Manual de Alvenarias

O Manual da Segurança Sísmica e Reforço de Edifícios Tradicionais de Alvenaria dos Açores incide principalmente sobre a redução da vulnerabilidade do edificado de alvenaria tradicional dos Açores, através do dimensionamento de soluções de reforço para fazer face à ação sísmica. Nesta perspetiva, procura-se incutir nos profissionais que não se deve optar pura e simplesmente pela demolição integral deste tipo de edifícios, mas a aproveitar a capacidade resistente da alvenaria e projetar soluções de reforço que já foram implementadas quer a nível regional, nacional ou internacional. O Manual inclui também informação e exemplos práticos de avaliação de vulnerabilidade e dimensionamento de soluções de reforço.

A apresentação pública do Manual ocorreu a 3 de fevereiro de 2023 no auditório do LREC e contou com a participação do Professor Paulo Lourenço (Universidade do Minho) e da senhora Secretária Regional do Turismo, Mobilidade, e Infraestruturas, Dra. Berta Cabral.

O Manual foi disponibilizado a diversas entidades regionais e nacionais, nomeadamente a universidades (Minho, Coimbra, Porto, Açores, Aveiro, Nova de Lisboa, Algarve e Beira Interior), institutos superiores e politécnicos (IST, ISEL, ISEP, IPL), ordens profissionais (engenheiros, engenheiros técnicos e arquitetos dos Açores), bibliotecas públicas (Ponta Delgada e Angra do Heroísmo), laboratórios de engenharia civil  (LNEC, LREC-Madeira), autarquias (Ponta Delgada, Ribeira Grande, Lagoa, Vila Franca do Campo, Povoação, Nordeste, Vila do Porto, Angra do Heroísmo, Praia da Vitória, Santa Cruz da Graciosa, Santa Cruz das Flores, Lajes das Flores, Velas, Calheta, Madalena,  S. Roque do Pico, Lajes do Pico,  Horta e Corvo), direções regionais (Habitação, Obras Públicas, Educação e Assuntos Culturais) delegações das obras públicas (Santa Maria, Terceira, São Jorge, Pico, Faial, Graciosa, Flores e Corvo),  Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores e Nonagon. 
Poderá ainda ser adquirido nas instalações do LREC ou na livraria Letras Lavadas, em Ponta Delgada.