Telefone:
Fax:

Registo de Unidades Privadas de Saúde

Informação útil à Instrução do Processo

É realizado um registo e não um licenciamento de uma UPS quando em relação à tipologia em questão não houver legislação nacional nem regional própria. Neste caso aplica-se o diploma das UPS na RAA. Nestas situações é emitido pela DRS um certificado de registo.

 

·         Gabinetes de Fisioterapia e de diversas terapias de diagnóstico e terapêutica;

·         Gabinetes de psicologia;

·         Gabinetes de nutrição;

·         Gabinetes de podologia;

·         Gabinetes de optometria;

·         Gabinetes de reabilitação psicomotora.

 

Os pedidos de registo devem ser efetuados através da submissão do preenchimento de um requerimento, em formulário próprio disponibilizado nesta página, e demais documentação indicada no formulário em referência. Posteriormente o pedido deve ser remetido ao correio eletrónico da DRS: [email protected].

 

Atenção: A Direção regional da Saúde poderá solicitar aos requerentes   esclarecimentos e/ou documentação adicional que em cada caso considere necessários à devida instrução do pedido.

Formulários

Requerimento – Registo de Unidades Privadas de Saúde

 

Legislação Aplicável

·         Licenciamento/Registo de Unidades Privadas de Saúde: Decreto Legislativo Regional n.º 17/2013/A, de 14 de outubro – Regime jurídico das unidades privadas de saúde.

·         Registo de estabelecimentos não sujeitos a licenciamento (não existe regulamentação específica) – gabinetes de fisioterapia e de diversas terapias de diagnóstico e terapêutica; consultórios de psicologia, nutrição, podologia, optometria, reabilitação psicomotora - Decreto Legislativo Regional n.º 17/2013/A, de 14 de outubro – Regime jurídico das unidades privadas de saúde.

·         Decreto-Lei nº 238/2015, de 14 de outubro - Regime jurídico das práticas de publicidade em saúde.

·         Regulamento n.º 1058/2016, de 24 de novembro - Define os elementos da mensagem ou informação publicitária.

·         Normativos da DRS sobre UPS.

·         Circular Normativa n.º 05, de 15-02-2016 - Obrigatoriedade de Licenciamento e Registo de UPS.