- Licenciamento Turístico

Ilha Graciosa recebe segunda edição do Azores Trails Fest até 7 de outubro
Valorização do Património Gastronómico foi tema central do Dia Mundial do Turismo nos Açores
I Fórum de Renovação da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) das Terras do Priolo de 2023
As nove ilhas que compõem o Arquipélago dos Açores caracterizam-se pela sua diversidade paisagística, pela riqueza do seu património ambiental, natural e cultural.
Constituindo um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza e do turismo ativo, a oferta atualmente existente em termos de golfe, da observação de cetáceos, percursos pedestres, do "big game fishing", do mergulho, bem como a qualidade das suas unidades hoteleiras a par das unidades existentes em Turismo em Espaço Rural, e das facilidades para o turismo de congressos e incentivos e turismo de cruzeiro são a garantia de uma férias inesquecíveis.
A cultura do chá, a manufatura de charutos, as lagoas únicas, a gastronomia, a afabilidade dos açoreanos ou o vulcanismo, são apenas algumas das facetas que tornam os Açores num destino único e diferente.
Esperamos por si!

3 de Outubro 2023
Ilha Graciosa recebe segunda edição do Azores Trails Fest até 7 de outubro
A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, através da Direção Regional do Turismo, realiza de 4 a 7 de outubro a segunda edição do Azores Trails Fest, na ilha Graciosa. Este evento arranca com a inauguração da estátua “A Caminhante”, da autoria do artista plástico José João Dutra,no dia 4 de outubro, às 16h00, no caminho de acesso à Furna da Maria Encantada, na freguesia de Guadalupe. A sessão de abertura do evento, que será presidida pela Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, está marcada para as 18h30 do mesmo dia, mas no Pavilhão Multiusos de Santa Cruz da Graciosa. Segue-se a apresentação do programa Azores Trails Fest 2023 e o lançamento da plataforma de gestão e monitorização da Rede Regional de Percursos Pedestres, MONITRAILS. O certame pretende envolver as entidades públicas e todo o 'trade' turístico, desde a restauração, hotelaria, empresas de animação turística, entre muitas outras, na promoção e dinamização da Rede Regional de Percursos Pedestres e afirmar os Açores, no panorama internacional, como uma referência nas experiências de Turismo de Natureza ativo, assente numa perspetiva de sustentabilidade. Combater os índices de sazonalidade alongando a época turística e aumentar a oferta de iniciativas disponíveis na época baixa, além de promover a Região, consolidando a sua imagem como Destino de Turismo de experiências na natureza e com qualidades e condições ideais para a prática desta atividade, aumentando a sua visibilidade neste nicho de mercado, são outros dos objetivos desta iniciativa. Além disso, pretende-se difundir e reforçar a sustentabilidade local, bem como incentivar estilos de vida ativos e saudáveis, cumprindo assim com o dever de integração de uma componente social e pedagógica. Contribuir para o aumento das qualificações dos intervenientes na oferta turística local, cumprindo desta forma com a integração de uma componente socioeconómica, e desenvolver, na Região, uma referência fixa de animação e entretenimento, que possa integrar a programação anual do “Trade” e demais intervenientes turísticos são também propósitos deste evento, que tem como público alvo a comunidade local, turistas, operadores Turísticos e imprensa da especialidade nacional e internacional. O programa do Azores Trails Fest integrará um conjunto de percursos pedestres com diferentes temáticas, ao longo dos quais os caminhantes terão a oportunidade de receber explicações sobre flora, fauna, geossítios, aspetos culturais e históricos da identidade graciosense, bem como a possibilidade de experienciar a gastronomia local, arte na natureza, atividades de saúde e bem-estar, entre outras. A primeira edição do Azores Trails Fest realizou-se, em 2022, na ilha de São Jorge.
28 de Setembro 2023
Valorização do Património Gastronómico foi tema central do Dia Mundial do Turismo nos Açores
A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, através da Direção Regional do Turismo, celebrou ontem, 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo, com uma conferência realizada em Santa Cruz, na ilha das Flores. A conferência, dedicada ao Turismo Gastronómico, contou com a intervenção da Diretora Regional do Turismo, Rosa Costa, em representação da Secretária Regional da tutela, Berta Cabral. Seguiu-se a apresentação do revisto PEMTA2030 e do Relatório de Turismo Gastronómico dos Açores, desenvolvido pela Local Food Culture para a Direção Regional do Turismo, no qual se apresenta um diagnóstico atual da Gastronomia nos Açores enquanto produto turístico, bem como a recomendação de ações para a estruturação e qualificação deste produto. O encontro contou, ainda, com a presença de três casos de sucesso de empresas que têm como produto tours gastronómicos, sendo dois deles dos Açores e um terceiro de uma descendente açoriana, que reside nos Estados Unidos da América e que traz aos Açores grupos para conhecerem a gastronomia açoriana. Segundo Berta Cabral, esta celebração visou “mostrar a capacidade que os Açores têm para continuar a inovar e diversificar a sua oferta turística, especialmente aquela que está acessível durante todo o ano e que permite a aposta do destino em períodos fora da época alta bem como a dispersão de visitantes pelas nove ilhas dos Açores, sendo este um dos objetivos plasmados no PEMTA 20230”. De salientar que, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo nos Açores, todos os visitantes dos Postos de Informação Turística receberam um produto regional, resultado da parceria estabelecida com a Marca Açores. O tema escolhido para esta celebração nos Açores foi ao encontro do que foi lançado pela Organização Mundial do Turismo – Green Investments, que destacou a necessidade de mais investimentos e melhor direcionados para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade da comunidade local, em alternativa aos investimentos tradicionais.