A implementação das medidas de política regional nos domínios da ciência e tecnologia (C&T) na RAA é assegurada por via de duas entidades – a Direção Regional da Ciência e Transição Digital (DRCTD) e o Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT), ambos na dependência direta da Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital (SRCCTD).
O FRCT é um organismo com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, tendo competências de coordenação de ações e gestão de recursos financeiros no âmbito do financiamento de investigação científica e desenvolvimento tecnológico (ver documento constitutivo).
Das áreas de ação do FRCT, enquadradas na estratégia do GRA com vista à implementação de um eixo de desenvolvimento económico baseado em I&D, destacam-se as seguintes:
-
Apoio à formação avançada, através da atribuição de bolsas de investigação de diferentes tipologias;
-
Financiamento e/ou participação em organizações de eventos internacionais de relevância para a comunidade científica;
-
Participação em projetos regionais, nacionais e internacionais, como coordenador ou parceiro;
-
Apoio à participação de outras entidades regionais, nomeadamente do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores (SCTA), em programas de financiamento externos à RAA, de entre os quais se destaca o HORIZONTE 2020.

23 de Fevereiro 2021
Governo dos Açores promove workshop na temática da “Transição Urbana Sustentável”
A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, com a coordenação do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT) e o apoio da Direção Regional da Ciência e Transição Digital, promove, no próximo dia 25 de fevereiro, às 13:00, em modalidade online, o workshop sobre a temática “Transição Urbana Sustentável”, no âmbito do projeto Europeu EXPAND II. O projeto EXPAND II - Widening participation of countries and stakeholders in JPI Urban Europe through capacity building in urban policy, funding and research é financiado pelo Programa Horizonte 2020 e pretende apoiar a implementação da Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Urbano Sustentável na Europa’ (SRIA 2.0) do Programa transnacional de Investigação & Inovação, JPI Urban Europe, criado em 2010, que visa dar resposta aos desafios e problemas do desenvolvimento urbano das cidades Europeias. A JPI Urban Europe apresenta diversas oportunidades de financiamento e de boas práticas de Investigação e Inovação que poderão impulsionar a transformação urbana Regional, tornando a Região Autónoma dos Açores mais verde e digital. Este workshop pretende reunir os interessados e atores do setor do desenvolvimento urbano, em particular, os investigadores, órgãos governamentais, administração municipal, iniciativas locais e indústria, com o objetivo de apresentar as oportunidades de financiamento de I&I para o desenvolvimento urbano sustentável ao nível regional e transnacional, bem como discutir e identificar as prioridades temáticas das Regiões neste programa. No âmbito desta iniciativa, haverá, ainda lugar a uma sessão de esclarecimentos sobre a primeira convocatória ERA-NET ENUTC ‘Urban Transformation Capacities’ que visa financiar projetos de investigação transnacionais que potenciem a capacitação da transformação urbana das Regiões. Com um valor total de 18,4 milhões de euros, esta convocatória internacional integra 16 agências de financiamento europeias, entre as quais o Fundo Regional da Ciência e Tecnologia, que cofinancia as equipas regionais envolvidas. A participação é gratuita, mas o registro é obrigatório, através do endereço eletrónico https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZYrfuCqrDsoEt3iX4eyzRN8tFEs05FmVS-M.

13 de Fevereiro 2021
Governo dos Açores apoia investigação na área das doenças neurodegenerativas
O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, com coordenação do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT) e apoio da Direção Regional da Ciência e Transição Digital, integrou uma convocatória no valor global de 19 milhões de euros para financiamento de projetos de investigação transnacionais, no âmbito do Programa Europeu JPND (EU Joint-Programme Neurodegenerative Disease Research). De acordo com o Diretor Regional da Ciência e Transição Digital, “esta convocatória, que se encontra aberta até 02 de março de 2021, visa financiar projetos científicos em consórcios, com um mínimo de três países europeus incluídos, focados na investigação em indicadores das fases precoces de doenças neurodegenerativas que potenciem o desenvolvimento de novos diagnósticos e/ou intervenções”. O mecanismo financeiro ERA-NET Cofund permite ao Governo Regional aceder a financiamentos alternativos para apoio a áreas com interesse para os Açores, neste caso da saúde, não incluída na Estratégia Regional de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente, denominada por RIS3. As ERA- NET cofinanciadas pelo programa quadro Horizonte 2020 possibilitam, mesmo com uma reduzida comparticipação financeira do Governo, o acesso dos investigadores regionais a estas convocatórias internacionais, alavancando o investimento público regional na Ciência. As doenças neurodegenerativas são crónicas, incuráveis e fazem parte de um leque extenso de patologias que variam, tanto em causas e prevalência, como nos desafios a enfrentar. Com um investimento previsto de 30 milhões de euros para o período entre 2019 e 2023, a iniciativa JPND é coordenada pelo INSERM - Instituto Nacional de Saúde e da Investigação Médica (França) e integra 19 Estados Membros e Países Associados.