- Bolsas de estudo
Vice-Presidência do Governo dos Açores promove webinários no âmbito do projeto “Digital Islands”
Candidaturas ao Programa Estagiar Europa abertas até 14 de novembro
Vice-Presidente do Governo recebeu em audiência Vice-Governadora de Santa Catarina
A Direção Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa funciona na dependência da Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores.
Bem-vindo à Direção Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa.
Somos o departamento do Governo Regional dos Açores particularmente responsável pela condução das políticas europeias e das relações externas dos Açores.
A nível europeu, assumimos duas tarefas nucleares. Por um lado, de acompanhamento, coordenação, consulta e encaminhamento dos assuntos europeus da responsabilidade direta de departamentos governamentais específicos, como a Agricultura, as Pescas, os Transportes, a Fiscalidade, etc.
Em segundo lugar, de ação direta, no que se reporta à cooperação inter-regional europeia, contexto em que sobressai o nosso empenho muito particular na Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas, e à cooperação no quadro do espaço da Macaronésia.
Em termos de Cooperação Externa, procuramos promover e rentabilizar a centralidade atlântica da Região Autónoma dos Açores e a sua inserção no sistema de Relações Internacionais. Para o efeito, privilegiamos o posicionamento da Região no quadro da Relação Transatlântica e as relações com os Estados Unidos, em particular. Em segundo lugar, dedicamo-nos à cooperação da Região com outras entidades infra-estatais, e até mesmo estatais, fora do espaço europeu, designadamente com Cabo Verde bem como com Estados-membros e Províncias dos Estados Unidos, do Canadá e do Brasil, em particular.
30 de Janeiro 2026
Vice-Presidência do Governo dos Açores promove webinários no âmbito do projeto “Digital Islands”
A Vice-Presidência do Governo, através da Direção Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa (DRAECE), organiza dois webinários no âmbito do projeto “Digital Islands' - Digital Solutions to Empower Island Communities” (Projeto Ilhas Digitais - Soluções digitais para capacitar as comunidades insulares”). O primeiro webinário terá lugar no dia 5 de fevereiro e será subordinado à temática “E-Governança nas Ilhas: Arquitetura para a implementação de Serviços públicos digitais”, enquanto o segundo webinário, intitulado “Serviços digitais e comunicação nas Ilhas – Acesso, competências e conetividade”, decorrerá a 26 de fevereiro. Os interessados em participar nos mesmos poderão efetuar a sua inscrição em https://turtlco.com/webinar/, onde também poderão consultar o respetivo programa e demais informações. Estes webinários fazem parte de um conjunto de seis seminários online dedicados às temáticas da e-Governance (Governança eletrónica – utiliza as tecnologias de informação e comunicação para melhorar a prestação de serviços públicos)), da Cibersegurança e da e-Health (Saúde Digital - ferramentas e soluções digitais que ajudam a melhorar a saúde e qualidade de vida das pessoas). Nestes webinários serão desenvolvidos, no âmbito da e-Health, temas como cuidados híbridos, interoperabilidade de dados, inteligência artificial em saúde e riscos digitais; e-H: serviços digitais para cidadãos/empresas, interoperabilidade, identidades digitais, capacidade administrativa, dados para decisão no âmbito da e-Governance, e finalmente, enquadrados no âmbito da Cibersegurança a formação e capacitação, a resposta a incidentes, políticas e conformidade (ex. NIS2) e coordenação público-privada. São parceiros do projeto diversas entidades regionais insulares, nomeadamente, Fryslân (Países Baixos); Maiorca, Baleares (Espanha); Reunião (França); Ilhas Åland (Finlândia); Maiote (França); Região do Egeu do Sul (Grécia); Ilhas Cres-Lošinj (Croácia) e a Madeira.
2 de Novembro 2025
Candidaturas ao Programa Estagiar Europa abertas até 14 de novembro
As candidaturas à bolsa de estágio no Gabinete de Representação da Região Autónoma dos Açores em Bruxelas estão abertas de 3 a 14 de novembro, conforme despacho n.º 2420/2025, do Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, publicado em Jornal Oficial a 31 de outubro. Este estágio - que decorre no âmbito do programa Estagiar Europa - tem a duração de doze meses e inclui uma bolsa mensal no valor de dois mil euros, que constitui uma compensação pecuniária para comparticipar as despesas de alojamento e de alimentação durante o período de estágio. É também assegurado ao estagiário o pagamento de seguros e uma passagem aérea no percurso de ida e volta entre o local de residência do beneficiário, nos Açores, e o local do estágio, em Bruxelas. Podem candidatar-se os indivíduos que, cumulativamente, tenham idade não superior a 30 anos à data do início do estágio, tenham concluído o ensino secundário ou o ensino universitário na Região e sejam possuidores do grau de licenciatura, mestrado ou doutoramento. Os critérios de seleção dos candidatos são a avaliação curricular, uma prova escrita de conhecimentos, uma prova de língua estrangeira, em inglês ou francês, consoante a opção do candidato, e ainda a entrevista de seleção. O Programa Estagiar Europa pretende promover um maior conhecimento da organização e funcionamento da União Europeia entre os jovens, reforçando as suas competências socioprofissionais, bem como potenciando o recrutamento e a integração nas instituições e órgãos europeus de quadros superiores com relevante conhecimento da Região ou representar os Açores através de serviços de cooperação europeia e internacional, defendendo desta forma os interesses regionais em diversos domínios da Política Externa. Toda a informação relativa ao programa de estágio bem como o respetivo formulário de candidatura encontram-se no Portal do Governo, em https://portal.azores.gov.pt/web/draece/estagiar-europa. Os interessados que pretendam obter esclarecimentos adicionais devem contactar a Direção Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, através do email [email protected] ou do telefone 296 204 700.