- Bolsas de estudo
Candidaturas ao Programa Estagiar Europa abertas até 14 de novembro
Vice-Presidente do Governo recebeu em audiência Vice-Governadora de Santa Catarina
Candidaturas ao Programa Estagiar Europa abertas até 4 de setembro
A Direção Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa funciona na dependência da Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores.
Bem-vindo à Direção Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa.
Somos o departamento do Governo Regional dos Açores particularmente responsável pela condução das políticas europeias e das relações externas dos Açores.
A nível europeu, assumimos duas tarefas nucleares. Por um lado, de acompanhamento, coordenação, consulta e encaminhamento dos assuntos europeus da responsabilidade direta de departamentos governamentais específicos, como a Agricultura, as Pescas, os Transportes, a Fiscalidade, etc.
Em segundo lugar, de ação direta, no que se reporta à cooperação inter-regional europeia, contexto em que sobressai o nosso empenho muito particular na Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas, e à cooperação no quadro do espaço da Macaronésia.
Em termos de Cooperação Externa, procuramos promover e rentabilizar a centralidade atlântica da Região Autónoma dos Açores e a sua inserção no sistema de Relações Internacionais. Para o efeito, privilegiamos o posicionamento da Região no quadro da Relação Transatlântica e as relações com os Estados Unidos, em particular. Em segundo lugar, dedicamo-nos à cooperação da Região com outras entidades infra-estatais, e até mesmo estatais, fora do espaço europeu, designadamente com Cabo Verde bem como com Estados-membros e Províncias dos Estados Unidos, do Canadá e do Brasil, em particular.
2 de Novembro 2025
Candidaturas ao Programa Estagiar Europa abertas até 14 de novembro
As candidaturas à bolsa de estágio no Gabinete de Representação da Região Autónoma dos Açores em Bruxelas estão abertas de 3 a 14 de novembro, conforme despacho n.º 2420/2025, do Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, publicado em Jornal Oficial a 31 de outubro. Este estágio - que decorre no âmbito do programa Estagiar Europa - tem a duração de doze meses e inclui uma bolsa mensal no valor de dois mil euros, que constitui uma compensação pecuniária para comparticipar as despesas de alojamento e de alimentação durante o período de estágio. É também assegurado ao estagiário o pagamento de seguros e uma passagem aérea no percurso de ida e volta entre o local de residência do beneficiário, nos Açores, e o local do estágio, em Bruxelas. Podem candidatar-se os indivíduos que, cumulativamente, tenham idade não superior a 30 anos à data do início do estágio, tenham concluído o ensino secundário ou o ensino universitário na Região e sejam possuidores do grau de licenciatura, mestrado ou doutoramento. Os critérios de seleção dos candidatos são a avaliação curricular, uma prova escrita de conhecimentos, uma prova de língua estrangeira, em inglês ou francês, consoante a opção do candidato, e ainda a entrevista de seleção. O Programa Estagiar Europa pretende promover um maior conhecimento da organização e funcionamento da União Europeia entre os jovens, reforçando as suas competências socioprofissionais, bem como potenciando o recrutamento e a integração nas instituições e órgãos europeus de quadros superiores com relevante conhecimento da Região ou representar os Açores através de serviços de cooperação europeia e internacional, defendendo desta forma os interesses regionais em diversos domínios da Política Externa. Toda a informação relativa ao programa de estágio bem como o respetivo formulário de candidatura encontram-se no Portal do Governo, em https://portal.azores.gov.pt/web/draece/estagiar-europa. Os interessados que pretendam obter esclarecimentos adicionais devem contactar a Direção Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, através do email [email protected] ou do telefone 296 204 700.
17 de Junho 2025
Vice-Presidente do Governo recebeu em audiência Vice-Governadora de Santa Catarina
O Vice-Presidente do Governo Regional, Artur Lima, recebeu em audiência na segunda-feira, na Direção Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, a Vice-Governadora do Estado de Santa Catarina, Marilisa Boehm, acompanhada pela Secretária Estadual de Turismo, Catiane Seif. A reunião incidiu sobre parcerias de natureza estratégica entre as partes, nos domínios do inovação, tecnologia, comércio e turismo. Na ocasião, foi abordada a possibilidade de se estabelecer uma de ligação aérea entre a Região e Florianópolis, a partir da conexão existente entre a capital do Estado de Santa Catarina e Lisboa, em regime de ‘stopover’, tal como ocorre atualmente com a ligação Lisboa – Terceira – São Francisco. Foram discutidas oportunidades de exportação de produtos açorianos para Santa Catarina, como é o caso da carne de bovino, no qual este Estado é deficitário na produção. O Vice-Presidente do Governo Regional salientou igualmente as perspetivas de criação de parcerias de elevado valor acrescentado para o setor da inovação açoriano, tendo o programa da visita incluído uma deslocação ao NONAGON - Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel. “Continuamos a desenvolver a estratégia de cooperação externa e captação de investimento para a Região. Os laços culturais e históricos existentes com Santa Catarina são ponte muito firme para trabalharmos nesse sentido”, sublinhou Artur Lima. “Queremos aprofundar a nossa relação com Santa Catarina. Agimos para encontrar novos mercados para a produção açoriana, continuar a desenvolver o turismo regional, e possibilitar o encontro com parceiros estratégicos para a inovação regional em curso”, afirmou o Vice-Presidente do Governo. No final da receção, Artur Lima enalteceu que “com visões alinhadas em setores estratégicos para o desenvolvimento, esta aproximação com o Estado de Santa Catarina representa um passo importante na promoção e atração de investimentos externos”. A par da ciência e tecnologia, comunicações e transição digital, a Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores assume atualmente os assuntos europeus e a cooperação externa, onde é responsável pela captação de investimento externo.