- Licenciamento de Infraestruturas Turísticas
- Bolsa de Profissionais de Informação Turística

Mário Mota Borges empenhado em reforçar a presença dos Açores nos mercados internacionais

Açores vencem o Prémio Nacional de Turismo na categoria de Turismo Sustentável

Portal do Governo em transição para o XIII Governo Regional dos Açores
As nove ilhas que compõem o Arquipélago dos Açores caracterizam-se pela sua diversidade paisagística, pela riqueza do seu património ambiental, natural e cultural.
Constituindo um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza e do turismo ativo, a oferta atualmente existente em termos de golfe, da observação de cetáceos, percursos pedestres, do "big game fishing", do mergulho, bem como a qualidade das suas unidades hoteleiras a par das unidades existentes em Turismo em Espaço Rural, e das facilidades para o turismo de congressos e incentivos e turismo de cruzeiro são a garantia de uma férias inesquecíveis.
A cultura do chá, a manufatura de charutos, as lagoas únicas, a gastronomia, a afabilidade dos açoreanos ou o vulcanismo, são apenas algumas das facetas que tornam os Açores num destino único e diferente.
Esperamos por si!

9 de Janeiro 2021
Mário Mota Borges empenhado em reforçar a presença dos Açores nos mercados internacionais
O Secretário Regional dos Transportes, Turismo e Energia, Mário Mota Borges, disse esta sexta-feira, estar empenhado em reforçar a presença dos Açores nos mercados internacionais. “Os Açores têm de reforçar a sua presença promocional nos mercados internacionais, sobretudo através do marketing digital, por forma a preparar a rápida retoma do setor assim que possível e fazer face à forte concorrência ainda mais vincada nos tempos atuais em que vivemos”, frisou o governante, Mário Mota Borges falava após reunir-se com a Secretária de Estado do Turismo de Portugal, Rita Marques, onde foram analisadas as questões mais prementes face à pandemia e à estratégia do Turismo de Portugal para a Região, de forma a agilizar os processos, bem como o reforço dos apoios à tesouraria das empresas. Para o titular da pasta do Turismo “é sem dúvida um momento de reflexão sobre o desenvolvimento do destino que deverá resultar no seu reposicionamento estratégico de qualificação e elevação”. Ficou também assente neste encontro a manutenção do montante dos apoios ao arquipélago da parte do Turismo de Portugal com vista à promoção e comercialização da Região Autónoma dos Açores e das empresas nos mercados internacionais. Segundo o Secretário Regional dos Transportes, Turismo e Energia, foi também debatido o apoio para um reforço da formação nas empresas e nas escolas que lecionam cursos na área do turismo. "Os Açores têm condições ideais e gozam de um excelente posicionamento geoestratégico entre a Europa e a América do Norte, daí a importância na canalização de apoios do Turismo de Portugal para a captação de eventos internacionais futuros de grande visibilidade para a Região", defendeu ainda o governante. O encontro contou ainda com a presença da Diretora Regional do Turismo, Rosa Costa, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo e Filipe Silva, administrador do Turismo de Portugal.

16 de Dezembro 2020
Açores vencem o Prémio Nacional de Turismo na categoria de Turismo Sustentável
Os Açores venceram hoje o primeiro lugar do Prémio Nacional de Turismo, promovido pelo BPI e pelo Expresso, na categoria de Turismo Sustentável, com o projeto da Certificação dos Açores como Destino Turístico Sustentável pela EarthCheck. O Expresso e o BPI juntaram-se na promoção dos melhores exemplos do turismo português e os Açores submeteram a sua candidatura através da Direção Regional do Turismo. O projeto de certificação dos Açores como destino turístico sustentável pela EarthCheck tem vindo a contribuir para o posicionamento estratégico do destino turístico Açores, alinhando-o a uma crescente consciência internacional dos consumidores, já bem visível nas novas gerações e na sua capacidade de influência sobre as demais. Este projeto faz do turismo uma atividade promotora de melhores condições de vida para as populações locais, contribuindo para o desenvolvimento económico da Região, ao mesmo tempo que assegura o equilíbrio ambiental. É, ainda, um projeto inovador que assenta numa ampla ação colaborativa, envolvendo um cada vez maior leque de intervenientes de diversos setores, com o objetivo comum de alcançar a verdadeira sustentabilidade do destino. No âmbito da cerimónia de entrega de Prémios, foram ainda distinguidas outras entidades, nas categorias de Turismo Autêntico, Turismo em Rede, Turismo de Confiança, Turismo Inteligente e ainda o Prémio Carreira. O Prémio Nacional de Turismo é uma iniciativa do Expresso, em parceria com o BPI, e tem como propósito premiar empresas, projetos públicos e personalidades pelo seu contributo para o setor do turismo, contando também com o alto patrocínio do Ministério da Economia e da Transição Digital, o apoio institucional do Turismo de Portugal e a Deloitte enquanto knowledge partner.