- Programas
O objetivo estratégico desta área é incentivar a criatividade dos jovens e a sua integração numa sociedade digital, sustentável, inclusiva e conectada
1 - O AECT – Apoio ao Empreendedorismo, Criatividade e Talento Jovem, programa de apoio à iniciativa dos jovens, dinamizando o seu empreendedorismo, nas mais diversas formas, e incentivando a promoção de projetos e formação nas áreas criativas, desde as artes performativas, passando pelas artes plásticas, até ao design, desenvolvimento e programação informática.
» Candidaturas
2 - A Academia J - Programa de Formação em Competências Transversais define-se como um programa de incentivo à capacitação da população jovem dos Açores, criando mecanismos de educação não formal que propiciem o desenvolvimento de competências complementares às áreas académicas curriculares.
» Saber mais
3 - O Entra em Campo é um programa de apoio à realização de Campos de Férias destinados a jovens, com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos, cuja finalidade compreenda a realização, durante um período de tempo determinado, de um programa de carácter educativo, cultural, desportivo ou meramente recreativo.
» Candidaturas
4 - O Portal da Juventude dos Açores agrega numa só plataforma os processos de candidaturas aos programas e medidas da DRJ, uniformizando procedimentos, linguagem e formulários, indo ao encontro da desmaterialização dos processos de candidaturas, bem como a digitalização das entidades públicas.
» Saber mais
5- O Observatório da Juventude dos Açores apresenta-se como um instrumento fundamental no estudo e análise da(s) juventude(s) açoriana(s) e um suporte de apoio à definição e gestão das políticas, assentes em linhas de orientação estratégica, com objetivos e medidas, que reforcem a Juventude Açoriana.
» Saber mais
6 - O Programa Jovens Digitais – Oficinas Locais de Formação em Competências Digitais apoia a criação de espaços formativos em competências digitais, a funcionar nas sedes de associações juvenis ou em organizações cuja atividade se destine maioritariamente a jovens. O Programa inclui ainda apoio financeiro à implementação de projetos que promovam Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD).
» Saber mais
7 - O programa (RE)AGE tem como objetivo apoiar projetos promovidos por entidades que contribuam para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais dos jovens, através de dinâmicas e atividades de educação não formal. Procura também prevenir e reduzir o abandono escolar precoce, promover a reintegração social e profissional de jovens em situação de desemprego ou inatividade laboral e intervir de forma precoce e preventiva sobre comportamentos de risco ou desviantes.
» Saber mais