21 de Abril 2023 - Publicado há 372 dias, 4 horas e 39 minutos
Governo dos Açores identifica medidas para resolução dos arrojamentos de algas no Porto da Madalena, no Pico
location Horta

Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas informa que estão a ser desenvolvidos vários esforços complementares no sentido de mitigar a situação atual resultante dos arrojamentos de algas marinhas no Porto da Madalena, na ilha do Pico, bem como para encontrar uma solução estrutural para essas ocorrências.

Berta Cabral, Secretária Regional da tutela, realça que “no final do mês, chegará ao Pico uma máquina adquirida pela Portos dos Açores e que servirá para mitigar os arrojamentos das algas”.

“Essa máquina será imediatamente disponibilizada à Câmara Municipal da Madalena e os trabalhos serão iniciados logo de seguida, conforme já articulado institucionalmente”, acrescentou.

Este trabalho de mitigação está a ser delineado de acordo com o “Estudo dos arrojamentos de macroalgas marinhas no Porto da Madalena – Pico (Caracterização e Previsão da Probabilidade de Ocorrência)”, realizado em 2019.

“Vamos avançar nas próximas semanas com a realização de uma análise técnica para conceptualizar uma solução estrutural para este problema, nomeadamente no que concerne à alteração do padrão de circulação da água no interior do porto”, prossegue a governante.

Este trabalho contará, numa primeira instância, com a colaboração do LREC – Laboratório Regional de Engenharia Civil e do Professor Doutor António Trigo Teixeira, especialista em Hidráulica e Recursos Hídricos e docente no Instituto Superior Técnico, e posteriormente com o LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar