Telefone:
Fax:

Francisco de Sousa Fernandes Diretor do Laboratório Regional de Engenharia Civil
Nota Biográfica

Francisco de Sousa Fernandes é Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico e Mestre em Gestão e Administração de Empresas (MBA) pela Universidade dos Açores. É natural da freguesia da Sagrada Família, Luanda.

Ingressou  na  Engil  em  1997,  onde  começou  por  desempenhar  funções  no sector  de  Planeamento e Controlo de Custos  acompanhando a execução de diversas obras em toda a região centro e sul do país. Mais tarde colaborou no sector Comercial  onde  continuou  a  sua  atividade  nesta  empresa  a  partir  dos Açores.  

Em  1999  passa  a  desempenhar  funções  de  Direção  de  Obra  em diversas obras da região, tendo igualmente exercido esta função nas empresas Marques e Eng. Luís Gomes. É nesta última que passa a coordenar os sectores comercial  e  de  produção  da  empresa,  assumindo  as  funções  de  diretor  de produção   desde   2009.   

É   atualmente   diretor   do   Laboratório   Regional   de Engenharia Civil, cargo que desempenha desde 2012.

Foi  coordenador  ou  membro  de  equipas  de  investigação  em  projetos  de investigação   regionais, nacionais e internacionais e foi responsável pela organização de diversos workshops e congressos de âmbito nacional e internacional, tendo participado como conferencista em congressos e encontros científicos da sua especialidade.

Participou  em  diversos  cursos,  seminários  e  conferências  nas  áreas  de engenharia, sustentabilidade, certificação energética e gestão e desenvolveu, na função de projetista, diversos projetos de betão armado e águas e esgotos no âmbito da sua formação superior de base.

Membro Sénior da Ordem dos Engenheiros, é vogal de Direção da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica desde 2013, e presidente do Conselho Fiscal da Sociedade Portuguesa de Geotecnia desde 2020.

É titular de Certificado de Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho e Perito Qualificado no Sistema de Certificação Energética. 

Entre 2014 e 2016 foi Coordenador da Estrutura de Missão e Acompanhamento da Carta Regional das Obras Públicas. É representante da Região Autónoma dos Açores e vogal do Conselho Fiscal do Fundo para o Desenvolvimento das Ciências de Construção desde 2013.