Secretaria das Obras Públicas celebra protocolo com a AICOPA para dinamização da construção civil

Laboratório Regional de Engenharia Civil apresenta Plano de Divulgação do Conhecimento para 2021

Governo dos Açores promove webinar sobre a circularidade na construção através do projeto ReBuild 17
O Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), para além da investigação aplicada às especificidades regionais, tem como atribuições genéricas, definidas pelo Decreto Regulamentar Regional nº 12/98/A, o apoio técnico às obras de engenharia civil e o controlo da qualidade dos materiais de construção, competindo-lhe ainda a divulgação científica e técnica no domínio da Engenharia Civil. Para isso, a sua atividade consiste basicamente na prestação de serviços laboratoriais – realização de ensaios, estudos e emissão de pareceres – a todas as entidades públicas ou privadas que o solicitem. Poder-se-á assim dizer que o LREC é um organismo disponibilizado pelo Governo Regional dos Açores / Secretaria Regional das Obras Públicas e Comunicações para servir como instrumento na avaliação e controlo da qualidade da construção a nível regional.
O LREC foi criado em 1980 e exerce a sua atividade nos domínios da Engenharia Geotécnica, Engenharia de Estruturas, Engenharia de Materiais, Engenharia Sísmica, Engenharia Rodoviária e Geologia de Engenharia.
É política do LREC obter e manter um elevado nível de Qualidade em todas as suas atividades, pretendendo assim contribuir para que os sectores de atividade da RAA ligados à construção civil e obras públicas, possam dispor de um conjunto de serviços, de natureza laboratorial e de controlo da Qualidade, com a garantia da idoneidade, de isenção e da aspiração à Excelência
5 de Março 2021
Secretaria das Obras Públicas celebra protocolo com a AICOPA para dinamização da construção civil
A Secretária Regional das Obras Públicas e Comunicações assinou hoje, em Ponta Delgada, um Protocolo de Colaboração com a Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas dos Açores (AICOPA), com vista à dinamização do setor da construção civil. Com esta parceria com a AICOPA, o Governo Regional dos Açores ambiciona que sejam criadas as condições para a atualização de conhecimentos profissionais e o aprofundamento do conhecimento técnico e científico por parte do tecido empresarial regional do setor, de forma a contribuir para a sua inovação e para uma melhoria dos serviços prestados. Este protocolo permitirá intensificar e consolidar a cooperação já existente com grande relevância no âmbito do setor da construção civil e obras públicas da Região, considerando as competências e o papel fundamental que a AICOPA tem vindo a desempenhar no apoio e dinamização dos técnicos e entidades associadas, bem como no desenvolvimento e progresso da atividade de construção civil nos Açores. A operacionalização destes objetivos será assegurada pela Secretaria Regional das Obras Públicas e Comunicações, através do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), já conhecido pelas suas atribuições de apoio técnico e controlo de qualidade de materiais de construção, assim como a divulgação do conhecimento científico e tecnológico no domínio da Engenharia Civil, como resposta às necessidades dos técnicos e profissionais da Região Autónoma dos Açores. A colaboração a desenvolver no âmbito deste protocolo terá como objetivo a valorização recíproca, nomeadamente nos domínios da investigação, da prestação de serviços, do desenvolvimento de projetos, na realização de estágios curriculares e profissionais, cursos de formação específica e outras ações que se considerem pertinentes e de interesse mútuo. Neste quadro, pretende-se que este seja um instrumento de validação da autonomia insular do setor na Região, considerando os interesses recíprocos de resposta às necessidades identificadas e adaptadas à realidade em que nos encontramos, antevendo-se um intercâmbio de conhecimento, experiências e recursos úteis ao enriquecimento científico e técnico do setor da Região. A iniciativa terá a duração inicial de dois anos, podendo ser prorrogado por iguais períodos de tempo, caso as partes assim o desejem. Durante a apresentação do protocolo, a Secretária Regional das Obras Públicas e Comunicações adiantou ainda que “o Presidente do Governo Regional já deu o despacho de declarar a AICOPA como instituição de utilidade pública, que era um desejo muito antigo e que conseguimos concretizar”.

18 de Fevereiro 2021
Laboratório Regional de Engenharia Civil apresenta Plano de Divulgação do Conhecimento para 2021
O Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) apresenta amanhã, 19 de fevereiro, pelas 10h00, o Plano de Divulgação do Conhecimento Científico e Tecnológico (PDCCT) preparado para 2021, sessão contará com a presença da Secretária Regional das Obras Públicas e Comunicações. O Plano será apresentado em formato digital, por transmissão em direto para a página de Facebook do Governo dos Açores e vai contar também com o Diretor do LREC, Francisco Fernandes. O LREC tem como atribuições genéricas o apoio técnico a obras de engenharia civil e o controlo da qualidade dos materiais de construção, bem como a informação e divulgação científica e técnica no domínio da engenharia civil. No âmbito das suas atribuições, e tendo em conta as necessidades do setor na Região, o LREC tem vindo a promover, desde 2013, anualmente, a divulgação do conhecimento científico e tecnológico, trazendo aos Açores técnicos qualificados e reconhecidos na área da engenharia civil, para partilhar saberes e técnicas, especializando e qualificando os técnicos de acordo com as especificidades e particularidades regionais. Para além da sua missão de promover a investigação científica aplicada às especificidades regionais e o desenvolvimento tecnológico no domínio da engenharia civil, e de disponibilizar um conjunto de serviços de natureza laboratorial e de controlo de qualidade, com garantia de idoneidade e isenção, o LREC decidiu investir na partilha de saberes, através de ações de transferência de conhecimentos. O PDCCT programado para 2021 reflete esse empenho contínuo na dinamização e promoção da divulgação científica, através do reforço da cooperação com o exterior e da adequação das ações, de acordo com as necessidades identificadas. Tendo em conta as constantes transformações no setor da engenharia civil, impostas por alterações consequentes da modernização do meio envolvente, o LREC procura acompanhar as mudanças e dar resposta às necessidades dos profissionais da Região. Atendendo ainda ao panorama pandémico que invadiu a nossa realidade desde 2020, o LREC decidiu apostar, neste novo Plano, em formações que possam responder às necessidades resultantes da realidade em que nos encontramos. Neste sentido, o PDCCT 2021 terá formações presenciais, devido ao seu carácter prático e específico, mas a maior aposta deste ano passa por dinamizar e promover mais formações através do formato digital, onde técnicos e profissionais de cada ilha da Região Autónoma dos Açores poderão participar a partir das suas casas ou locais de trabalho. Desta forma, esperamos dar resposta não só à dispersão geográfica entre as nossa ilhas que impossibilitam muitas vezes a participação dos nossos técnicos açorianos, como também contribuir para motivar a procura e atualização de conhecimentos, apesar do clima instável que atravessamos.