- PRR - Plano de Recuperação e Resiliência - Investimento C07-i05

Nota à imprensa
Governo dos Açores avança com sensores de velocidade e mais sinalização na via rápida Ponta Delgada-Vila Franca

Nota à imprensa - Derrocada na via alternativa à Estrada Regional do Raminho na ilha Terceira
Por evocação de obras tão diversas quanto os lugares que delas necessitam, data de 1977 a criação do departamento de Obras Públicas e demais atribuições.
Por Decreto Regulamentar Regional nº 15/2022/A de 5 de setembro, a Direção Regional das Obras Públicas, DROP, é o serviço executivo da SRTMI, eixo de competências no domínio das Infraestruturas porquanto a criação de sinergias que promovam uma mais eficaz e profícua gestão do investimento público em matéria de obras públicas, uniformizando os procedimentos e adotando medidas de rentabilização de recursos humanos e financeiros adequados.
É uma meta a priorizar, designadamente no que se refere às obras públicas de construção, reparação, renovação e reabilitação de edifícios e de equipamentos públicos de caráter escolar, científico, cultural, desportivo e de saúde, do património da Região Autónoma dos Açores, de infraestruturas hidráulicas e marítimas da administração regional direta, e da rede viária.

15 de Setembro 2025
Nota à imprensa
A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas informa que esta tarde a Direção Regional das Obras Públicas recebeu uma notificação da existência de uma derrocada no caminho de acesso à Ferraria, com uma solicitação de apoio para desobstrução da via. Tomando conhecimento da ocorrência, a Direção Regional das Obras Públicas acionou, de pronto, meios de apoio e intervenção, no sentido de avaliar o sucedido, desenvolver os necessários trabalhos de desobstrução da via e maximizar as condições de circulação, de modo a permitir a saída dos veículos retidos no parque de estacionamento. Foram mobilizadas diferentes máquinas e equipamentos, incluindo um camião, uma retroescavadora e uma giratória, garantindo a remoção de blocos de rocha e terra, a criação de uma via paralela para circulação e a reposicionamento de blocos "new jersey" para suster eventuais detritos que se possam desprender no local afetado. Face à atual instabilidade do talude e às condições identificadas no terreno, a Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas desaconselha a circulação e a permanência na via, até que sejam repostos os devidos parâmetros de segurança.
10 de Março 2025
Governo dos Açores avança com sensores de velocidade e mais sinalização na via rápida Ponta Delgada-Vila Franca
O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, continua a trabalhar, em conjunto com a Euroscut, no sentido de encontrar soluções que possam garantir maiores condições de segurança e circulação nas vias rápidas da ilha de São Miguel. Nesse sentido, no troço de 2,7 Km entre os nós do Fischer e de Santa Cruz, concelho da Lagoa, a solução encontrada e que já está a ser posta em prática é a colocação de duplo traço contínuo na via com pinos rebatíveis, sinalização vertical e sensores de velocidade, com o objetivo de proibir ultrapassagens e alertar os automobilistas para os perigos que constitui o excesso de velocidade, apontado pelas autoridades policiais como sendo um dos principais motivos para o aumento de acidentes de viação. A Direção Regional das Obras Públicas e a empresa concessionária estudam todas as respostas possíveis para criar melhores condições de segurança rodoviárias nas vias rápidas. Aliás, as ações desenvolvidas por ambas as partes têm sido sempre no sentido de melhorar a segurança rodoviária, tratar zonas perigosas ou desmotivar comportamentos que possam resultar em manobras perigosas. As vias rápidas concessionadas à Euroscut na ilha de São Miguel abrangem cerca de 90 Km e, ao longo dos anos, têm vindo a ser realizadas inúmeras obras com vista a criar melhores condições de segurança para os automobilistas. Entre as várias obras realizadas, destaque para a melhoria da rugosidade dos pavimentos em várias zonas que registavam concentração de acidentes; sinalização de zonas que não sendo de passadeira, assim são usadas; alerta para a necessidade de impedir ultrapassagens (zona perigosa sem distâncias de visibilidade para ultrapassar) que resultou na respetiva alteração da pintura horizontal; simulacros de emergência com eventos de camiões-cisterna (combustíveis). Há ainda a destacar o desenho de soluções para diminuir a formação de filas na via - seção corrente com elevado potencial para choques em cadeia (trânsito parado em corredores de 100km/h), ações de sensibilização para o perigo do excesso de velocidade no corredor SCUT. A Euroscut procedeu, entretanto, à montagem de um ensaio piloto para diminuir choques em cadeia (em curso na circular a Ponta Delgada até final de março), o qual usa painéis móveis em complemento dos fixos e alerta para a necessidade de atenção em tráfego lento. Estes painéis estiveram em funcionamento durante o período natalício e fim de ano e têm vindo a ser ligados aleatoriamente para não criar habituação e deixar de surtir efeito. Atualmente, decorre a Campanha Romeiros na Via, com uso dos painéis móveis de mensagem variável e das viaturas de vigilância. Em curso está a intervenção na estrada regional de São Brás, com linha contínua e medidas que visam disciplinar a zona de paragens de autocarros. Esta zona vai também ser intervencionada no estacionamento junto ao Café Alfredo.