Vice-Presidência do Governo Regional
Açores são “ponto de convergência para o conhecimento, a inovação e o pensamento económico do futuro”, sublinha Artur Lima
Açores são “ponto de convergência para o conhecimento, a inovação e o pensamento económico do futuro”, sublinha Artur Lima
Vice-Presidência do Governo Regional
Artur Lima destaca progresso da transição digital nos Açores
Artur Lima destaca progresso da transição digital nos Açores
Vice-Presidência do Governo Regional
Artur Lima afirma em Berlim que Açores são um motor da projeção geopolítica e económica de Portugal no mundo
Artur Lima afirma em Berlim que Açores são um motor da projeção geopolítica e económica de Portugal no mundo
17 de Junho 2026
Açores são “ponto de convergência para o conhecimento, a inovação e o pensamento económico do futuro”, sublinha Artur Lima
15 de Junho 2026
Artur Lima destaca progresso da transição digital nos Açores
12 de Junho 2026
Artur Lima afirma em Berlim que Açores são um motor da projeção geopolítica e económica de Portugal no mundo
Nota de Boas Vindas
Bem vindo ao sítio web da Vice-Presidência do XIV Governo Regional dos Açores
Nota de Imprensa
17 de Junho 2026
Açores são “ponto de convergência para o conhecimento, a inovação e o pensamento económico do futuro”, sublinha Artur Lima
O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, destacou a vocação dos Açores para serem “um ponto de convergência para o conhecimento, a inovação e o pensamento económico do futuro”, durante a “33rd Annual Global Finance Conference". Para o Vice-Presidente, a realização deste fórum na Região “reafirma essa mesma vocação”. “Os Açores foram sempre um ponto de encontro, uma plataforma de ligação entre continentes. Os Açores não são apenas um arquipélago de beleza natural incomparável. Somos uma Região Ultraperiférica da Europa que escolheu olhar para a sua geografia não como um fator de isolamento, mas como uma centralidade atlântica única”, sublinhou. Artur Lima abordou os desafios de enorme complexidade que a economia global enfrenta, desde a transição digital e as emergências climáticas até à reconfiguração das cadeias de valor e à necessidade de assegurar a estabilidade financeira global. Estas transformações “exigem mais do que respostas de curto prazo. Exigem visão de longo prazo e uma compreensão profunda dos mecanismos que impulsionam o progresso humano”, asseverou. O governante assinalou a presença do Professor Joel Mokyr, Prémio Nobel da Economia de 2025, bem como o seu contributo pioneiro para a história da inovação tecnológica e as origens da economia moderna. “É uma honra contar com a sua presença. O seu trabalho pioneiro recorda-nos uma verdade fundamental: o crescimento económico sustentável não acontece por acaso. É antes o resultado do conhecimento, de instituições partilhadas e da nossa capacidade de transformar ideias em progresso social”, salientou. O Vice-Presidente do executivo manifestou ainda a expectativa de que o fórum seja tanto uma oportunidade “para a partilha de conhecimento e a criação de soluções que moldarão as políticas públicas de amanhã, como para conhecer e absorver a cultura e hospitalidade do Povo Açoriano”. A “33rd Annual Global Finance Conference” decorre até hoje na Universidade dos Açores, reunindo investigadores e especialistas de renome internacional para debater os principais desafios da economia e das finanças globais. A edição deste ano realiza-se pela primeira vez nos Açores e conta com a presença do Professor Joel Mokyr.
17 de Junho 2026
Açores são “ponto de convergência para o conhecimento, a inovação e o pensamento económico do futuro”, sublinha Artur Lima
O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, destacou a vocação dos Açores para serem “um ponto de convergência para o conhecimento, a inovação e o pensamento económico do futuro”, durante a “33rd Annual Global Finance Conference". Para o Vice-Presidente, a realização deste fórum na Região “reafirma essa mesma vocação”. “Os Açores foram sempre um ponto de encontro, uma plataforma de ligação entre continentes. Os Açores não são apenas um arquipélago de beleza natural incomparável. Somos uma Região Ultraperiférica da Europa que escolheu olhar para a sua geografia não como um fator de isolamento, mas como uma centralidade atlântica única”, sublinhou. Artur Lima abordou os desafios de enorme complexidade que a economia global enfrenta, desde a transição digital e as emergências climáticas até à reconfiguração das cadeias de valor e à necessidade de assegurar a estabilidade financeira global. Estas transformações “exigem mais do que respostas de curto prazo. Exigem visão de longo prazo e uma compreensão profunda dos mecanismos que impulsionam o progresso humano”, asseverou. O governante assinalou a presença do Professor Joel Mokyr, Prémio Nobel da Economia de 2025, bem como o seu contributo pioneiro para a história da inovação tecnológica e as origens da economia moderna. “É uma honra contar com a sua presença. O seu trabalho pioneiro recorda-nos uma verdade fundamental: o crescimento económico sustentável não acontece por acaso. É antes o resultado do conhecimento, de instituições partilhadas e da nossa capacidade de transformar ideias em progresso social”, salientou. O Vice-Presidente do executivo manifestou ainda a expectativa de que o fórum seja tanto uma oportunidade “para a partilha de conhecimento e a criação de soluções que moldarão as políticas públicas de amanhã, como para conhecer e absorver a cultura e hospitalidade do Povo Açoriano”. A “33rd Annual Global Finance Conference” decorre até hoje na Universidade dos Açores, reunindo investigadores e especialistas de renome internacional para debater os principais desafios da economia e das finanças globais. A edição deste ano realiza-se pela primeira vez nos Açores e conta com a presença do Professor Joel Mokyr.
