- Candidaturas
- Política de Privacidade
- Campanha Rodoviária
Nota à imprensa - abastecimento das Flores e do Corvo
Artur Lima presidiu ao lançamento da primeira pedra da empreitada de ampliação do TERINOV
Assinado contrato da empreitada de requalificação do Campo de Jogos da Escola Básica e Secundária de Santa Maria
A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas (SRTMI) é o departamento do XIV Governo dos Açores responsável pela definição, execução e avaliação das ações necessárias ao cumprimento da política regional em matéria de turismo, mobilidade, infraestruturas e energia.
Um organismo que, ao reforçar o Turismo e a Mobilidade na mesma tutela, demonstra a relevância que estes dois sectores têm, não só para a consolidação de um ecossistema determinante para a economia, coesão e para o desenvolvimento regional, mas também para a contínua dinamização da promoção e projeção do arquipélago no Mundo.
Com as Infraestruturas, a SRTMI atua na construção e requalificação de equipamentos públicos que beneficiam os açorianos de cada uma das nove ilhas, promovendo progresso com melhores condições de utilização de espaços impulsionadores ao seu bem-estar e qualidade de vida.
A Energia, considerada um dos elementos centrais de atuação na política regional, traz uma linha orientadora de medidas e estratégias que visa a promoção assertiva da sustentabilidade energética na região.
Ainda na dependência da SRTMI, o Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) representa um organismo ativo na construção e no acompanhamento de diferenciadas infraestruturas no arquipélago, assim como na avaliação de condições estruturais que garantam a devida segurança dos açorianos.
20 de Janeiro 2025
Nota à imprensa - abastecimento das Flores e do Corvo
A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas informa que, devido às más condições atmosféricas, nomeadamente à forte agitação marítima que se tem feito sentir nos últimos dias, os navios Thor e Margarethe estão limitados na sua operação e impossibilitados de atracar nos portos das Flores e do Corvo, situação que está a condicionar o normal abastecimento das duas ilhas. O Governo dos Açores está a acompanhar permanentemente a situação e a envidar todos os esforços no sentido de retomar o abastecimento às duas ilhas o mais rapidamente possível, perante as potenciais janelas de oportunidade de melhoria das condições atmosféricas nos próximos dias. Neste momento, importa registar que: - O navio São Jorge – abastecimento de combustíveis – já se encontra na ilha do Faial e vai tentar atracar nas Flores já na próxima quarta-feira, se se confirmarem as previsões meteorológicas e a melhoria do estado do mar; - O navio Margarethe está muito condicionado pelas condições meteorológicas previstas. Há uma potencial abertura na quarta-feira, mas as previsões de ondulação no trajeto até às Flores são muito negativas. A situação está a ser acompanhada diariamente e, assim que for possível, o Margarethe seguirá para a ilha das Flores. - O navio Thor B aguarda confirmação, mas, previsivelmente, existem condições para que o mesmo opere na quarta-feira, de manhã, nas Flores, e à tarde no Corvo. Embora alheia à situação, a Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas reforça que mantém um acompanhamento permanente da situação meteorológica e tudo fará para garantir o regular abastecimento às ilhas das Flores e do Corvo, expressando toda a solidariedade com as respetivas populações.
13 de Janeiro 2025
Artur Lima presidiu ao lançamento da primeira pedra da empreitada de ampliação do TERINOV
O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, presidiu hoje à cerimónia de assinatura do auto de consignação e lançamento da primeira pedra da empreitada de ampliação do Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira – TERINOV. A intervenção, que visa a construção de um novo edifício, prende-se com a necessidade de alargar a oferta de espaço para instalação de empresas no Parque, permitindo a criação de oito novas áreas empresariais e respetivos apoios. “Estamos hoje aqui a dotar o TERINOV de uma infraestrutura melhor apetrechada para conseguir fazer face à procura crescente”, afirmou Artur Lima. “Este novo investimento faz parte de uma estratégia vasta e de futuro que queremos continuar a implementar neste domínio, como já demonstrado com a abertura de um concurso de concessão de quinze novos espaços no NONAGON, em São Miguel”, adiantou o governante. “Esta obra não é um mero investimento num edifício. É, antes de mais, um investimento nas pessoas. É um investimento na capacidade que temos de reter talento qualificado nos Açores e de proporcionar oportunidades aos nossos empreendedores”, sublinhou também o Vice-Presidente do Governo. A obra de ampliação do TERINOV está inserida no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e foi adjudicada à TREPA, LDA. pelo valor de 1.852.000 €, (acrescido de IVA), e com um prazo de execução de 365 dias. O TERINOV é um dos dois parques de ciência e tecnologia da Região e foi inaugurado em julho de 2020. Presentemente conta com mais de 70 empresas instaladas e perto de 300 postos de trabalho afetos. Por fim, o governante salientou também que “a colaboração entre o Governo Regional, as empresas e as universidades é essencial para se criar um ecossistema inovador que permita que os Açores se afirmem como um destino atrativo para a ciência e a tecnologia”.