- Licenciamento de Infraestruturas Turísticas
Produto turístico em Santa Maria com novas oportunidades de negócio associadas ao ciclismo
Portos dos Açores inicia procedimento de atribuição de espaços para atividades marítimo-turísticas na marina da Horta
São Jorge é o destino da lua-de-mel das noivas e noivos de Santo António
As nove ilhas que compõem o Arquipélago dos Açores caracterizam-se pela sua diversidade paisagística, pela riqueza do seu património ambiental, natural e cultural.
Constituindo um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza e do turismo ativo, a oferta atualmente existente em termos de golfe, da observação de cetáceos, percursos pedestres, do "big game fishing", do mergulho, bem como a qualidade das suas unidades hoteleiras a par das unidades existentes em Turismo em Espaço Rural, e das facilidades para o turismo de congressos e incentivos e turismo de cruzeiro são a garantia de uma férias inesquecíveis.
A cultura do chá, a manufatura de charutos, as lagoas únicas, a gastronomia, a afabilidade dos açoreanos ou o vulcanismo, são apenas algumas das facetas que tornam os Açores num destino único e diferente.
Esperamos por si!
22 de Junho 2022
Produto turístico em Santa Maria com novas oportunidades de negócio associadas ao ciclismo
A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, através da Direção Regional do Turismo apresentou ontem, no Museu de Santa Maria, o projeto de Cycl’in Azores a todo ao 'trade' mariense. “O investimento na infraestruturação da rede Cycl’in Azoresvem qualificar a oferta na ilha de Santa Maria”, afirmou a Diretora Regional do Turismo, Rosa Costa, acrescentando que assim se “potencia um dos produtos identificados no PEMTA como prioritários para esta ilha“. Para além da apresentação da rede de ciclismo criada nas diversas modalidades de BTT enduro, cross country, gravel e estrada, que contou com a presença de várias entidades, entre elas a Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto e o Presidente da Associação de Ciclismo dos Açores, teve igualmente lugar uma ação de capacitação direcionada as empresas presentes dos diferentes ramos do setor, como a restauração, rent-a-cars, alojamento e animação turística. A ação de capacitação evidenciou a existência de condições muito favoráveis para o surgimento de novos serviços e negócios associados ao cycling, e, segundo a Diretora Regional do Turismo, “pretende-se que em torno de uma atividade já praticada por muitos marienses, se consiga criar um produto turístico consolidado". "Para isso, é importante que os empresários da ilha de Santa Maria saibam igualmente potenciar as condições que estão agora disponíveis para capitalizarem os seus investimentos e diversificarem as suas receitas”, prosseguiu. Rosa Costa destacou, ainda, a possibilidade de cruzamento de produtos referindo que “Santa Maria poderá oferecer experiências e atividades devidamente estruturadas, conjugando o cicloturismo com outros produtos, como os percursos pedestres, ou mesmo com a vertente cultural, através dos itinerários das Rotas Temáticas nas áreas da baleação, das vinhas e dos vulcões“. A infraestruturação desta rede de cycling em Santa Maria já se encontra concluída, criando-se a de que as empresas locais possam começar a potenciar este investimento já nesta época de verão.
15 de Junho 2022
Portos dos Açores inicia procedimento de atribuição de espaços para atividades marítimo-turísticas na marina da Horta
A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas informa que a Portos dos Açores, S.A. já iniciou o procedimento de consulta prévia para atribuição do direito de utilização de espaços destinados ao apoio das atividades marítimo-turísticas na marina da Horta. Depois de uma visita ao local no passado dia 3 do corrente, foi de imediato desencadeado todo o processo legal para concretização da entrega do edifício à Portos dos Açores e a consequente colocação das frações ao serviço dos empresários do setor. Berta Cabral, Secretária Regional da tutela, sublinhou que “colocar estes espaços disponíveis para as empresas marítimo-turísticas antes de se iniciar o verão era um objetivo explícito”, clarificando que “a necessidade era evidente há muito tempo e que, agora, se tornava premente colocar o investimento realizado a contribuir para o desenvolvimento turístico e económico do Faial”. O edifício de apoio às atividades marítimo-turísticas do porto da cidade da Horta é um investimento do Governo dos Açores, veiculado pela Direção Regional do Turismo, cuja gestão foi atribuída à Portos dos Açores, S.A. pela Resolução do Conselho do Governo n.º 107/2022, de 13 de junho de 2022. A infraestrutura reveste-se de grande importância para os diversos setores de atividade marítima, pois permite a valorização e o reforço da competitividade das empresas locais através da prestação de serviços com maior qualidade.