ACORES-06-2215-FEDER-000011 | Recuperação e Remodelação dos Trilhos Tradicionais da Fajã do Santo Cristo

Cofinanciado por:


DESIGNAÇÃO DA CANDIDATURA: Recuperação e Remodelação dos Trilhos Tradicionais da Fajã do Santo Cristo

CÓDIGO DA CANDIDATURA: ACORES-06-2215-FEDER-000011

OBJETIVO PRINCIPAL: Promover o Conhecimento e a Valorização da Biodiversidade e dos Ecossistemas

ENTIDADE BENEFICIÁRIA: Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas - Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas (XIII Governo dos Açores)

CUSTO TOTAL ELEGÍVEL: 267.058,17€

APOIO FINANCEIRO DA UNIÃO EUROPEIA: 226.999,44€

DESCRIÇÃO: A recente classificação por parte da UNESCO das Fajãs de S. Jorge como Reserva da Biosfera, território que passa a integrar a Rede Mundial constitui, assim, uma oportunidade de afirmação à escala global, acrescentando valor aos produtos e serviços gerados na ilha de São Jorge.

As Reservas da Biosfera são zonas dos ecossistemas terrestres, costeiros e marinhos reconhecidos internacionalmente e concebidas para responder ao desafio de conciliar a conservação da natureza com a procura de um desenvolvimento económico e social e a manutenção dos valores  naturais culturais associados.

Pretende-se assim com o presente projeto candidatar ao PO Açores 2020 a Requalificação dos trilhos tradicionais na Fajã de Santo Cristo e preservar os ecossistemas e habitats desta Fajã.

RESULTADOS: Intensificação da conservação e monitorização do património natural marinho e terrestre e, por outro lado, promoção do combate integrado às invasões biológicas que representam uma das maiores ameaças para o estado de conservação dos habitats das espécies de flora e fauna regional.