Telefone:
Fax:

Carlos Eduardo Pacheco do Amaral Diretor Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa
Nota Biográfica

Carlos Eduardo Pacheco Amaral é licenciado em Filosofia pelo Amherst College, Mestre em Relações Internacionais pela Fletcher School opf Law and Diplomacy, ambos nos Estados Unidos, e Doutorado em Filosofia pela Universidade dos Açores.

Detentor da Cátedra Jean Monnet da academia açoriana, atribuída pela Comissão Europeia, é Professor Catedrático, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores. A sua atividade docente e de investigação alarga-se a uma pluralidade de Universidades, no país, na Europa, e nas Américas, em particular.

De entre as responsabilidades académicas exercidas ao longo da sua carreira, foi Presidente do Conselho Pedagógico da Universidade, Presidente da Comissão Pedagógica da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Diretor do Centro de Estudos de Relações Internacionais e Estratégia e Diretor dos cursos de Mestrado em Relações Internacionais e de Licenciatura em Estudos Europeus e Política Internacional da Universidade dos Açores.

 

Para além disso, integrou o corpo docente do Master em Estudos Europeus liderado pela Universidade de Siena sobre O Processo de Construção Europeia, bem como o Grupo de Peritos Independentes do Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa, em representação de Portugal.

É membro fundador do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores, nele coordenando a unidade científica Portugal e o Mar | Europeísmo e Relação Transatlântica, e membro do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século 20 da Universidade de Coimbra, onde é cocoordenador do grupo de trabalho Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização.

É responsável pela organização de eventos e pela prestação de serviços à comunidade, sobretudo nas áreas científicas da Filosofia Política, das Relações Internacionais e dos Estudos Europeus – domínios estes em que se situam as suas principais publicações, no país e no estrangeiro.

Foi Diretor Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa no XIII Governo Regional dos Açores.

Despacho de nomeação