
Governo dos Açores promove II Encontro Regional de Clubes Europeus

Governo dos Açores assina memorando de entendimento para criação de rede de investigação das RUP
Rejuvenescimento da força laboral açoriana na Base das Lajes em avaliação, refere Artur Lima
A Direção Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa inicia atividade no XIII Governo Regional dos Açores, na dependência do gabinete do Subsecretário Regional da Presidência.
Bem-vindo à Direção Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa.
Somos o departamento do Governo Regional dos Açores particularmente responsável pela condução das políticas europeias e das relações externas dos Açores.
A nível europeu, assumimos duas tarefas nucleares. Por um lado, de acompanhamento, coordenação, consulta e encaminhamento dos assuntos europeus da responsabilidade direta de departamentos governamentais específicos, como a Agricultura, as Pescas, os Transportes, a Fiscalidade, etc.
Em segundo lugar, de ação directa, no que se reporta à cooperação inter-regional europeia, contexto em que sobressai o nosso empenho muito particular na Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas, e à cooperação no quadro do espaço da Macaronésia.
Em termos de Cooperação Externa, procuramos promover e rentabilizar a centralidade atlântica da Região Autónoma dos Açores e a sua inserção no sistema de Relações Internacionais. Para o efeito, privilegiamos o posicionamento da Região no quadro da Relação Transatlântica e as relações com os Estados Unidos, em particular. Em segundo lugar, dedicamo-nos à cooperação da Região com outras entidades infra-estatais, e até mesmo estatais, fora do espaço europeu, designadamente com Cabo Verde bem como com Estados-membros e Províncias dos Estados Unidos, do Canadá e do Brasil, em particular.

30 de Novembro 2022
Governo dos Açores promove II Encontro Regional de Clubes Europeus
O Governo dos Açores promove no próximo sábado, dia 3 de dezembro, na vila de Nordeste, em São Miguel, a realização do II Encontro Regional de Clubes Europeus. A iniciativa, que reúne os professores responsáveis pelos Clubes Europeus de escolas básicas, secundárias e profissionais da região, tem por objetivo proporcionar um momento de trabalho e de reflexão sobre as atividades destes espaços escolares dinamizadores de atividades no domínio da Dimensão Europeia da Educação e do conhecimento sobre a União Europeia. Este encontro visa ainda potenciar a troca de experiências e de boas práticas entre os participantes, sensibilizando os docentes e as escolas dos Açores para a importância da existência de Clubes Europeus para a promoção de um maior espírito europeu de cidadania ativa junto dos mais jovens. A sessão de abertura do II Encontro Regional de Clubes Europeus realiza-se sábado, às 9h00, com a presença do Diretor Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, Carlos Amaral, do Diretor Regional da Educação, Rui Espínola, e de Rui Lourenço, da Direção Geral da Educação (DGE). O programa do evento, promovido pelo gabinete do Subsecretário Regional da Presidência em colaboração com a Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, integra uma sessão dedicada à temática da “Cidadania e Clubes Europeus”, a cargo da Direção Geral da Educação, com uma intervenção de Rui Lourenço sobre “A Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania no contexto dos Clubes Europeus” e de Madalena Calado sobre “Os Clubes Europeus como elementos integradores do domínio Instituições e Participação Democrática”, seguidas de um espaço de debate entre todos os participantes e ainda de uma sessão para os coordenadores dos Clubes Europeus da região apresentarem as suas atividades. A parte da tarde será preenchida com uma sessão prática/workshop e com a apresentação das conclusões deste II Encontro. Já na sessão de encerramento, prevista para as 17h00, estarão presentes o Subsecretário Regional da Presidência, Pedro de Faria e Castro, a Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, e o Vice-presidente da Câmara Municipal de Nordeste, Marco Mourão. Participam neste evento os coordenadores dos Clubes Europeus das ilhas do Pico, São Jorge, Terceira e São Miguel, que no ano letivo 2022/2023 estão ativos e inscritos na Rede Nacional de Clubes Europeus, da DGE.

26 de Outubro 2022
Governo dos Açores assina memorando de entendimento para criação de rede de investigação das RUP
O Governo dos Açores, através da Direção Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, e o Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores, assinam amanhã, quinta-feira, 27 de outubro, um memorando de entendimento tendo em vista a criação de uma Rede Interuniversitária de Investigação das Regiões Ultraperiféricas (RUP), a Rede RIU-RUP. A assinatura do documento terá lugar no final de um encontro subordinado à temática “As RUP e a Europa: desafios, modelos e oportunidades”, que decorre durante o dia de amanhã na Caloura, ilha de São Miguel. Este encontro, que é constituído por cinco painéis, reúne cerca de três dezenas de investigadores e académicos das RUP e outros interessados na matéria oriundos de outras universidades europeias. A sessão de abertura contará com as intervenções de Carlos Amaral, Diretor Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, Flávio Tiago, Diretor Regional da Ciência e Tecnologia e Artur Gil, em representação da Reitoria da Universidade dos Açores. Destaque ainda para a intervenção inaugural que será proferida por João Bosco Mota Amaral. O memorando de entendimento para a criação da Rede RIU-RUP será assinado por representantes de universidades dos Açores, Madeira, Las Palmas de Gran Canaria, La Laguna (Canárias), Guiana francesa, Reunião, Antilhas, Coimbra, Verona (Itália), Siegen (Alemanha) e Lille (França). A Rede RIU-RUP pretende ser uma rede de partilha e conhecimento científico ao nível universitário, assegurando o aprofundamento das melhores formas possíveis de cooperação nos mais variados domínios que se afigurem pertinentes para o desenvolvimento das RUP, incluindo a elaboração de projetos conjuntos de investigação ou outros, entre os signatários e as suas Academias, entre estas, e com as instituições da União Europeia, no âmbito desta Rede. Por outro lado, pretende ainda assegurar a difusão dos resultados dos trabalhos científicos, de investigação ou outros, desenvolvidos nas suas próprias Academias, através desta rede, com a premissa de que cada signatário funcione como representante nas suas academias, divulgando a sua existência e as oportunidades de colaboração, fomentando a envolvência de mais investigadores e outros interessados no comprometimento dos objetivos da rede, que deverá reunir-se pelo menos uma vez por ano.