- PRR - Plano de Recuperação e Resiliência - Investimento C07-i05
Berta Cabral acompanha ‘in loco’ a empreitada da Variante a Capelas, no âmbito do PRR
Proteção Civil organiza exercício TOURO25 no Faial com novo formato
Nota à imprensa
Por evocação de obras tão diversas quanto os lugares que delas necessitam, data de 1977 a criação do departamento de Obras Públicas e demais atribuições.
Por Decreto Regulamentar Regional nº 15/2022/A de 5 de setembro, a Direção Regional das Obras Públicas, DROP, é o serviço executivo da SRTMI, eixo de competências no domínio das Infraestruturas porquanto a criação de sinergias que promovam uma mais eficaz e profícua gestão do investimento público em matéria de obras públicas, uniformizando os procedimentos e adotando medidas de rentabilização de recursos humanos e financeiros adequados.
É uma meta a priorizar, designadamente no que se refere às obras públicas de construção, reparação, renovação e reabilitação de edifícios e de equipamentos públicos de caráter escolar, científico, cultural, desportivo e de saúde, do património da Região Autónoma dos Açores, de infraestruturas hidráulicas e marítimas da administração regional direta, e da rede viária.
14 de Novembro 2025
Berta Cabral acompanha ‘in loco’ a empreitada da Variante a Capelas, no âmbito do PRR
A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, realizou esta semana uma visita de acompanhamento à empreitada da construção da Variante a Capelas, uma obra-chave inserida no eixo de “Circuitos Logísticos – Rede Viária Regional dos Açores”, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e adjudicada ao consórcio composto por Marques S.A., Tecnovia Açores e Afavias. Durante a visitação, estiveram presentes elementos da fiscalização da obra, da Direção Regional das Obras Públicas, bem como da estrutura de acompanhamento do PRR-Açores. Esta iniciativa integra o ciclo mensal de visitas promovidas pela Secretária Regional, para além das rondas técnicas habituais, demonstrando o envolvimento direto e sistemático do Governo dos Açores no cumprimento célere das metas contratualizadas com a União Europeia. A governante relembrou que a finalização desta empreitada representa “uma prioridade fundamental” no Plano Regional Anual para 2026, em que a execução de fundos comunitários assume natureza de obrigação política e institucional. O investimento total, incluindo projeto, empreitada e fiscalização está estimado em mais de 46 milhões de euros, dos quais o PRR suporta a grande maioria, reforçando o compromisso com o desenvolvimento infraestrutural e a coesão territorial. Durante a visita, foi reconhecido o esforço adicional realizado pelas empresas do consórcio no reforço de meios humanos e materiais, com progressos evidentes desde a ronda anterior. A Secretária Regional felicitou a agilização de procedimentos e a prontidão demonstrada por todos os envolvidos. Contudo, Berta Cabral alertou para a necessidade de manter “um ritmo de trabalho intenso e disciplinado” de modo a respeitar o cronograma definido no âmbito do PRR e evitar riscos na execução da obra. Esta empreitada permitirá a ligação entre as vertentes norte e sul da ilha de São Miguel — entre Ponta Delgada e a zona noroeste — com cerca de 8,3 km de variante e 1,4 km de ligação à vila de Capelas, melhorando a mobilidade interna, o acesso a serviços e a segurança da rede viária. A Secretária Regional sublinhou que a obra não é apenas estrutural, mas também simbólica: representa a concretização de uma política de investimento suportada por fundos comunitários que visa reforçar a autonomia, coesão e competitividade da Região Autónoma dos Açores. Esta visita reforça o empenho do Governo dos Açores em assegurar que os projetos estruturantes inscritos no PRR sejam concluídos com rigor, nos prazos definidos, garantindo o retorno social e económico esperado para as nove ilhas.
31 de Outubro 2025
Proteção Civil organiza exercício TOURO25 no Faial com novo formato
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), entidade tutelada pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, irá realizar entre os dias 6 e 8 de novembro, na ilha do Faial, o exercício TOURO25, que este ano apresenta um novo formato. O TOURO25 irá combinar, pela primeira vez, workshops temáticos seguidos de exercícios práticos LIVEX (movimentação de meios no terreno) e ações de treino conjunto, possibilitando uma abordagem mais integrada entre a formação técnica e a operação no terreno. Pretende-se, com este novo modelo, incluir no exercício uma vertente mais pedagógica, permitindo aos participantes consolidar conhecimentos, treinar procedimentos e adquirir competências em situações de emergência, testando, ao mesmo tempo, a capacidade de resposta e coordenação entre os diferentes agentes do Sistema de Proteção Civil da Região Autónoma dos Açores. A edição deste ano decorrerá no contexto de um cenário de condições meteorológicas adversas, com precipitação intensa e prolongada na ilha do Faial, que irá originar movimentos de vertentes, a necessidade de evacuação de zonas, acidentes multivítimas e incidentes com matérias perigosas. Além do SRPCBA, está prevista a participação de cerca de 20 entidades, nomeadamente dos Corpos de Bombeiros das ilhas de São Jorge, Pico e Faial, da Câmara Municipal da Horta, Direções Regionais do Ambiente e Ação Climática, da Saúde e das Obras Públicas, do Instituto de Segurança Social dos Açores, da Autoridade Marítima Nacional, do Comando Operacional dos Açores, da Cruz Vermelha Portuguesa, da Guarda Nacional Republicana, da Polícia de Segurança Pública e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. O exercício conta ainda com palestrantes que ministrarão os 'workshops' temáticos, vindos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores e do Laboratório Regional de Engenharia Civil. O TOURO é o maior exercício regional de proteção civil organizado pelo SRPCBA.