Nota de Imprensa
15 de Junho 2026
Artur Lima destaca progresso da transição digital nos Açores
O Vice-Presidente do Governo Regional, Artur Lima, presidiu hoje à sessão de abertura da “Digital Atlantic Summit”, uma iniciativa orientada para a valorização e demonstração pública dos principais projetos e investimentos em curso no domínio da transição digital nos Açores. Para o Vice-Presidente do Governo, “a transição digital é o meio mais poderoso para mitigar a ultraperiferia, para aproximar a administração dos cidadãos, para tornar as empresas mais competitivas e para proteger a soberania e resiliência numa era globalizada”. Para cumprir esse potencial, “não pode ser algo abstrata ou invisível. Tem de ser tangível, segura e útil para os cidadãos e para as empresas”, sublinhou. A “Digital Atlantic Summit” visa promover o trabalho desenvolvido nas áreas das infraestruturas digitais, cibersegurança, modernização administrativa e sistemas de informação da Administração Pública Regional. Em particular, estarão em destaque a Azores Cloud, as plataformas Mobile.Gov e Azores Cyber360º, o ecossistema digital LINKA e os sistemas de incentivos à modernização SIMA e SIMA+Local. “A Azores Could, a nossa cloud soberana, é estrategicamente suportada por dois datacenters, em ilhas distintas, garantindo redundância, resiliência e a segurança dos nossos dados”, salientou Artur Lima. “O Azores Cyber360º é um projeto transversal de cibersegurança que nos permitiu estabelecer um Security Operations Center regional de última geração, ao passo que o SIMA e o SIMA+Local constituem os grandes motores da simplificação e modernização administrativa”, acrescentou. O Vice-Presidente do executivo assinalou também a importância de dedicar o segundo dia do evento aos estudantes açorianos. “Amanhã, o segundo dia será dedicado àqueles que são os verdadeiros nativos digitais e os futuros líderes da nossa economia: os estudantes das nossas escolas profissionais e da Universidade dos Açores. É para eles que estamos a construir esta infraestrutura e É neles que reside o sucesso desta transição”, afirmou. Artur Lima saudou ainda a participação e a colaboração de empresas tecnológicas nacionais e internacionais de referência, nomeadamente a Google, a Palo Alto, a OutSystems, a NOS, a Altice, a Ask Blue e a FSAS. “A Digital Atlantic Summit é a prova viva de que o Atlântico já não nos isola. O Atlântico, agora digital, liga-nos ao mundo”, declarou o governante. A Digital Atlantic Summit é promovida pela Vice-Presidência do Governo Regional, através da Direção Regional das Comunicações e da Transição Digital. Esta primeira edição decorre em dois momentos distintos, designadamente nos dias 15 e 16 de junho, na ilha Terceira, e nos dias 18 e 19 de junho, em São Miguel. A programação completa está disponível em https://portal.azores.gov.pt/web/drcomunicacoes/digital-atlantic-summit.
15 de Junho 2026
Artur Lima destaca progresso da transição digital nos Açores
O Vice-Presidente do Governo Regional, Artur Lima, presidiu hoje à sessão de abertura da “Digital Atlantic Summit”, uma iniciativa orientada para a valorização e demonstração pública dos principais projetos e investimentos em curso no domínio da transição digital nos Açores. Para o Vice-Presidente do Governo, “a transição digital é o meio mais poderoso para mitigar a ultraperiferia, para aproximar a administração dos cidadãos, para tornar as empresas mais competitivas e para proteger a soberania e resiliência numa era globalizada”. Para cumprir esse potencial, “não pode ser algo abstrata ou invisível. Tem de ser tangível, segura e útil para os cidadãos e para as empresas”, sublinhou. A “Digital Atlantic Summit” visa promover o trabalho desenvolvido nas áreas das infraestruturas digitais, cibersegurança, modernização administrativa e sistemas de informação da Administração Pública Regional. Em particular, estarão em destaque a Azores Cloud, as plataformas Mobile.Gov e Azores Cyber360º, o ecossistema digital LINKA e os sistemas de incentivos à modernização SIMA e SIMA+Local. “A Azores Could, a nossa cloud soberana, é estrategicamente suportada por dois datacenters, em ilhas distintas, garantindo redundância, resiliência e a segurança dos nossos dados”, salientou Artur Lima. “O Azores Cyber360º é um projeto transversal de cibersegurança que nos permitiu estabelecer um Security Operations Center regional de última geração, ao passo que o SIMA e o SIMA+Local constituem os grandes motores da simplificação e modernização administrativa”, acrescentou. O Vice-Presidente do executivo assinalou também a importância de dedicar o segundo dia do evento aos estudantes açorianos. “Amanhã, o segundo dia será dedicado àqueles que são os verdadeiros nativos digitais e os futuros líderes da nossa economia: os estudantes das nossas escolas profissionais e da Universidade dos Açores. É para eles que estamos a construir esta infraestrutura e É neles que reside o sucesso desta transição”, afirmou. Artur Lima saudou ainda a participação e a colaboração de empresas tecnológicas nacionais e internacionais de referência, nomeadamente a Google, a Palo Alto, a OutSystems, a NOS, a Altice, a Ask Blue e a FSAS. “A Digital Atlantic Summit é a prova viva de que o Atlântico já não nos isola. O Atlântico, agora digital, liga-nos ao mundo”, declarou o governante. A Digital Atlantic Summit é promovida pela Vice-Presidência do Governo Regional, através da Direção Regional das Comunicações e da Transição Digital. Esta primeira edição decorre em dois momentos distintos, designadamente nos dias 15 e 16 de junho, na ilha Terceira, e nos dias 18 e 19 de junho, em São Miguel. A programação completa está disponível em https://portal.azores.gov.pt/web/drcomunicacoes/digital-atlantic-summit.