Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação
Marca Açores com crescimento de 4% de adesões em 2024 face ao ano transato
Marca Açores com crescimento de 4% de adesões em 2024 face ao ano transato
Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação
Abertas candidaturas para sessões de ‘coaching’ aos agricultores ao abrigo do PRR no setor do leite de bovino
Abertas candidaturas para sessões de ‘coaching’ aos agricultores ao abrigo do PRR no setor do leite de bovino
Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação
António Ventura assinala Dia Mundial do Solo
António Ventura assinala Dia Mundial do Solo
19 de Dezembro 2024
Marca Açores com crescimento de 4% de adesões em 2024 face ao ano transato
10 de Dezembro 2024
Abertas candidaturas para sessões de ‘coaching’ aos agricultores ao abrigo do PRR no setor do leite de bovino
5 de Dezembro 2024
António Ventura assinala Dia Mundial do Solo
Nota de Boas Vindas
Bem vindo ao sítio web da Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação do XIV Governo Regional dos Açores
Nota de Imprensa
19 de Dezembro 2024
Marca Açores com crescimento de 4% de adesões em 2024 face ao ano transato
A Marca Açores, adianta o Secretário da Agricultura e Alimentação, António Ventura, registou neste ano de 2024 um crescimento de 4,04% de adesões face a 2023, "representando um aumento de 5,8% de novos promotores”. Num universo de 311 empresas, das nove ilhas, a certificação Marca Açores abrange 6 512 selos de produtos, serviços e estabelecimentos aderentes, sendo a sua maioria referente a produtos alimentares. "Este crescimento demonstra a confiança que tem vindo a ser conquistada junto das empresas aderentes, através da dinamização de diferentes iniciativas que promovem os produtos, serviços e estabelecimentos certificados com o selo Marca Açores”, declara o governante. O Gabinete de Gestão e Promoção da Marca Açores, serviço afeto à Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, tem desenvolvido inúmeras atividades que, de forma integrada e coerente, visam diferentes públicos e mercados. Este ano de 2024 foi marcado por uma continuidade no investimento em várias formas de comunicação e promoção, nomeadamente a comunicação através das redes sociais e do audiovisual, a dinamização de eventos de ativação de marca; no estabelecimento de novas parcerias comerciais e institucionais ou a participação em feiras, sejam elas de caracter exclusivamente profissional ou direcionadas ao consumidor final. A este propósito, António Ventura valoriza a participação de dezenas de empresas aderentes ao selo Marca Açores nas feiras internacionais e de caráter profissional como a Lisbon Food Affair e SAGAL – Sabores de Portugal. Além dos eventos de caracter exclusivamente profissional, numa otimização das relações business to business, o Gabinete de Gestão e Promoção da Marca Açores aposta também em ativações de marca direcionadas ao consumidor final. Exemplo dessas ações, referiu o titular da pasta da agricultura é o Taste Azores Colombo que se realiza anualmente, em Lisboa, desde 2017 – apenas interrompido pela pandemia em 2020 e 2021 – "e permitiu todos os anos o contacto direto entre as empresas açorianas e os milhares de consumidores nacionais”. Ainda no que diz respeito a diferentes iniciativas de ação de marca, em 2024 a Marca Açores marcou presença na Bolsa de Turismo de Lisboa, na Foiling Week em Itália, no evento Sentir o Pico, na apresentação do 19º Festival Internacional dos Açores, no Campeonato Expresso BPI Golf, na Feira Agrícola do Pico e no World Cheese Awards. Além, destas ativações e no âmbito da vertente de business to consumer, o Gabinete de Gestão e Promoção da Marca Açores promoveu, ao longo de duas semanas, uma campanha junto da distribuição regional, que envolveu 43 estabelecimentos de todas as ilhas do arquipélago, apelando, junto do consumidor final, para a escolha de produtos certificados com o selo Marca Açores, onde além da imagem os produtos foram promovidos diretamente pelos produtores em mais de 90 momentos de degustação. Esta promoção e, numa ótica de proximidade e desenvolvimento dos estabelecimentos de restauração aderentes à Marca Açores, refere António Ventura, “foi desenvolvida, este ano, a par do que aconteceu no ano passado nas ilhas das Flores e Corvo, com uma ativação na ilha de Santa Maria que contou com 'chefs' de renome nacionais e regionais, que em conjunto com a restauração e a produção local trabalharam com o objetivo de dar uma maior valorização à oferta regional”.
