Telefone:
Fax:

Rede viária regional dos Açores

Ligação entre a Via Vitorino Nemésio e a circular de Angra Do Heroísmo - Ilha Terceira

Clicar aqui para ver a apresentação

Apresentação da Ligação Entre E.R. 3-2ª & E.R. 4-2ª Ilha Graciosa

Clicar aqui para ver a apresentação

Apresentação da Variante à Vila da Madalena

Clicar aqui para ver a apresentação

Apresentação da Variante à Vila do Porto Ilha de Santa Maria

Clicar aqui para ver a apresentação

Apresentação do Projeto de Execução da 2ª Fase da Variante à Horta

Clicar aqui para ver a apresentação

Na apresentação, feita pelo Diretor Regional das Obras Públicas, Pedro Azevedo, foram elencadas as melhorias face ao estudo prévio, tendo ainda destacado a ligação da Estrada Regional à Variante como alternativa de tráfego rodoviário; a interseção com a Rua do Paiol, com uma passagem inferior; a interseção com a Rua Ministro Ávila, com uma passagem superior, e ligação por rotunda à Rua 5 de Outubro.

“Não podemos esperar mais vinte anos para concretizar esta ambição. Há um período para analisar e dialogar, há um momento para decidir, e há um momento para a concretização dos investimentos”, clarificou.

Carlos Ferreira justificou a importância desta empreitada também com o facto de estar interligada com a requalificação da Frente Mar e reordenamento do trânsito na cidade da Horta.

“Será fundamental para libertar o trânsito de pesados no centro da cidade, para servir de via de ligação ao aeroporto e também para fins de emergência e proteção civil, porque a 2ª fase da Variante é essencial para que os veículos de emergência possam acorrer rapidamente às populações do lado norte da ilha”, afirmou o edil.

O autarca acrescentou ainda que a nova via poderá permitir a criação de novas áreas habitacionais, em articulação coma revisão em curso do Plano Diretor Municipal (PDM).

Na sessão de apresentação, o Presidente do Governo Regional dos Açores, acompanhado pela Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, evidenciou que o projeto passou “de bom a melhor, fruto do diálogo melhor, sem provocar constrangimentos, designadamente ao desenvolvimento de um projeto da Escola Manuel de Arriaga”.

José Manuel Bolieiro avançou que neste momento “estamos na fase de expropriação dos terrenos, sendo que a expetativa é que não invalide o decurso normal do processo e que a consignação da obra arranque em agosto deste ano, enquadrada em fundos do PRR”.

A 2ª fase da Variante à Cidade da Horta corresponde a uma intervenção de 2,6 Km, num investimento total previsto de 15 milhões de euros."