Telefone:
Fax:

Clubes Europeus

Os Clubes Europeus são centros dinamizadores de atividades no domínio da Dimensão Europeia da Educação que podem ser criados em estabelecimentos de educação Pré-escolar e do ensino básico e secundário ou profissional, adaptados ao contexto do Agrupamento de Escolas/Escola e da comunidade onde se inserem.

Os Clubes Europeus têm por objetivo:

  • Criar entre os seus membros um verdadeiro espírito europeu de cidadania ativa e transmiti-lo aos outros membros da comunidade em que estão inseridos;
  • Promover, com o recurso a parcerias, ações de dinamização tendentes a uma melhor informação sobre a Europa, as Instituições Europeias. os Estados Membros da União Europeia e do Conselho da Europa, o património cultural e natural da Europa, os problemas com que se defronta a Europa contemporânea, os objetivos da integração europeia e a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
  • Contribuir para a compreensão do pluralismo europeu, nas suas semelhanças e nas suas diferenças;
  • Contribuir para a compreensão e tolerância recíprocas;
  • Contribuir para a tomada de consciência relativamente à interdependência europeia e mundial, e à necessidade de cooperação;
  • Contribuir para a criação do sentido de responsabilidade no que respeita à paz, aos direitos do homem e à defesa e conservação do ambiente e do património cultural.

Para ser reconhecido institucionalmente, o Clube Europeu tem de estar inscrito na Base de Dados da DGE, passando assim a integrar a Rede Nacional de Clubes Europeus (RNCE).

Ao criar um Clube Europeu deve ter em conta as Linhas Orientadoras para o Funcionamento dos Clubes Europeus.

As novas inscrições ou atualizações dos dados de clubes inscritos no ano letivo anterior deverão ser efetuadas através da plataforma http://area.dge.mec.pt/bdce, que anualmente fica disponível de 1 a 31 de outubro, não sendo possível fazê-lo noutra altura do ano.

A Coordenação da Rede Nacional de Clubes Europeus é da responsabilidade da Direção-Geral da Educação (DGE)/Ministério da Educação.

Mais informações sobre os Clubes Europeus:

http://dge.mec.pt/clubes-europeus

https://www.facebook.com/rede.europeus

EVENTOS

04 dezembro 2023 - III Encontro Regional de Clubes Europeus | Lagoa, São Miguel

03 dezembro 2022 - II Encontro Regional de Clubes Europeus | Vila de Nordeste, São Miguel

NOTAS DE IMPRENSA

Faria e Castro elogia trabalho dos professores no processo de educação para a cidadania europeia

Governo dos Açores promove III Encontro Regional de Clubes Europeus

Faria e Castro desafia poder local a ser parceiro para uma cidadania europeia mais ativa

Governo dos Açores promove II Encontro Regional de Clubes Europeus