as marcas e códigos reconhecidos internacionalmente e que garantem as condições de segurança dos praticantes e a proteção ambiental onde os mesmos se desenvolvem. “Somos, há dois anos consecutivos, distinguidos como o «Melhor Destino de Turismo de Aventura do Mundo” e estes novos percursos permitem continuar o trabalho de elevação da experiência turística e de consolidação da posição dos Açores como destino de excelência para esse tipo de turismo – um turismo ativo, silencioso, de natureza e de aventura”, sublinha Berta Cabral. Duas das três propostas para novos trilhos pedestres localizam-se na Terceira, e a outra localiza-se em São Jorge. Na ilha Terceira, foi aprovada a proposta de criação do Trilho da Lagoa do Cerro, com uma extensão de 5,5 km, por proposta pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, onde se destaca a Lagoa do Cerro, que dá o nome ao trilho, uma zona húmida de grande interesse ecológico e um local privilegiado para a observação de aves locais e migratórias, bem como o Trilho das Ribeiras/Matas da Agualva, com cerca de oito km, apresentado pela Junta de Freguesia da Agualva que apresenta um rico património histórico-cultural, ligado à arquitetura da água, com moinhos, regos "pulos", pias, lavadouros e outras infraestruturas de interesse que retratam a relação histórica entre a comunidade e os recursos hídricos locais. Na ilha de São Jorge, foi apresentado pela Junta de Freguesia de Santo Antão o Trilho dos Grutões, com cerca de 6,5 km de extensão e que que permite visitar o local dos “Grutões” e passar pela Fajã de São João. Este percurso oferece uma experiência singular, para caminhantes experientes, imersa na natureza e na história local relembrando as antigas travessias que conectavam as populações às fajãs em busca de climas mais amenos durante o inverno. Os promotores destes novos trilhos aprovados implementarão os percursos até ao início do próximo ano, cabendo à Direção Regional do Turismo a respetiva sinalização, bem como execução de painéis informativos e a comunicação no Portal do Turismo. A Rede Regional de Percursos Pedestres dos Açores é sistematicamente monitorizada, fiscalizada e aprimorada através da ação desenvolvida pelo Núcleo de Apoio das Atividades de Turismo de Natureza, da Direção Regional do Turismo. Em 2024, foram produzidos 183 relatórios de monitorização, correspondendo a mais de 2.000 km percorridos e fiscalizados nos vários trilhos que compõem a rede e resultando em 85 ações de corretivas. No final do ano, registava-se o encerramento temporário de 8 percursos, na sua maioria devido a questões de segurança relacionadas com a instabilidade geomorfológica. Adicionalmente, foram realizados trabalhos significativos na manutenção de sinalética, com especial destaque nas ilhas do Pico e das Flores, onde houve um reforço da sinalética e dos painéis de início de percurso. Este trabalho é fundamental para assegurar a qualidade e segurança dos percursos pedestres, que são um pilar do turismo sustentável nos Açores. Berta Cabral recorda que “os percursos pedestres continuam a ser um dos principais atrativos turísticos da Região, proporcionando aos visitantes e residentes a oportunidade de explorar a beleza natural, a riqueza cultural e a história das ilhas, a pé, o que permite um contacto genuíno com a Natureza Terra e também, muitas vezes, com a Natureza Humana” dos Açores. A Comissão de Acompanhamento de Percursos Pedestres é composta por um representante da Direção Regional do Turismo, um representante da Direção Regional do Ambiente e Ação Climática, um representante da Direção Regional dos Recursos Florestais, um representante da VisitAzores, um representante de associações com atividade na Região na área do pedestrianismo, um representante da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores e um representante da Delegação Regional da Associação Nacional das Freguesias e que tem como competências, entre outras, deliberar sobre a revisão ou revogação das classificações de percursos pedestres, bem como emitir parecer sobre as questões acerca dos percursos pedestres.