Telefone:
Fax:

Oferta de Atividades de Sensibilização Ambiental Escolar

A educação ambiental constitui um dos pilares fundamentais da missão da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, que atua no âmbito da sensibilização da comunidade, cultivando o sentimento de pertença e a valorização do património natural açoriano.

É desde cedo que se aprende a cuidar do ambiente. A partilha de conhecimento em matéria de ambiente, de forma integrada e interdisciplinar, fortalecida pela componente prática e experiencial, é essencial para a formação de cidadãos conscientes e decididos no que concerne às decisões ambientais.

Urge, assim, incentivar de forma continuada a presença da educação ambiental no sistema educativo, perspetivando a sua capacidade de modificar atitudes e comportamentos, num contributo para a transformação de um cenário atualmente marcado pela crise climática e numa garantia da sobrevivência da espécie humana, a par da preservação da natureza.

Com este objetivo, prosseguimos com a Oferta de Atividades de Sensibilização Ambiental Escolar dirigida a todos os estabelecimentos de ensino da Região, reforçando as ações no campo onde o observar, conhecer, sentir e experienciar se consideram fundamentais à adoção de boas práticas ambientais.

Pretendemos ser um contributo para a construção de uma sociedade de baixo carbono, racional e eficiente na utilização dos seus recursos, traduzindo modelos de conduta sustentável em todas as dimensões da atividade humana.

Contamos com a colaboração de toda a comunidade educativa e com a imprescindível participação dos professores neste enorme desafio de promover a sustentabilidade ambiental da Região Autónoma dos Açores e de intervir na educação de cidadãos que se pretendem conscientes e dotados de sensibilidade, responsabilidade e capacidade para lidar com os desafios e oportunidades da realidade atual, no que respeita às questões ambientais e ao exercício de uma cidadania ambiental ativa.

A Oferta de Atividades de Sensibilização Ambiental Escolar disponibiliza um variado leque de atividades que abrangem os diversos sectores de trabalho da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, destacando-se temáticas como a conservação da na¬tureza, o património natural dos Açores, os recursos hídricos, o ordenamento do território, as alterações climáticas, os resíduos e a economia circular.

As ações previstas nesta Oferta incluem percursos interpretativos e atividades de campo, nomeadamente em áreas classificadas com elevado valor ambiental, dinamização de jogos, exposições, sessões lúdico-didáticas, comemoração de datas ambientais nas escolas, com ações direcionadas para questões ambientais urgentes, e visitas guiadas aos Centros Ambientais, sempre enquadradas nos diferentes projetos da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.

Pretende-se promover a aprendizagem na natureza, a partilha de experiências e soluções e a oportunidade de cooperação em ações concretas.

As atividades estão adaptadas aos diferentes níveis de ensino, desde o pré-escolar ao secundário, abrangendo o ensino profissional, pretendendo-se que, através da sua participação, as crianças e os jovens se reconheçam como agentes ativos na preservação do património natural dos Açores.

Os estabelecimentos de ensino interessados em participar nas ações propostas devem oficializar o pedido, com o mínimo de duas semanas de antecedência, através do preenchimento do respetivo formulário, disponível aqui. Os agendamentos estão sujeitos a confirmação de acordo com a disponibilidade dos colaboradores da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.

Consulte aqui a oferta para 2023/2024!