Telefone:
Fax:

Saúde Oral

As doenças orais constituem um problema de saúde pública pelo seu elevado custo económico e social, pela sua alta incidência, por afetarem maioritariamente uma população jovem e pelas importantes consequências patológicas que podem originar.
Tem sido preocupação da Secretaria Regional da Saúde/Direção Regional da Saúde, nos últimos anos, a implementação de uma intervenção sistemática a nível da saúde oral.
As opções estratégicas regionais no âmbito da saúde oral permitiram:


   • A dotação dos Centros de Saúde/Unidade de Saúde de Ilha (CS/USI) do Serviço Regional de Saúde de médicos dentistas;
   • O reforço da implementação do Boletim Individual de Saúde Oral em todos os CS/USI. É um documento que se constituiu de grande importância, a nível do registo e da consulta, para os utentes e profissionais do SRS, permitindo colmatar a falta de informação da história clínica oral de cada indivíduo;                                 

   • A crescente articulação entre os profissionais de saúde oral dos CS/USI e as equipas de saúde escolar na realização de rastreios e o desenvolvimento de ações/campanhas de sensibilização sobre a temática nas escolas.


Para mais informações consultar Área de Intervenção na Promoção da Saúde Oral do Plano Regional de Saúde 2014-2016-extensão a 2020.                                                                   

Documentos de interesse:
   • Portaria nº 9/2015, de 23 de janeiro