Telefone:
Fax:

 

Nota de Boas Vindas

A Direção Regional das Comunicações e da Transição Digital (DRCTD) tem por missão coordenar e desenvolver as ações conducentes à concretização da política regional nos domínios das comunicações, dos sistemas e tecnologias de informação, da cibersegurança e da transição digital. 

As suas principais linhas de orientação visam assegurar a implementação e exploração das infraestruturas de computação e armazenamento de dados do Governo Regional dos Açores, desenvolver uma estratégia regional de concretização da Transição Digital nos diversos departamentos e serviços do Governo Regional e nos diversos sectores da economia da Região.

Cabe ainda à DRCTD a responsabilidade de desenvolver uma estratégia regional de Cibersegurança e explorar um sistema eficiente e eficaz de proteção e defesa contra as ameaças com origem no ciberespaço.

Assumimos o compromisso de seguir a execução do projeto de substituição do Anel de cabos submarinos de fibra ótica Continente-Açores-Madeira (Anel CAM), infraestrutura essencial ao desenvolvimento socioeconómico dos Açores, responsável pela nossa ligação ao resto do mundo, de modo a que quem tem essa responsabilidade a concretize no horizonte temporal já definido e em calendário que não prejudique a Região Autónoma dos Açores.

A introdução de novas tecnologias, como o 5G, assim como a correção de assimetrias no âmbito da cobertura das redes de comunicações móveis e do acesso às redes de fibra ótica, contam com todo o nosso empenho e energia na defesa dos interesses da nossa Região, no pressuposto de garantir o acesso de todos os Açorianos, aos produtos e serviços de comunicações, nas mesmas condições tecnológicas e comercias do Continente português.

"Seja muito bem vindo à Direção Regional das Comunicações e da Transição Digital"

No âmbito da Transição Digital, a integração de soluções, a sua adequação e a maximização da eficiência dos serviços e da sua relação com o cidadão e com as empresas, a par da sua simplificação, são o nosso objetivo maior ao qual se junta o do apoio e dinamização da transição digital nas diversas áreas da economia açoriana. 

Por fim, ainda no âmbito das nossas competências, queremos garantir a melhoria da qualidade e eficiência dos serviços postais prestados na nossa Região.

Empenhados em ir ao encontro das preocupações e anseios de todos os Açorianos, em matéria de comunicações e de cibersegurança, estamos disponíveis para receber as vossas sugestões, observações e dúvidas através do nosso e-mail [email protected].