ACORES-06-1911-FEDER-000001 | Equipamentos para os Centros de Processamento de Resíduos das ilhas do Pico e Faial

Cofinanciado por:

 

DESIGNAÇÃO DA CANDIDATURA: Equipamentos para os Centros de Processamento de Resíduos das ilhas do Pico e Faial

CÓDIGO DA CANDIDATURA: ACORES-06-1911-FEDER-000001

OBJETIVO PRINCIPAL: Valorizar os resíduos, reduzindo a produção e deposição em aterro, aumentando a recolha seletiva e a reciclagem

ENTIDADE BENEFICIÁRIA: SREAT - Direção Regional do Ambiente (XII Governo dos Açores)

CUSTO TOTAL ELEGÍVEL: 366.540,00€

APOIO FINANCEIRO DA UNIÃO EUROPEIA: 311.559,00€ (85%)

DESCRIÇÃO: Com a experiência de funcionamento dos Centros de Processamento de Resíduos (CPR), verifica-se a necessidade de aquisição de equipamentos que permitam otimizar a gestão dos resíduos, por via do incremento da separação, e melhorar os resultados ao nível das metas de valorização. Concretamente, em complemento da recolha seletiva, retirar resíduos valorizáveis do indiferenciado que estão a ser encaminhadas para eliminação, fazer a triagem e tratamento dos resíduos de forma a permitir o encaminhamento cumprindo as exigências das entidades gestoras e recicladoras, e otimizar os custos de operação. Assim o projeto consiste na aquisição de duas linhas abre sacos e de triagem e duas linhas de lavagem de sacos a instalar nos centros de resíduos do Pico e do Faial para complemento da atividade.

RESULTADOS: Diminuição substancial do depósito de resíduos em aterro, prevendo-se que os resíduos urbanos que têm como destino final a valorização passem a representar, em 2023, metade do total dos resíduos urbanos produzidos.

FOTOGRAFIAS:

Centro de Processamento de Resíduos do Pico

Centro de Processamento de Resíduos do Faial