
Açores registam 7.056 desempregados inscritos em fevereiro de 2021

Açores registam 7.032 desempregados inscritos em janeiro de 2021

Governo Regional disponibiliza Gabinete Virtual de Apoio ao Empresário em Rabo de Peixe
Este espaço pretende ser um apoio importante no que diz respeito à divulgação da atividade da Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego (DRQPE), sendo acessível a todos os cidadãos.
Perante constantes avanços tecnológicos, a DRQPE coloca, estrategicamente, ao serviço de todos, múltiplos conteúdos e informações de interesse específico, mas também de interesse mais geral, permitindo uma visão mais abrangente e clara das competências e missão deste serviço do Governo dos Açores.
À Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego compete, entre outras, a missão de coadjuvar o Secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego na formulação e concretização das políticas de qualificação, formação, emprego e trabalho, acompanhando a execução das medidas delas decorrentes.
A missão da Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego centra-se, pois, em encontrar soluções eficazes, face aos desafios da qualificação dos recursos e de promoção da empregabilidade dos açorianos, com reflexos no aumento da competitividade das nossas empresas e, por essa via, contribuindo para o desenvolvimento económico e social dos Açores.
Nesse sentido, a ação governativa para a qualificação e emprego nos Açores deverá continuar a centrar-se no acompanhamento da pessoa desempregada, na promoção da qualificação e na formação de ativos, no fomento do emprego e da estabilidade laboral e, por fim, no aprofundamento do diálogo social e sensibilização dos parceiros sociais para a necessidade de dinamizar a negociação coletiva, contando, para esta missão, com fundos do Orçamento Regional, transferências do estado e verbas comunitárias, ao abrigo do Fundo Social Europeu (FSE), principal instrumento financeiro da União Europeia (EU) de investimento nas pessoas.
Assim, e para além da disponibilização de conteúdos e funcionalidades, mostramo-nos disponíveis para esclarecer, aconselhar e orientar todos os cidadãos no âmbito da nossa missão.
Sejam, por isso, todos muito Bem-Vindos!

26 de Março 2021
Açores registam 7.056 desempregados inscritos em fevereiro de 2021
O Governo Regional dos Açores informa que nas Agências para a Qualificação e Emprego dos Açores estavam 7.056 inscritos no final do mês de fevereiro de 2021, sendo que, no mesmo período, foram colocadas no mercado de trabalho 100 pessoas, referentes a 99 ofertas de emprego de empresas recebidas. A informação, que consta do comunicado mensal da Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego, dá conta de que houve uma subida de 0,34% (+24) nos inscritos à procura de primeiro e novo emprego no mês de fevereiro face ao mês anterior e uma variação homóloga positiva de 1,44%, ou seja, mais 100 desempregados em fevereiro de 2021 em relação a fevereiro de 2020. A grande maioria dos desempregados (74%) enquadram-se nas atividades do setor dos serviços e correspondiam a 89,14% da totalidade dos desempregados inscritos. Na desagregação por ilha, São Miguel, com 66,5% do total dos desempregados na Região, e a ilha Terceira, com 19,7%, são as que mais peso relativo têm nos Açores em termos de inscritos no mês de fevereiro de 2021. Por concelhos, Ponta Delgada, Ribeira Grande e Angra do Heroísmo representavam 60,5% (4.269) da totalidade dos desempregados registados nos Açores em fevereiro. No que diz respeito aos programas de inserção socioprofissional, vulgarmente designados por ocupacionais, em fevereiro de 2021 registavam-se 3.822 ocupados na Região. Quanto às medidas de promoção do emprego jovem, há 3.503 jovens integrados em empresas e entidades regionais, exercendo funções adequadas às suas qualificações em contexto real de trabalho, com destaque para o Estagiar L e T. Estes dados podem ser consultados no Portal do Governo dos Açores, em https://portal.azores.gov.pt/web/drqpe/estatistica .

26 de Fevereiro 2021
Açores registam 7.032 desempregados inscritos em janeiro de 2021
O Governo Regional dos Açores informa que os serviços públicos de emprego dos Açores registaram 7.032 pessoas inscritas no final do mês de janeiro de 2021, tendo procedido, no mesmo período, à colocação de 126 pessoas, respeitantes a 95 ofertas de emprego recebidas. A informação consta do segundo comunicado mensal da Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego que reúne dados referentes ao número de desempregados inscritos e ocupados em programas de inserção socioprofissional, bem como medidas de estágio na Região. O documento revela que no universo de 7.032 inscritos, os inscritos à procura de primeiro e novo emprego representa um crescimento de 0,63%, isto é, mais 44 inscritos face a dezembro de 2020, e uma variação homóloga positiva de 0,85%, que representa mais 59 inscritos em janeiro de 2021 em relação ao mesmo mês do ano anterior. A maioria dos desempregados encontrava-se inscrita como trabalhadores de limpeza, trabalhadores dos resíduos e de outros serviços elementares, vendedores, trabalhadores dos cuidados pessoais e similares e trabalhadores não qualificados da indústria extrativa, construção, indústrias transformadoras e transportes. Em relação à atividade económica, 74,1% dos inscritos à procura de novo emprego eram provenientes das atividades dos serviços e correspondiam a 88,2% da totalidade dos desempregados inscritos. Na desagregação por ilha, São Miguel, com 66,5% do total dos desempregados na Região e a ilha Terceira, com 19,7%, são as que mais peso relativo têm nos Açores em termos de inscritos no mês de janeiro de 2021, tendo ambas verificado uma muito ligeira descida do seu peso no arquipélago face a dezembro de 2020. Por concelhos, Ponta Delgada regista 2.024 inscritos, menos 11 face a dezembro de 2020, Ribeira Grande tem 1.247, mantendo-se igual, a par de Angra do Heroísmo que regista 920, mais nove, e da Lagoa com 468, menos sete, sendo os quatro concelhos com mais desempregados registados. Nesse sentido, o número de inscritos no concelho de Ponta Delgada representa 28,78% do total da Região, seguindo-se o concelho da Ribeira Grande, com 17,73%, e Angra do Heroísmo com o peso relativo no total regional de 13,08%, significando o conjunto destes três concelhos 59,6% da totalidade dos inscritos nos Açores em janeiro de 2021. Relativamente aos programas de inserção socioprofissional, vulgarmente designados por ocupacionais, em janeiro de 2021 registavam-se 3.811 ocupados nos Açores. Já no que respeita às medidas dedicadas à promoção do emprego jovem, há 3.384 jovens integrados em empresas e entidades regionais, exercendo funções adequadas às suas qualificações em contexto real de trabalho, com grande destaque para o Estagiar L e T. Estes dados podem ser consultados no Portal do Governo dos Açores, em https://portal.azores.gov.pt/web/drqpe/estatistica.