- Sobre a DRCTD
- Iniciativas Cibersegurança
A Direção Regional das Comunicações e da Transição Digital (DRCTD) tem por missão coordenar e desenvolver as ações conducentes à concretização da política regional nos domínios das comunicações, dos sistemas e tecnologias de informação, da cibersegurança e da transição digital.
As suas principais linhas de orientação visam assegurar a implementação e exploração das infraestruturas de computação e armazenamento de dados do Governo Regional dos Açores, desenvolver uma estratégia regional de concretização da Transição Digital nos diversos departamentos e serviços do Governo Regional e nos diversos sectores da economia da Região.
Cabe ainda à DRCTD a responsabilidade de desenvolver uma estratégia regional de Cibersegurança e explorar um sistema eficiente e eficaz de proteção e defesa contra as ameaças com origem no ciberespaço.
Assumimos o compromisso de seguir a execução do projeto de substituição do Anel de cabos submarinos de fibra ótica Continente-Açores-Madeira (Anel CAM), e do anel Interilhas, infraestruturas essenciais ao desenvolvimento socioeconómico dos Açores, responsáveis pela nossa ligação ao resto do mundo.
A introdução de novas tecnologias, como o 5G, assim como a correção de assimetrias no âmbito da cobertura das redes de comunicações móveis e do acesso às redes de fibra ótica, contam com todo o nosso empenho e energia na defesa dos interesses da nossa Região, no pressuposto de garantir
o acesso de todos os Açorianos, aos produtos e serviços de comunicações, nas mesmas condições tecnológicas e comercias do Continente português.
No âmbito da Transição Digital, a integração de soluções, a sua adequação e a maximização da eficiência dos serviços e da sua relação com o cidadão e com as empresas, a par da sua simplificação, são o nosso objetivo maior ao qual se junta o do apoio e dinamização da transição digital nas diversas áreas da economia açoriana.
Por fim, ainda no âmbito das nossas competências, queremos garantir a melhoria da qualidade e eficiência dos serviços postais prestados na nossa Região.
Empenhados em ir ao encontro das preocupações e anseios de todos os Açorianos, em matéria de comunicações e de cibersegurança, estamos disponíveis para receber as vossas sugestões, observações e dúvidas através do nosso e-mail [email protected].
10 de Outubro 2024
Açores discutem boas práticas digitais em colóquio internacional
A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional das Comunicações e da Transição Digital, marcou presença no colóquio internacional “O Digital e as Regiões Ultraperiféricas da União Europeia”, que aconteceu entre os dias 1 e 3 de outubro, em Saint-Denis, na Ilha da Reunião. A iniciativa, que foi organizada pela Universidade de La Réunion, contou com a participação de especialistas e representantes da Comissão Europeia e das Regiões Ultraperiféricas (RUP) da União Europeia. A representação da Região Autónoma dos Açores partilhou a sua estratégia digital, sublinhando o progresso alcançado no âmbito da conectividade e das infraestruturas digitais. O Governo dos Açores está a assegurar uma infraestrutura de conectividade digital de alta qualidade, nomeadamente a implementação do novo sistema de cabos submarinos Atlantic CAM, a substituição do Anel Interilhas e a amarração do cabo NUVEM, que coloca a Região como um ponto estratégico para a conectividade entre a Europa e o continente americano. Foram ainda sublinhados os adiantamentos na criação de uma infraestrutura digital robusta, com a Azores Cloud – uma iniciativa que visa assegurar a soberania dos dados e a modernização das infraestruturas de Tecnologia da Informação no arquipélago. A participação açoriana foi um contributo importante para a continuidade da cooperação entre as RUP e para o desenvolvimento de estratégias comuns para a transformação digital, reforçando o papel dos Açores como um parceiro ativo e inovador no ecossistema digital europeu. Os Açores possuem hoje um importante acervo de conhecimento e experiência em áreas como a cibersegurança, a soberania de dados e a digitalização dos serviços públicos. O encontro, que reuniu cerca de quarenta oradores das várias geografias da ultraperiferia europeia, procurou discutir a execução de boas práticas digitais, adequadas aos contextos e necessidades de cada região.
1 de Outubro 2024
Lançado concurso público para criação do Portal de Serviços da Administração Pública Regional
A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional das Comunicações e da Transição Digital, lançou já o concurso público internacional para o desenvolvimento e implementação do Portal de Serviços da Administração Pública Regional. A oportunidade de criação de um portal único de serviços da Administração Pública Regional surge no contexto do desenvolvimento do projeto LINKA - Arquitetura de Sistemas de Informação da Administração Publica Regional e da urgência de se promover a modernização administrativa, através da disponibilização de serviços públicos de qualidade de forma simples, segura, célere, eficiente, acessível, transparente e desmaterializada. Atualmente, muitos dos serviços públicos são oferecidos de forma fragmentada e com diferentes níveis de desmaterialização, acessibilidade e eficiência, causando dificuldades aos cidadãos e às empresas na interação com a administração pública regional. Acresce a falta de eficiência na sua tramitação, suportada, não raras vezes, por uma multiplicidade de plataformas, muitas das quais obsoletas. A criação do Portal de Serviços da Administração Pública Regional visa resolver estas questões, proporcionando uma plataforma única, de utilização transversal e integrada onde os serviços podem ser acedidos de forma fácil e intuitiva. Mais do que a mera centralização dos serviços existentes esta abordagem passa por desmaterializar processos, simplificando-os, reduzindo a burocracia e o número de plataformas, de forma a aumentar a transparência e a eficiência dos serviços públicos. Este portal será uma ferramenta essencial para a modernização da administração pública regional, alinhando-se com as melhores práticas de governo eletrónico, numa resposta aos anseios dos cidadãos e das empresas em relação aos serviços digitais. O Portal de Serviços é uma medida inscrita no PRR Açores.