- Candidaturas
- Política de Privacidade
- Campanha Rodoviária
Governo dos Açores congratula-se com aumento da capacidade no transporte marítimo de carga
Berta Cabral apela a armadores para aumentarem número de navios que abastecem as ilhas
Adjudicada aquisição de serviços para elaboração do projeto de execução da empreitada de construção do novo Centro de Saúde das Lajes do Pico
A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas (SRTMI) é o departamento do XIV Governo dos Açores responsável pela definição, execução e avaliação das ações necessárias ao cumprimento da política regional em matéria de turismo, mobilidade, infraestruturas e energia.
Um organismo que, ao reforçar o Turismo e a Mobilidade na mesma tutela, demonstra a relevância que estes dois sectores têm, não só para a consolidação de um ecossistema determinante para a economia, coesão e para o desenvolvimento regional, mas também para a contínua dinamização da promoção e projeção do arquipélago no Mundo.
Com as Infraestruturas, a SRTMI atua na construção e requalificação de equipamentos públicos que beneficiam os açorianos de cada uma das nove ilhas, promovendo progresso com melhores condições de utilização de espaços impulsionadores ao seu bem-estar e qualidade de vida.
A Energia, considerada um dos elementos centrais de atuação na política regional, traz uma linha orientadora de medidas e estratégias que visa a promoção assertiva da sustentabilidade energética na região.
Ainda na dependência da SRTMI, o Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) representa um organismo ativo na construção e no acompanhamento de diferenciadas infraestruturas no arquipélago, assim como na avaliação de condições estruturais que garantam a devida segurança dos açorianos.
22 de Agosto 2025
Governo dos Açores congratula-se com aumento da capacidade no transporte marítimo de carga
O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, congratula-se com o aumento da capacidade no transporte marítimo para os Açores. A Transinsular anunciou hoje o lançamento do um novo serviço e o aumento da capacidade no transporte marítimo para os Açores, com um novo navio e frequência semanal a partir de setembro, o que, segundo a Secretária da tutela, Berta Cabral, vem ao encontro das pretensões do executivo açoriano. “Com o aumento significativo da carga transportada para os Açores, defendemos a necessidade de os operadores marítimos incrementarem a frota, o que agora acontece com o novo navio da Transinsular, no âmbito da reestruturação do serviço regular de transporte marítimo para a Região Autónoma dos Açores”, afirma a governante. Segundo Berta Cabral, o novo serviço Transinsular Expresso +, que introduz mais um navio a motor (ETE Portugal), dedicado exclusivamente à Região, acontece na sequência do "esforço de coordenação e cooperação que o Governo dos Açores tem vindo a desenvolver com os armadores”. E prossegue: “este reforço mostra que os armadores são sensíveis às questões específicas com que o transporte marítimo de mercadorias se debate nos Açores, sobretudo devido ao aumento substancial da carga para as nossas ilhas”. Este navio vai aumentar a frequência do transporte marítimo, assegurar a pontualidade e a distribuição para todas as ilhas do arquipélago, o que responde à necessidade da população e dos agentes económicos locais. O novo navio, que começa a operar na Região a 5 de setembro, tem características adequadas aos portos do arquipélago, dotando a Linha Regular dos Açores e em concreto o serviço Transinsular Expresso + com maior capacidade e eficiência operacional em porto. Berta Cabral reafirma o compromisso do Governo dos Açores no sentido de continuar a cooperar com os armadores para que haja sempre cobertura eficiente das necessidades da Região, escalas semanais em todas as ilhas, previsibilidade e cumprimento dos horários e itinerários.
14 de Agosto 2025
Berta Cabral apela a armadores para aumentarem número de navios que abastecem as ilhas
A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, apelou hoje aos armadores para intensificarem, o mais rapidamente possível, o número de navios que fazem o abastecimento das várias ilhas. Berta Cabral sublinha que o Governo dos Açores reconhece que as alterações nos itinerários e o substancial aumento da carga transportada para as ilhas e interilhas têm vindo a causar vários transtornos a empresas e particulares. "Estamos a envidar esforços junto dos armadores para que estes aumentem o número de navios de transporte de carga para as ilhas açorianas”, garante a governante. “O facto é que se têm verificado muitas alterações de itinerário - um total de sete neste mês de agosto -, situação que tem vindo a complicar a gestão da carga por parte dos empresários”, diz ainda Berta Cabral, reforçando a ideia de que “é cada vez mais percetível que não existe capacidade instalada para transporte de todas as mercadorias para a Região, principalmente nos meses de verão”. Nos últimos anos, verificou-se um crescimento médio da carga transportada (carga e descarga nos portos regionais) em 10%. Todavia, a Secretária Regional garante que não houve qualquer cancelamento de navios para nenhuma ilha.