- Direção de Serviços da Promoção do Emprego
- Direção de Serviços do Emprego
- Sobre a DRQPE
- Direção de Serviços do Trabalho
- Direção de Serviços do Fundo Social Europeu e da Formação
- Divisão de Certificação e Qualificação Profissional
- Núcleo de Qualificação e Certificação de Competências
- Candidaturas
Açores registam 4.822 desempregados inscritos em outubro
Açores duplicam vagas para o programa Eurodisseia
Fórum Eurodisseia reúne representantes das regiões europeias nos Açores
Este espaço pretende ser um apoio importante no que diz respeito à divulgação da atividade da Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego (DRQPE), sendo acessível a todos os cidadãos.
Perante constantes avanços tecnológicos, a DRQPE coloca, estrategicamente, ao serviço de todos, múltiplos conteúdos e informações de interesse específico, mas também de interesse mais geral, permitindo uma visão mais abrangente e clara das competências e missão deste serviço do Governo dos Açores.
À Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego compete, entre outras, a missão de coadjuvar o Secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego na formulação e concretização das políticas de qualificação, formação, emprego e trabalho, acompanhando a execução das medidas delas decorrentes.
A missão da Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego centra-se, pois, em encontrar soluções eficazes, face aos desafios da qualificação dos recursos e de promoção da empregabilidade dos açorianos, com reflexos no aumento da competitividade das nossas empresas e, por essa via, contribuindo para o desenvolvimento económico e social dos Açores.
Nesse sentido, a ação governativa para a qualificação e emprego nos Açores deverá continuar a centrar-se no acompanhamento da pessoa desempregada, na promoção da qualificação e na formação de ativos, no fomento do emprego e da estabilidade laboral e, por fim, no aprofundamento do diálogo social e sensibilização dos parceiros sociais para a necessidade de dinamizar a negociação coletiva, contando, para esta missão, com fundos do Orçamento Regional, transferências do estado e verbas comunitárias, ao abrigo do Fundo Social Europeu (FSE), principal instrumento financeiro da União Europeia (EU) de investimento nas pessoas.
Assim, e para além da disponibilização de conteúdos e funcionalidades, mostramo-nos disponíveis para esclarecer, aconselhar e orientar todos os cidadãos no âmbito da nossa missão.
Sejam, por isso, todos muito Bem-Vindos!
24 de Novembro 2023
Açores registam 4.822 desempregados inscritos em outubro
O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, informa que os Açores registaram 4.822 desempregados inscritos no Centro de Qualificação e Emprego da Região, no final do mês de outubro, constatando que, na mesma data, foram satisfeitas 82 ofertas de emprego, que se refletiram na colocação de 86 açorianos no mercado de trabalho. Os dados estatísticos indicam uma subida de 0,25% nos inscritos à procura de primeiro e novo emprego em outubro face ao mês anterior, ou seja, setembro, e uma descida de 14,20 % em relação ao mês homólogo. Dos desempregados que se encontravam à procura de novo emprego, 76,39% eram provenientes das atividades dos Serviços e correspondiam a 88,61% da totalidade dos desempregados inscritos. Por ilha, São Miguel regista 66,67% dos desempregados na Região, a Terceira 16,61%; Pico 6,20%; Faial 2,88%; São Jorge 2,20%; Graciosa 1,99%; Flores 1,76%; Santa Maria 1,60% e o Corvo 0,08%. Relativamente à distribuição por concelhos, Ponta Delgada, Ribeira Grande e Angra do Heroísmo representavam 55,12% da totalidade dos desempregados registados nos Açores no mês de outubro. No que concerne aos programas de inserção socioprofissional, em outubro de 2023, existiam 1.768 ocupados na Região, dos quais 953 homens e 815 mulheres. Em relação às medidas de promoção de emprego jovem encontravam-se, no final do mês de outubro, 1.616 jovens a desenvolver projetos em contexto real de trabalho, com destaque para o Estagiar L e T, e 255 açorianos em formação. As publicações estatísticas relativas ao emprego na região podem ser consultadas no Portal do Governo dos Açores, através do endereço eletrónico: https://portal.azores.gov.pt/web/drqpe/estatistica .
7 de Novembro 2023
Açores duplicam vagas para o programa Eurodisseia
A Região Autónoma dos Açores vai duplicar em 2024 o número de vagas para estágios profissionais no âmbito do programa Eurodisseia, anunciou hoje em Ponta Delgada a Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro. “O nosso objetivo é disponibilizar 50 vagas Eurodisseia no próximo ano, tendo em vista não só alargar as oportunidades para que os jovens residentes nos Açores possam ter uma experiência profissional numa outra região europeia, mas também para que os jovens dessas regiões possam escolher os Açores para fazer connosco seu estágio em contexto de trabalho”, disse. Nesse sentido, é importante que as empresas e entidades empregadoras “estejam disponíveis para dar o seu contributo para a formação e a aquisição de competências por parte dos jovens integrados no Eurodisseia, designadamente em áreas profissionais que constituem oportunidades diferenciadas de aproximação ao mercado de trabalho”, sublinhou a governante. Maria João Carreiro falava na sessão de abertura do Fórum Eurodisseia 2023, que está a decorrer esta semana na ilha de São Miguel, numa organização do Governo dos Açores em parceria com Assembleia da Regiões da Europa (ARE) e na qual estiveram presentes, entre outros convidados, o Presidente da ARE, Albert Castellanos, e a Presidente do Eurodisseia, Esther Estany. Na ocasião, a Secretária Regional com a tutela da Qualificação Profissional e Emprego reafirmou o empenho do Governo dos Açores no regresso do Fórum Eurodisseia à Região, 15 anos depois da sua última realização, tendo em conta a importância desta iniciativa para o “diálogo e reflexão sobre o presente e o futuro de um emblemático programa” ao qual os Açores aderiram em 1987. “O percurso dos Açores no Eurodisseia não deixa margem para dúvidas sobre as mais-valias deste programa para os jovens, para as empresas e a economia da Região”, enalteceu, para reiterar que “atrair e reter talento jovem nos Açores é uma preocupação central para o Governo Regional”. “A capacidade competitiva dos Açores vai depender cada vez mais do conhecimento, das competências, da participação e do talento dos trabalhadores”, defendeu, sublinhando o facto de este regresso aos Açores do Fórum Eurodisseia acontecer neste Ano Europeu das Competências. Estão a participar no Fórum Eurodisseia cerca de 80 representantes de 20 regiões Eurodisseia/ARE.