18 de Março 2023 - Publicado há 376 dias, 4 horas e 45 minutos
Berta Cabral anuncia vistoria ao Porto da Caloura na sequência do mau tempo
location Ponta Delgada

Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas informa que foi realizada, hoje, uma vistoria in loco ao Porto da Caloura, na sequência de uma queda de blocos rochosos ocorrida recentemente, provocada pelo mau tempo e pela decorrente agitação da vegetação existente na parte superior da arriba.

"Tendo conhecimento da ocorrência no Porto da Caloura, mobilizámos as equipas para a verificação no local, procurando garantir, como prioridade absoluta, a segurança dos pescadores e dos restantes utilizadores desse porto”, sublinha a governante.

A vistoria foi realizada por uma equipa composta por elementos da Direção Regional das Obras Públicas e do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), que constataram o colapso de alguns blocos com dimensões não superiores a 30-40 cm e pedras de menores dimensões, que se depositaram na base do talude, junto ao um caminho pedonal de acesso a um memorial que se encontra nesse local.

Dadas as características do talude – maioritariamente constituído por uma escoada lávica muito fraturada e com grande instabilidade – foi identificada a necessidade de intervenção imediata para prevenir situações análogas à ocorrida recentemente, zelando pela segurança e bem-estar dos utilizadores do porto, bem como pela proteção das casas de aprestos lá existentes.

“Não vamos perder tempo e vamos já procurar implementar a solução devidamente identificada pela avaliação técnica efetuada no local”, sublinha Berta Cabral.

A Direção Regional das Obras Públicas, em articulação com as recomendações do LREC, já encetou diligências para se proceder à intervenção no mais curto espaço de tempo possível.

© Governo dos Açores

Partilhar