- Licenciamento de Infraestruturas Turísticas
- Bolsa de Profissionais de Informação Turística

Açores recebem distinção da Green Destinations na categoria “Comunidades & Cultura”

Mário Mota Borges empenhado em reforçar a presença dos Açores nos mercados internacionais

Açores vencem o Prémio Nacional de Turismo na categoria de Turismo Sustentável
As nove ilhas que compõem o Arquipélago dos Açores caracterizam-se pela sua diversidade paisagística, pela riqueza do seu património ambiental, natural e cultural.
Constituindo um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza e do turismo ativo, a oferta atualmente existente em termos de golfe, da observação de cetáceos, percursos pedestres, do "big game fishing", do mergulho, bem como a qualidade das suas unidades hoteleiras a par das unidades existentes em Turismo em Espaço Rural, e das facilidades para o turismo de congressos e incentivos e turismo de cruzeiro são a garantia de uma férias inesquecíveis.
A cultura do chá, a manufatura de charutos, as lagoas únicas, a gastronomia, a afabilidade dos açoreanos ou o vulcanismo, são apenas algumas das facetas que tornam os Açores num destino único e diferente.
Esperamos por si!

12 de Março 2021
Açores recebem distinção da Green Destinations na categoria “Comunidades & Cultura”
Os Açores alcançaram hoje o 2.º lugar na categoria “Comunidades & Cultura” da Green Destinations. O anúncio foi feito através do evento online da ‘Green Destinations Story Awards’, uma cerimónia que apresenta as histórias mais inspiradoras de práticas de turismo sustentável e resiliente de 2020. A região alcançou este prémio com a sua ‘Good Practice Story’ sobre o Projeto da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores, uma iniciativa do Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia, que visa apoiar a adoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável de forma inclusiva e abrangente nos diversos setores da sociedade. A cartilha é operacionalizada em todo o arquipélago através de ações de sensibilização e angariação, ‘workshops’ de capacitação e fóruns de progresso. A Cartilha de Sustentabilidade dos Açores arrancou em 2017, com apenas 45 entidades subscritoras, e atualmente abarca 143 entidades, o que se traduz em mais de 500 compromissos de sustentabilidade assumidos pelas várias entidades espalhadas nas nove ilhas da Região. A atribuição deste prémio reforça o posicionamento estratégico da Região como destino sustentável, aglutinando desta forma os vários setores da sociedade açoriana, rumo ao desenvolvimento sustentável do arquipélago. Os interessados em subscrever a Cartilha de Sustentabilidade dos Açores podem consultar o site: http://sustainable.azores.gov.pt/cartilha.

9 de Janeiro 2021
Mário Mota Borges empenhado em reforçar a presença dos Açores nos mercados internacionais
O Secretário Regional dos Transportes, Turismo e Energia, Mário Mota Borges, disse esta sexta-feira, estar empenhado em reforçar a presença dos Açores nos mercados internacionais. “Os Açores têm de reforçar a sua presença promocional nos mercados internacionais, sobretudo através do marketing digital, por forma a preparar a rápida retoma do setor assim que possível e fazer face à forte concorrência ainda mais vincada nos tempos atuais em que vivemos”, frisou o governante, Mário Mota Borges falava após reunir-se com a Secretária de Estado do Turismo de Portugal, Rita Marques, onde foram analisadas as questões mais prementes face à pandemia e à estratégia do Turismo de Portugal para a Região, de forma a agilizar os processos, bem como o reforço dos apoios à tesouraria das empresas. Para o titular da pasta do Turismo “é sem dúvida um momento de reflexão sobre o desenvolvimento do destino que deverá resultar no seu reposicionamento estratégico de qualificação e elevação”. Ficou também assente neste encontro a manutenção do montante dos apoios ao arquipélago da parte do Turismo de Portugal com vista à promoção e comercialização da Região Autónoma dos Açores e das empresas nos mercados internacionais. Segundo o Secretário Regional dos Transportes, Turismo e Energia, foi também debatido o apoio para um reforço da formação nas empresas e nas escolas que lecionam cursos na área do turismo. "Os Açores têm condições ideais e gozam de um excelente posicionamento geoestratégico entre a Europa e a América do Norte, daí a importância na canalização de apoios do Turismo de Portugal para a captação de eventos internacionais futuros de grande visibilidade para a Região", defendeu ainda o governante. O encontro contou ainda com a presença da Diretora Regional do Turismo, Rosa Costa, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo e Filipe Silva, administrador do Turismo de Portugal.