19 de Dezembro 2024
Marca Açores com crescimento de 4% de adesões em 2024 face ao ano transato
A Marca Açores, adianta o Secretário da Agricultura e Alimentação, António Ventura, registou neste ano de 2024 um crescimento de 4,04% de adesões face a 2023, "representando um aumento de 5,8% de novos promotores”. Num universo de 311 empresas, das nove ilhas, a certificação Marca Açores abrange 6 512 selos de produtos, serviços e estabelecimentos aderentes, sendo a sua maioria referente a produtos alimentares. "Este crescimento demonstra a confiança que tem vindo a ser conquistada junto das empresas aderentes, através da dinamização de diferentes iniciativas que promovem os produtos, serviços e estabelecimentos certificados com o selo Marca Açores”, declara o governante. O Gabinete de Gestão e Promoção da Marca Açores, serviço afeto à Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, tem desenvolvido inúmeras atividades que, de forma integrada e coerente, visam diferentes públicos e mercados. Este ano de 2024 foi marcado por uma continuidade no investimento em várias formas de comunicação e promoção, nomeadamente a comunicação através das redes sociais e do audiovisual, a dinamização de eventos de ativação de marca; no estabelecimento de novas parcerias comerciais e institucionais ou a participação em feiras, sejam elas de caracter exclusivamente profissional ou direcionadas ao consumidor final. A este propósito, António Ventura valoriza a participação de dezenas de empresas aderentes ao selo Marca Açores nas feiras internacionais e de caráter profissional como a Lisbon Food Affair e SAGAL – Sabores de Portugal. Além dos eventos de caracter exclusivamente profissional, numa otimização das relações business to business, o Gabinete de Gestão e Promoção da Marca Açores aposta também em ativações de marca direcionadas ao consumidor final. Exemplo dessas ações, referiu o titular da pasta da agricultura é o Taste Azores Colombo que se realiza anualmente, em Lisboa, desde 2017 – apenas interrompido pela pandemia em 2020 e 2021 – "e permitiu todos os anos o contacto direto entre as empresas açorianas e os milhares de consumidores nacionais”. Ainda no que diz respeito a diferentes iniciativas de ação de marca, em 2024 a Marca Açores marcou presença na Bolsa de Turismo de Lisboa, na Foiling Week em Itália, no evento Sentir o Pico, na apresentação do 19º Festival Internacional dos Açores, no Campeonato Expresso BPI Golf, na Feira Agrícola do Pico e no World Cheese Awards. Além, destas ativações e no âmbito da vertente de business to consumer, o Gabinete de Gestão e Promoção da Marca Açores promoveu, ao longo de duas semanas, uma campanha junto da distribuição regional, que envolveu 43 estabelecimentos de todas as ilhas do arquipélago, apelando, junto do consumidor final, para a escolha de produtos certificados com o selo Marca Açores, onde além da imagem os produtos foram promovidos diretamente pelos produtores em mais de 90 momentos de degustação. Esta promoção e, numa ótica de proximidade e desenvolvimento dos estabelecimentos de restauração aderentes à Marca Açores, refere António Ventura, “foi desenvolvida, este ano, a par do que aconteceu no ano passado nas ilhas das Flores e Corvo, com uma ativação na ilha de Santa Maria que contou com 'chefs' de renome nacionais e regionais, que em conjunto com a restauração e a produção local trabalharam com o objetivo de dar uma maior valorização à oferta regional”.
Nota de Imprensa
10 de Dezembro 2024
Abertas candidaturas para sessões de ‘coaching’ aos agricultores ao abrigo do PRR no setor do leite de bovino
A Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação informa que estão abertas, até 26 de dezembro, candidaturas para apoios à promoção de sessões de acompanhamento ou orientação (‘coaching’), em todos os setores de atividade relacionados com a produção agrícola primária no âmbito dos setores do leite de bovino. Estas sessões consistem na disponibilização de apoio técnico especializado dirigido aos produtores agrícolas com vista a melhorar as suas competências para a gestão dos aspetos económicos, ambientais e sociais do seu negócio, incluindo competências digitais e a utilização de ferramentas inovadoras. Este apoio, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), está previsto no tema de abrangência multissetorial “M.01 - Gestão sustentável das explorações agrícolas”, do “Programa de Capacitação dos Agricultores e de Promoção da Literacia em Produção e Consumo Sustentáveis”, decorrente do investimento “Relançamento Económico da Agricultura Açoriana”, promovido pela Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação. Ao abrigo do presente diploma, podem ser concedidos apoios para a realização de sessões de acompanhamento ou orientação, de acordo com as principais necessidades das explorações em matéria de competitividade, transição verde, na qual se inclui a utilização sustentável dos recursos naturais, transição digital, transição energética, sanidade vegetal e animal e bem-estar animal. O apoio é atribuído sob a forma de subvenção não reembolsável e será atribuído até ao valor fixo limite anual de 1.500,00 € por exploração beneficiada com um plano de acompanhamento ou orientação anual, com limite máximo anual de 75.000,00 € por beneficiário, estando limitado a um máximo de 15 explorações por ‘coach’, na área geográfica destinada a São Miguel e Terceira, e com o limite máximo anual de 16.500,00 € por beneficiário, estando limitado a um máximo de 11 explorações por ‘coach’, na área geográfica destinada ao Faial, Pico, São Jorge e Graciosa. As candidaturas podem ser apresentadas no âmbito dos avisos de abertura de concurso e são submetidas através de formulário eletrónico disponível na Internet. “Numa região como os Açores, ultraperiférica, predominantemente rural e marcada pelos seus valores naturais, a agricultura tem uma expressão económica, social e territorial de grande relevância para a coesão regional, sendo que o acesso à informação e ao conhecimento, por parte dos agentes do setor agrícola e da população em geral, é considerado um elemento chave para assegurar a transição para fileiras agrícolas mais ecológicas, mais sustentáveis, mais diversificadas, melhor adaptadas às condições edafoclimáticas, geográficas e socioeconómicas regionais e contribuir para uma progressiva e desejável autonomia alimentar”, sustenta o Secretário Regional da tutela, António Ventura. A disponibilização destas sessões de ‘coaching’, prossegue, “tem por base o apoio técnico especializado aos produtores agrícolas, através da transferência de conhecimentos e de informação que visem capacitar e aconselhar os agricultores no âmbito da gestão eficiente e sustentável das suas explorações agrícolas em termos económicos, sociais, ambientais e climáticos, de bem-estar animal, de saúde pública e de eficiência na utilização dos recursos”.
10 de Dezembro 2024
Abertas candidaturas para sessões de ‘coaching’ aos agricultores ao abrigo do PRR no setor do leite de bovino
A Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação informa que estão abertas, até 26 de dezembro, candidaturas para apoios à promoção de sessões de acompanhamento ou orientação (‘coaching’), em todos os setores de atividade relacionados com a produção agrícola primária no âmbito dos setores do leite de bovino. Estas sessões consistem na disponibilização de apoio técnico especializado dirigido aos produtores agrícolas com vista a melhorar as suas competências para a gestão dos aspetos económicos, ambientais e sociais do seu negócio, incluindo competências digitais e a utilização de ferramentas inovadoras. Este apoio, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), está previsto no tema de abrangência multissetorial “M.01 - Gestão sustentável das explorações agrícolas”, do “Programa de Capacitação dos Agricultores e de Promoção da Literacia em Produção e Consumo Sustentáveis”, decorrente do investimento “Relançamento Económico da Agricultura Açoriana”, promovido pela Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação. Ao abrigo do presente diploma, podem ser concedidos apoios para a realização de sessões de acompanhamento ou orientação, de acordo com as principais necessidades das explorações em matéria de competitividade, transição verde, na qual se inclui a utilização sustentável dos recursos naturais, transição digital, transição energética, sanidade vegetal e animal e bem-estar animal. O apoio é atribuído sob a forma de subvenção não reembolsável e será atribuído até ao valor fixo limite anual de 1.500,00 € por exploração beneficiada com um plano de acompanhamento ou orientação anual, com limite máximo anual de 75.000,00 € por beneficiário, estando limitado a um máximo de 15 explorações por ‘coach’, na área geográfica destinada a São Miguel e Terceira, e com o limite máximo anual de 16.500,00 € por beneficiário, estando limitado a um máximo de 11 explorações por ‘coach’, na área geográfica destinada ao Faial, Pico, São Jorge e Graciosa. As candidaturas podem ser apresentadas no âmbito dos avisos de abertura de concurso e são submetidas através de formulário eletrónico disponível na Internet. “Numa região como os Açores, ultraperiférica, predominantemente rural e marcada pelos seus valores naturais, a agricultura tem uma expressão económica, social e territorial de grande relevância para a coesão regional, sendo que o acesso à informação e ao conhecimento, por parte dos agentes do setor agrícola e da população em geral, é considerado um elemento chave para assegurar a transição para fileiras agrícolas mais ecológicas, mais sustentáveis, mais diversificadas, melhor adaptadas às condições edafoclimáticas, geográficas e socioeconómicas regionais e contribuir para uma progressiva e desejável autonomia alimentar”, sustenta o Secretário Regional da tutela, António Ventura. A disponibilização destas sessões de ‘coaching’, prossegue, “tem por base o apoio técnico especializado aos produtores agrícolas, através da transferência de conhecimentos e de informação que visem capacitar e aconselhar os agricultores no âmbito da gestão eficiente e sustentável das suas explorações agrícolas em termos económicos, sociais, ambientais e climáticos, de bem-estar animal, de saúde pública e de eficiência na utilização dos recursos”.