- Política de Privacidade
- Campanha Rodoviária
Tribunal de Contas dá visto favorável à empreitada de construção de infraestruturas de apoio ao porto de pescas de São Mateus
Lançado concurso público internacional para proteção do Porto de Santa Iria, um investimento superior a 5,6 milhões de euros
Nota à imprensa
A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas (SRTMI) é o departamento do XIV Governo dos Açores responsável pela definição, execução e avaliação das ações necessárias ao cumprimento da política regional em matéria de turismo, mobilidade, infraestruturas e energia.
Um organismo que, ao reforçar o Turismo e a Mobilidade na mesma tutela, demonstra a relevância que estes dois sectores têm, não só para a consolidação de um ecossistema determinante para a economia, coesão e para o desenvolvimento regional, mas também para a contínua dinamização da promoção e projeção do arquipélago no Mundo.
Com as Infraestruturas, a SRTMI atua na construção e requalificação de equipamentos públicos que beneficiam os açorianos de cada uma das nove ilhas, promovendo progresso com melhores condições de utilização de espaços impulsionadores ao seu bem-estar e qualidade de vida.
A Energia, considerada um dos elementos centrais de atuação na política regional, traz uma linha orientadora de medidas e estratégias que visa a promoção assertiva da sustentabilidade energética na região.
Ainda na dependência da SRTMI, o Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) representa um organismo ativo na construção e no acompanhamento de diferenciadas infraestruturas no arquipélago, assim como na avaliação de condições estruturais que garantam a devida segurança dos açorianos.
19 de Dezembro 2024
Tribunal de Contas dá visto favorável à empreitada de construção de infraestruturas de apoio ao porto de pescas de São Mateus
O Tribunal de Contas acaba de dar visto favorável à empreitada de construção de infraestruturas de apoio ao porto de pescas de São Mateus da Calheta, na ilha Terceira. Adjudicada pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, através da Direção Regional das Obras Públicas, em estreita colaboração com a Secretaria Regional do Mar e Pescas, esta obra representa um investimento de 1.134.48,00 € (IVA incluído) e foi adjudicada à empresa Trepa Construção Civil, Lda. A intervenção tem como objetivo reforçar as infraestruturas de apoio junto ao referido porto de pescas, dotando os profissionais do setor de melhores condições de trabalho. Neste sentido, prevê-se a construção de casas de aprestos, zonas para preparação de artes e armazenamento assim como instalações sanitárias. Saliente-se que o porto de pescas de São Mateus da Calheta é o mais importante da costa sul da ilha Terceira e um dos principais pontos de descarga e primeira venda de pescado dos Açores.
18 de Dezembro 2024
Lançado concurso público internacional para proteção do Porto de Santa Iria, um investimento superior a 5,6 milhões de euros
O concurso público internacional para a empreitada de reabilitação e proteção marítima do Porto de Santa Iria, na ilha de São Miguel, acaba de ser publicado no Jornal Oficial da Região, no Diário da República e no Jornal Oficial da União Europeia. A empreitada, lançada pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, através da Direção Regional das Obras Públicas, representa um investimento de 5.626.000,00 € (IVA incluído) e visa a reabilitação e proteção marítima deste porto situado na freguesia da Ribeirinha, concelho da Ribeira Grande. Pretende-se, essencialmente, promover condições de segurança na zona do Porto de Santa Iria, através da estabilização das arribas contíguas à estrada regional de acesso ao porto, mitigando o risco geotécnico para pessoas e bens, tanto na via de acesso ao porto como na zona do solário, através da instalação de elementos de suporte com características adaptadas à exposição ambiental local e de baixo impacto visual. Ao mesmo tempo, a obra em apreço tem como objetivo garantir a proteção costeira contra a ação direta da agitação marítima, tanto no setor norte como no setor sul da infraestrutura portuária, bem como salvaguardar e preservar o património construído no porto de Santa Iria. Assim, a intervenção prevista para aquele porto consiste na desmatação e decapagem das arribas, para a implementação de uma solução de estabilização assente em pregagens e redes metálicas, numa área de cerca de 27 000m2, assim como a construção de órgãos de drenagem de águas pluviais. Prevê-se, ainda, a requalificação da via de acesso ao porto, incluindo a pavimentação, a construção de muros e a sinalização do arruamento, e a execução de proteções marítimas e a requalificação geral do porto, incluindo a preservação do património construído. Segundo defende a Secretária Regional da tutela, Berta Cabral, “é essencial promover condições de segurança na zona do Porto de Santa Iria, através da estabilização das arribas contíguas à estrada regional de acesso ao porto, mitigando o risco para pessoas e bens, tanto na via de acesso ao porto". “Garantir a proteção costeira contra a ação direta da agitação marítima, tanto no setor norte como no setor sul da infraestrutura portuária, e salvaguardar e preservar o património construído no porto de Santa Iria são pontos essenciais nesta obra de grande envergadura”, adianta.