- Sobre a DRCTD
- Iniciativas Cibersegurança
A Direção Regional das Comunicações e da Transição Digital (DRCTD) tem por missão coordenar e desenvolver as ações conducentes à concretização da política regional nos domínios das comunicações, dos sistemas e tecnologias de informação, da cibersegurança e da transição digital.
As suas principais linhas de orientação visam assegurar a implementação e exploração das infraestruturas de computação e armazenamento de dados do Governo Regional dos Açores, desenvolver uma estratégia regional de concretização da Transição Digital nos diversos departamentos e serviços do Governo Regional e nos diversos sectores da economia da Região.
Cabe ainda à DRCTD a responsabilidade de desenvolver uma estratégia regional de Cibersegurança e explorar um sistema eficiente e eficaz de proteção e defesa contra as ameaças com origem no ciberespaço.
Assumimos o compromisso de seguir a execução do projeto de substituição do Anel de cabos submarinos de fibra ótica Continente-Açores-Madeira (Anel CAM), e do anel Interilhas, infraestruturas essenciais ao desenvolvimento socioeconómico dos Açores, responsáveis pela nossa ligação ao resto do mundo.
A introdução de novas tecnologias, como o 5G, assim como a correção de assimetrias no âmbito da cobertura das redes de comunicações móveis e do acesso às redes de fibra ótica, contam com todo o nosso empenho e energia na defesa dos interesses da nossa Região, no pressuposto de garantir
o acesso de todos os Açorianos, aos produtos e serviços de comunicações, nas mesmas condições tecnológicas e comercias do Continente português.
No âmbito da Transição Digital, a integração de soluções, a sua adequação e a maximização da eficiência dos serviços e da sua relação com o cidadão e com as empresas, a par da sua simplificação, são o nosso objetivo maior ao qual se junta o do apoio e dinamização da transição digital nas diversas áreas da economia açoriana.
Por fim, ainda no âmbito das nossas competências, queremos garantir a melhoria da qualidade e eficiência dos serviços postais prestados na nossa Região.
Empenhados em ir ao encontro das preocupações e anseios de todos os Açorianos, em matéria de comunicações e de cibersegurança, estamos disponíveis para receber as vossas sugestões, observações e dúvidas através do nosso e-mail [email protected].
4 de Julho 2025
Vice-Presidência promove fórum dedicado à transição digital do poder local nos Açores
A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional das Comunicações e da Transição Digital, irá promover o evento “Digitalização do Poder Local”, no próximo dia 8 de julho, pelas 9h30, no Auditório do Ramo Grande, na Praia da Vitória. O fórum decorre no âmbito da estratégia regional para a transição digital, visando promover a discussão sobre os desafios e oportunidades da digitalização dos municípios e juntas de freguesia açorianos. Durante a ocasião, pretende-se divulgar e incentivar boas práticas quanto à otimização de serviços públicos, a partir do exemplo do Sistema de Incentivos à Modernização Administrativa do Poder Local (SIMA+Local). O evento, presidido pelo Vice-Presidente do Governo, contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e incluirá uma mesa-redonda dedicada à digitalização dos municípios, com participação de Vânia Ferreira, Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Frederico Sousa, Presidente da Câmara Municipal da Lagoa, Alexandre Gaudêncio, Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, e Luís Silveira, Representante da AMRAA. O painel será moderado por José Lourenço, diretor do Diário Insular. No fórum “Digitalização do Poder Local” participa ainda Marco Espinheira, antigo Diretor do Futuro da Câmara Municipal de Cascais, entre 2015 e 2022, e atual diretor executivo de angariação de fundos e relações-públicas e responsável pelas relações corporativas da Nova School of Business and Economics. O SIMA + Local tem como objetivo capacitar as autarquias regionais mediante a implementação de soluções tecnológicas que melhorem a qualidade dos serviços prestados a todos os açorianos e ao tecido empresarial, assegurando uma maior proximidade, acessibilidade e transparência. Ao abrigo deste programa, financiado no âmbito do PRR, será concedido um apoio financeiro de 3,5 milhões de euros a 13 municípios e à Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores (AMRAA).
13 de Junho 2025
Governo dos Açores promove modernização do Poder Local com apoio de 3,5 milhões de euros
A Vice-Presidência do Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunicações e Transição Digital, vai atribuir um apoio financeiro de 3,5 milhões de euros a 13 municípios e à Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores (AMRAA), no âmbito do programa SIMA + Local. Esta iniciativa insere-se na estratégia regional para a transição digital e o reforço da eficiência dos serviços públicos, abrangendo, neste caso, os municípios e juntas de freguesia dos Açores. O SIMA + Local visa promover a capacitação das autarquias regionais através de soluções tecnológicas que aumentem a qualidade dos serviços prestados aos açorianos e empresas, garantindo maior proximidade, acessibilidade e transparência. O apoio concedido tem um valor total de 3.527.218,32 milhões de euros, excluindo IVA, e corresponde a 100% do investimento elegível. Este montante destina-se às candidaturas agora aprovadas da AMRAA e dos municípios do Corvo, Lagoa, Lajes do Pico, Madalena, Nordeste, Ponta Delgada, Praia da Vitória, Ribeira Grande, Santa Cruz das Flores, São Roque do Pico, Velas, Vila do Porto e Vila Franca do Campo. Desta forma, será assegurado o apoio à implementação de projetos estruturantes nas áreas da interoperabilidade de sistemas de informação, segurança da informação, cibersegurança, automação de processos, e capacitação digital de recursos humanos. Para o Vice-Presidente do Governo Regional, Artur Lima, este investimento “reafirma o compromisso do Governo Regional com uma Administração Pública moderna, eficiente e centrada nos cidadãos”. “A capacitação dos municípios e freguesias dos Açores é chave num momento de disrupção tecnológica a nível global”, afirmou Artur Lima. “O poder local atua em proximidade com a população. Promover a sua modernização administrativa é trazer valor acrescentado ao dia a dia de todos os açorianos e ao tecido económico da Região”, salientou. Esta linha de apoio permite também “robustecer a coesão territorial e reduzir assimetrias nos Açores”, concluiu o Vice-Presidente do Governo. A iniciativa é financiada através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do investimento “Modernização e Digitalização da Administração Pública Regional” (C19-i06-RAA), e representa um passo decisivo na transformação digital da governação local nos Açores.