Artur Lima profere intervenção na Comissão das Competências Legislativas e Regulamentares e da Evolução Estatutária da Córsega
Vice-Presidência do Governo Regional
O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, realiza, entre 17 e 19 de julho, uma visita oficial à Córsega, a convite da Presidente da Assembleia da Córsega, Marie-Antoinette Maupertuis.
O Vice-Presidente do Governo terá um encontro com a Presidente da Assembleia da Córsega e com o Presidente do Conselho Executivo, Gilles Simeoni, estando previsto debater assuntos relacionados com a insularidade e ações comuns a empreender na cena europeia.
Artur Lima fará ainda uma intervenção na Comissão das Competências Legislativas e Regulamentares e da Evolução Estatutária da Córsega, no âmbito do ciclo de trabalhos dedicados à evolução estatutária naquela ilha. A intervenção focará na autonomia regional, no Estatuto Político-Administrativo dos Açores e nos desafios que se colocam a esta região insular e ultraperiférica.
Em abril deste ano, o Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, e o Vice-Presidente do Governo, Artur Lima, reuniram-se com Marie-Antoinette Maupertuis, Presidente da Assembleia da Córsega por ocasião da Assembleia Geral da Comissão das Ilhas da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas (CRPM), em Ponta Delgada.
Este encontro permitiu refletir e confirmar a possibilidade de um intercâmbio sobre questões estatutárias e de insularidade, a partir do exemplo açoriano.
Para além da sua dimensão protocolar, esta jornada insere-se no ciclo de audições realizadas até agora no âmbito da referida Comissão, com o objetivo de beneficiar das experiências das regiões ou territórios autónomos em França e em toda a Europa.
Num sentido mais lato, o objetivo é também o de continuar a promover uma maior sinergia e um trabalho conjunto entre as ilhas europeias, num contexto marcado pelos resultados das eleições para o Parlamento Europeu.
Este aspeto é particularmente pertinente na medida em que as prioridades das novas agendas políticas sublinham a necessidade de uma ação concertada e renovada em prol da defesa da insularidade e da abordagem das suas especificidades.
Nesta deslocação à Córsega, Artur Lima será acompanhado pelo Diretor Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, Carlos Amaral.