ACORES-05-1810-FEDER-000023 | Correção Hidrológica da Ribeira da Calheta, São Mateus, Madalena, Pico

Cofinanciado por:


DESIGNAÇÃO DA CANDIDATURA: Correção Hidrológica da Ribeira da Calheta, São Mateus, Madalena, Pico

CÓDIGO DA CANDIDATURA: ACORES-05-1810-FEDER-000023

OBJETIVO PRINCIPAL: Aumentar a Capacidade de Resiliência a Situações de Catástrofes

ENTIDADE BENEFICIÁRIA: SREAT - Direção Regional do Ambiente (XII Governo dos Açores)

CUSTO TOTAL ELEGÍVEL: 330.164,00€

APOIO FINANCEIRO DA UNIÃO EUROPEIA: 280.639,40€

DESCRIÇÃO: A candidatura abrange as obras a executar na ribeira da Calheta tendo em vista o aumento da secção de vazão de três passagens hidráulicas.

A intervenção a executar torna-se necessária devido aos efeitos do mau tempo que assolou aquele local fazendo com que duas passagens hidráulicas colmatassem havendo galgamento da estrada e a abertura de uma vala de erosão num terreno próximo, queda de uma terceira passagem hidráulica e abertura de vala de erosão num outro terreno.

A situação que se verificou na Ribeira da Calheta deveu-se ao galgamento das margens pelo leito em dois momentos diferentes. 

Revela-se, assim, necessário realizar intervenções no intuito de se prevenir e minimizar os efeitos associados aos fenómenos hidrológicos extremos, providenciando-se pela segurança das populações que estão a jusante e prevenindo-se eventuais danos materiais e humanos no aglomerado urbano de São Mateus, concelho da Madalena, ilha do Pico. 

RESULTADOS: Diminuição dos efeitos decorrentes das alterações climáticas e melhor capacidade de resposta às intempéries e outros fenómenos que assolam a Região.